Ração com insetos para cães e gatos

A ração com insetos é o alimento do futuro para os nossos animais de estimação?
Ração com insetos para cães e gatos

Última atualização: 13 Fevereiro, 2021

Os artrópodes são a base da alimentação em muitas culturas humanas, e agora a ração com insetos para cães e gatos é uma realidade. Embora no mundo ocidental não existam muitas espécies desses animais na nossa dieta, é fato que aos poucos eles vão se tornar mais populares.

Em um planeta onde a população humana não para de crescer, obter proteínas a partir do gado, das aves ou dos peixes tem se tornado insustentável, ainda mais no primeiro mundo. Por isso, a cada dia, buscam-se novas alternativas para substituir essas fontes tão prejudiciais para o planeta.

Em relação à alimentação dos nossos animais de estimação, a ração à base de proteínas de insetos é uma opção, não só para reduzir o consumo de carne, mas também para combater as alergias que afetam muitos dos nossos animais de estimação. Essa condição alérgica decorre, em grande medida, da seleção de raças e de uma alimentação de má qualidade.

As proteínas dos insetos são boas?

As proteínas originárias dos insetos têm um alto valor dietético. Isso significa que, em geral, esses animais são uma fonte proteica de alta qualidade, eficiente e sustentável.

Existem vários estudos nos quais foi pesquisada a digestibilidade in vitro de várias espécies de insetos e suas larvas. Concluiu-se que a matéria orgânica e o nitrogênio extraídos desses animais por meio da digestão simulada são ricos em aminoácidos essenciais.

O problema é que o teste realizado para essa descoberta não é totalmente parecido com a digestão real, já que a quitina (a camada externa dos insetos, rica em nitrogênio) não é digerível por humanos, nem por cães ou gatos.

Por outro lado, várias pesquisas descobriram que a flora intestinal contida nas fezes dos cães revela uma alta digestibilidade da quitina. Além disso, esse tipo de alimento é ideal para cães e gatos que sofrem de intolerâncias ou alergias alimentares.

Ração com insetos para cães e gatos

Ração com insetos para cães e gatos: a melhor opção?

Assim como acontece com as outras raçõessempre devemos observar cuidadosamente a sua composição. No mercado, existem pelo menos duas marcas que fabricam esse tipo de alimento.

Uma delas tem uma proporção de insetos de mais de 40% (entre farinha de inseto, insetos desidratados e gordura de inseto), o que equivale a uma grande quantidade de proteína e, além disso, é o seu principal ingrediente. A outra tem apenas 10% de farinha de insetos e o seu principal ingrediente são as batatas. Diante disso, devemos pensar que o cachorro é um carnívoro facultativo e o gato é um carnívoro estrito e, portanto, não é difícil descobrir qual das duas rações é a melhor.

Também é importante olhar para os componentes analíticos. Essa parte do rótulo nos fornece informações sobre as vitaminas e os minerais essenciais para o bom funcionamento do metabolismo do nosso animal de estimação.

Será que os nossos cães e gatos gostam de insetos?

Os tutores de gatos sabem que esses animais adoram caçar e devorar qualquer inseto que ouse ultrapassar os limites do seu território, seja por fome ou por puro instinto predatório. No entanto, podemos pensar que uma ração feita com artrópodes talvez não seja a mais atraente para os nossos amigos de quatro patas.

Ração com insetos para cães e gatos

Em um estudo, um grupo de cães foi selecionado para farejar uma caixa perfurada contendo ração à base de carne e outra contendo ração feita com insetos. Durante a pesquisa, concluiu-se que ambas as rações atraem os cães com a mesma intensidade.

Por todas essas razões, podemos afirmar que a utilização da ração com insetos para cães e gatos é uma opção real. E o melhor de tudo é que se mostra como uma alternativa a outras rações cuja carne tenha origem pecuária.

Pode interessar a você...
Ração orgânica para gatos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Ração orgânica para gatos

Você pode comprar uma ração orgânica para a dieta do seu gato, mas como saber se uma dieta totalmente orgânica é adequada para o seu felino?



  • Bosch, G., Vervoort, J. J. M., & Hendriks, W. H. (2016). In vitro digestibility and fermentability of selected insects for dog foods. Animal Feed Science and Technology, 221, 174-184.
  • Bosch, G., Zhang, S., Oonincx, D. G., & Hendriks, W. H. (2014). Protein quality of insects as potential ingredients for dog and cat foods. Journal of nutritional science, 3.
  • Jonas-Levi, A., & Martinez, J. J. I. (2017). The high level of protein content reported in insects for food and feed is overestimated. Journal of Food Composition and Analysis, 62, 184-188.
  • Kierończyk, B., Rawski, M., Pawełczyk, P., Różyńska, J., Golusik, J., Mikołajczak, Z., & Józefiak, D. (2018). Do insects smell attractive to dogs? A comparison of dog reactions to insects and commercial feed aromas–a preliminary study. Annals of Animal Science, 18(3), 795-800.
  • Van Huis, A. (2013). Potential of insects as food and feed in assuring food security. Annual review of entomology, 58, 563-583.