Quais são as raças de cachorro mais limpas?

maio 4, 2020
Um dos fatores que determinam a higiene de um cachorro são as características de sua pelagem. As raças de cachorro mais limpas são aquelas que soltam menos pelo e que apresentam menor probabilidade de causar alergias em humanos.

Um cachorro em casa é uma boa opção para ter companhia, segurança e carinho. No entanto, os animais de estimação exigem proteção e dedicação. Um dos cuidados que podem causar dificuldades é a higiene. É por isso que é importante saber quais são as raças de cachorro mais limpas.

É claro que as raças de cachorro mais limpas não permitem ignorar as medidas de higiene que se deve manter. Os animais de estimação sempre exigem uma limpeza periódica adequada. Isso evita doenças, odores desagradáveis ​​e infecções para você e para o seu cachorro.

No entanto, existem raças de cachorro mais limpas porque a sua pelagem tem características especiais. Também são cães com mais facilidade ​​para aprender a controlar os esfíncteres. Por esses motivos, eles facilitam a aplicação das medidas higiênicas usuais. Veja a seguir algumas dessas raças:

O maltês, uma das raças de cachorro mais limpas

maltês é um dos cães mais brincalhões e carinhosos. Além disso, ele pertence às raças de cachorro mais limpas porque não solta pelo. Isso ocorre porque a sua pelagem fica bem aderida à pele. Seus pelos são abundantes, lisos, macios e crescem bastante.

Maltês: a raça de cachorro mais limpa

De qualquer forma, é melhor tosar os pelos em prol do conforto e da higiene. Da mesma forma, a limpeza, a tosa do pelo e a escovação devem ser feitos com frequência. Mesmo assim, as qualidades dessa raça facilitam a limpeza do cachorro e da casa.

Da mesma forma, esse animal de estimação se adapta facilmente a qualquer lugar da casa. Além disso, é um cachorro pequeno que, apesar do seu tamanho, é forte e ágil. Ele simplesmente precisa de caminhadas e passeios diários, tornando-se, assim, um excelente companheiro.

Poodle

O poodle é outra raça de cachorro que é muito limpa. Ele tem pelos encaracolados e grossos, mas que são consistentes e ficam próximos à pele. É por isso que essa raça de cachorro não solta pelo. Como recomendação, é necessário escovar a pelagem diariamente para que não se formem nós.

Poodle: inteligente e companheiro

Essa raça se destaca por ser de tamanho médio, muito inteligente, ativa e fiel. Isso a torna muito adequada para o adestramento. Sua elegância e nobreza também se destacam, destacando-se como um animal de estimação ideal para a casa.

Yorkshire terrier

A raça yorkshire terrier também é considerada uma das raças de cachorro mais limpas. Seu pelo é longo, muito fino e não cai. No entanto, a sua pelagem exige uma higiene frequente e escovação pelo menos uma vez por semana. 

Yorkshire terrier: uma das raças de cachorro mais limpas

Embora a princípio seja um pouco difícil, eles aprendem bem a controlar os esfíncteres. É uma raça pequena e muito adequada para casas de tamanho reduzido. Eles têm uma personalidade forte e dominante e exigem muita atenção. Em troca, são muito carinhosos e brincalhões.

Boston terrier

O boston terrier é um belo animal de estimação e também é uma das raças de cachorro mais limpas. Seu pelo é longo e pode ser dourado, branco ou preto. Não apresenta problemas de queda de pelo e apenas requer banhos ocasionais e uma boa escovação.

Boston terrier: uma das raças de cachorro mais limpas

É um cachorro de tamanho médio, fácil de cuidar e que pode viver em um apartamento pequeno. São muito brincalhões, ativos e requerem exercício diário. Além disso, são adaptáveis ​​e podem conviver com gatos e outros animais de estimação, desde que devidamente educados.

Galgo

O galgo é um cachorro ágil, dócil, brincalhão e obediente, que tem um instinto especial de caça. Além disso, ele também ajuda muito na limpeza, uma vez que os seus pelos são curtos e firmes. Quanto à higiene, ele precisa apenas de ua limpeza adequada ocasionalmente. No entanto, recomenda-se a escovação dos pelos com frequência.

Galgo: uma das raças de cachorro mais limpas

É uma das raças de cachorro que não requer cuidados estéticos rigorosos. No entanto, devem ser mantidos em boas condições de higiene. O banho deve ser dado a cada seis ou oito semanas, em média. Eles também precisam de rotinas diárias de caminhada, porque não suportam o confinamento.

Labradoodle

Essa é outra raça de cães que é altamente higiênica e não solta pelo. Eles apresentam uma variedade na textura da pelagem, que pode ser encaracolada, lisa, macia ou áspera. São brincalhões, gostam de água e têm muita habilidade para nadar.

Labradoodle: feliz e companheiro

É uma raça limpa e muito adequada para conviver com crianças. Além disso, não provoca alergias em pessoas sensíveis a esse problema. Da mesma forma, esse animal de estimação é considerado muito útil para servir de guia para pessoas com deficiência visual.

Cão d’água português

Esse cachorro é muito inteligente, ativo e tem um gosto especial pela água. Embora sejam independentes, eles também desenvolvem um grande apego pelos seus donos. Além disso, exigem rotinas diárias de caminhada e exercício.

Cão d’água português no navio

O cão d’água português tem pelagem ondulada ou encaracolada e não troca de pelo. É uma raça considerada hipoalergênicaOu seja, há um risco muito baixo de causar alergias em humanos. Quanto à sua higiene, é aconselhável dar banhos com frequência, além de escovar os pelos diariamente para evitar que fiquem embaraçados.

  • Iborra, E. G. (2010). La verdad sobre perros y gatos. GRIJALBO.