A história da raça mudi: um pastor com características inconfundíveis
O mudi parece com um cão pastor belga despenteado, mas, na verdade, é uma raça independente originária da Hungria. Apesar de seu tamanho, ele é capaz de pastorear uma grande quantidade de gados, graças à sua inteligência e agilidade.
A história de Mudi
As origens dessa raça datam os finais do século 18 e o início do século 19. Os pastores húngaros decidiram misturar os cães boiadeiros com os cães quem tiveram com outros pastores do centro e do oeste de Europa, para assim obterem cães mais eficientes em seus trabalhos.
Dessa forma, o pumi, uma raça que é caracterizada por seu pelo ondulado, e o komondor foram cruzados com os pastores de origem alemã. Desses cães herdaram a força, a agilidade e as orelhas retas. O resultado foi o mudi, um cão pastor forte, ágil e disposto a trabalhar.
Desde então, ele cumpre seu trabalho nas montanhas da Hungria. Essa é uma raça conhecida fora desse país europeu, mas a sua inteligência fez dela uma espécie muito hábil em esportes como o agility, tornando-a famosa no mundo todo.
As características dos cães da raça mudi
O corpo e as proporções do mudi são as mesmas dos cães de pastoreio. Ele tem um corpo de proporções quadradas, ou seja, a altura dele de quatro é a mesma do comprimento da cabeça até o rabo.
A sua cabeça possui o formato de cunha e as orelhas estão sempre eretas. Ele possui o peito pouco profundo e sua cauda permanece acima do dorso em estado de repouso. No entanto, quando ele está em estado de alerta, pode levantá-la sobre a linha das costas. Alguns cãezinhos da raça mudi nascem sem cauda ou com a cauda muito curta.
O mudi possui um tamanho médio. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas: alcançam entre 43 e 45 centímetros de altura e entre 11 a 13 quilogramas do peso. Já as fêmeas medem entre 40 e 43 centímetros. Pesam, na maioria das vezes, no máximo 11 quilos.
A característica física mais chamativa do mudi é a sua pelagem: ele possui o pelo do corpo ondulado ou um pouco cacheado. O pelo de quase todo o seu corpo é um pouco longo, menos o da sua cabeça, que é curto. Na cauda, os pelos podem chegar a alcançar os 10 centímetros de comprimento.
O mudi pode ser de cores diferentes. Apesar disso, suas cores possuem sempre uma maneira uniforme e sem manchas. As cores variam de preto, branco, marrom, cinza, creme e blue merle. Sendo esta última, a única variedade que possui manchas ou listras de cores diferentes.
O comportamento dos cães da raça mudi
O mudi é uma raça extremamente inteligente. Fora isso, ele possui muita vontade de trabalhar. É um cão que está sempre explorando, visitando novos lugares e aprendendo novos truques.
É necessário levar em consideração que um cão tão inteligente e trabalhador como esse pode sentir a necessidade de aprender novas técnicas constantemente. Já que, de outra maneira, ele tentará por si mesmo e é provável que adquira um mau comportamento. A educação através do reforço positivo trará à tona as melhores coisas dessa raça excepcional.
Assim como acontece com outros cães pastores, ele é apegado à sua família e um pouco reticente ante desconhecido. Além disso, possui a personalidade de um cão guardião. Porém, graças à sua inteligência, ele sabe distinguir as pessoas amigáveis de sua família de intrusos.
É por causa disso que ele tem a fama de latir muito. Ele não é um cão silencioso e alertará a sua família caso perceba qualquer coisa estranha. Portanto, não é um cão ideal se mora em um edifício.
Ele é um cão ativo, que gosta de longas caminhadas e adora brincar com outros cães. Entretanto, ele também é conformista: se o dia estiver fechado e você não puder levá-lo ao parque, ele irá preferir ficar em casa e passar um tempo com sua família humana ou animal, algo que também o deixa muito feliz.
Os cuidados com um cão da raça mudi
Os cuidados que devemos ter com o mudi limitam-se à escovação de sua pelagem. Devido à sua extensão, é comum que fique embaraçada. Isso pode causar desde desconfortos até dor, podendo até mesmo a chegar a causar doenças de pele. Você precisará realizar uma escovação diária para remover os pelos mortos e desfazer os nós.
O mudi tem sorte de ser um cão saudável, já que ele não é propenso a ter doenças hereditárias. No entanto, é necessário seguir as orientações e recomendações do veterinário em termos de prevenção e controle de qualquer outra condição que possa vir a ocorrer.
De forma alguma você deverá negligenciar o calendário de vacinação e de desparasitação interna e externa. Se ele também for um cão que trabalha com o gado no campo, é necessário fazer revisões regulares nas almofadinhas e nas orelhas, em busca de farpas ou de espigas entranhadas na pele. Além de procurar por carrapatos e por outros parasitas.
O mudi é um cão com uma beleza muito exótica e inquestionável. Em seus genes misturou-se a capacidade de trabalhar dos cães boiadeiros do leste da Europa com a inteligência e a agilidade dos pastores do centro da Europa. Portanto, essa mistura criou um cão trabalhador, carinhoso e inconfundível.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.