Quer se tornar membro de uma ONG protetora dos animais?

Elas são um espaço para quem quer ajudar os animais de estimação, que tornam a vida das pessoas muito mais feliz.
Quer se tornar membro de uma ONG protetora dos animais?
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Às vezes, as múltiplas ocupações ou a falta de espaço em casa tornam impossível ter um animal de estimação como companhia. No entanto, há maneiras de aliar o amor aos animais ao desejo de servir à sociedade.

Se você quer se tornar membro de uma ONG, saiba que é um grande serviço social. Elas oferecem um espaço para colaborar com os animais de estimação, que tornam a vida das pessoas muito mais alegre.

Placa: Pare com os maus-tratos contra animais

Dicas para quem quer se tornar membro de uma ONG protetora dos animais

Vamos listar algumas dicas bem simples para quem quer se tornar membro de uma ONG protetora dos animais. Confira:

1. Encontre uma ONG que você goste

Existe uma grande variedade de ONGs dedicadas ao cuidado e defesa dos animais. Com a ajuda da internet, encontrá-las é muito simples. Afinal, todos os tipos de informações estão disponíveis para que você possa escolher com responsabilidade. Depois disso, entrar em contato será o mais fácil.

2. Contato

Cada ONG tem seus próprios mecanismos para a seleção de pessoas. Tanto para quem estiver disposto a ajudá-las quanto para fazer parcerias para o cumprimento de seu trabalho. Por isso, uma ligação ou o envio de um e-mail são suficientes para saber o que é necessário para conhecer mais sobre o trabalho.

Algumas ONGs têm modelos de aplicativos que podem ser baixados na internet. Em seguida, o pessoal da ONG entrará em contato com você. Seja para marcar uma consulta ou para fornecer as informações necessárias.

3. Treinamento de voluntários

voluntariado é a forma mais imediata e eficaz para se tornar um membro de uma ONG de defesa dos animais. Qualquer atividade requer treinamento e instrução prévia. No caso do voluntariado, isso não é uma exceção. A primeira coisa informada são os objetivos da instituição e a maneira como eles são organizados.

Após esses esclarecimentos, o candidato voluntário pode ter mais clareza sobre a área em que poderia ajudar. Além disso, também temos a orientação dos conselheiros, que responderão a quaisquer perguntas.

Manifestação contra maus-tratos

Doações

As ONGs sobrevivem principalmente graças à colaboração dos cidadãos e recursos não estatais. Algumas têm certa ajuda pública, que tem sido cada vez mais reduzida devido à crise econômica.

Portanto, se você quer se tornar membro de uma ONG protetora dos animais, deve considerar a possibilidade de fazer contribuições econômicas. Essas contribuições são, na maioria dos casos, contribuições de baixo custo, mas ajudam a dar autonomia à instituição.

Informação

O serviço de fornecimento de informações também é muito útil se você deseja se tornar membro de uma ONG. É preciso ter em mente que a falta de informação faz com que muita ajuda que poderia chegar não alcance os animais necessitados.

Acompanhamento

Além disso, outro tipo de ajuda é o monitoramento dos direitos dos animais que foram dados para adoção. Afinal, é preciso verificar se estão bem cuidados. Além disso, é preciso confirmar se todos os compromissos por parte daqueles que adotaram estão sendo cumpridos.

Manutenção e transferência

Algumas atividades da ONG não necessariamente significam entrar em contato direto com os animais. Por exemplo, é possível fazer parte da área administrativa ou da manutenção das instalações.

Outra forma muito valiosa de fazer sua parte é colaborar com a transferência de animais. Se você tem um carro ou um meio seguro de transporte, isso será muito útil. O mesmo se aplica ao cuidado de cães doentes ou abrigar um animal temporariamente.

Dentro do perfil de um colaborador de ONGs de animais, cabe uma ampla gama de pessoas com responsabilidade e carinho. Afinal, isso independe de qualquer faixa etária. Desde os muito jovens a pessoas de idade avançada podem ajudar. Ou seja, não importa o sexo, nem a condição social, nem qualquer outra circunstância.

Por fim, as atividades acima mencionadas seriam uma grande contribuição se você quer se tornar membro de uma ONG protetora. Por isso, só é necessário que haja interesse e perseverança nesse voluntariado. Além de tudo, o resultado será muito útil para a comunidade.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.