Cavalo bashkir curly: misterioso e hipoalergênico

junho 18, 2019
No que diz respeito à aparência, o cavalo bashkir curly é único por seu tipo de pelo.

Os cavalos são animais majestosos, e uma de suas características principais é a pelagem brilhosa que pode exibir diversos padrões. Neste sentido, o cavalo bashkir curly é uma raça equina particularmente marcante por seus pelos crespos e lanosos.

Para conhecer este belo animal, queremos convidá-lo a continuar lendo um pouco mais sobre suas origens e suas principais características.

Origem e breve história do cavalo bashkir curly

Curly é o nome popular da raça equina chamada bashkir curly ou curly americano. Seu nascimento ocorreu nas regiões montanhosas dos Estados Unidos, onde provavelmente viveram muitos anos em estado selvagem.

No entanto, existem alguns relatos que poderiam revelar que este tipo de cavalo é muito mais antigo do que consideramos atualmente. As primeiras referências aos cavalos bashkir curly aparecerem no início do século II, mas ainda são consideradas incertas.

Além disso, existem evidências de que um dos cavalos do imperador Zhaoling se diferenciava dos demais por seus pelos encaracolados. Segundo o relato, seu nome era Quanmaogua (“Encaracolado”, em português) como uma homenagem a esta característica tão chamativa.

Como curiosidade, no túmulo deste monarca chinês, que hoje é um monumento muito visitado, há representações dos seus cavalos. Os animais lutaram junto com ele nas batalhas que ocorreram entre os anos 639-649 d.C.

Cavalo bashkir curly na neve

Vários anos depois, o cavalo bashkir curly ganhou popularidade na obra de Charles Darwin. O cientista britânico elaborou uma curiosa teoria sobre a possível relação entre seu tipo de pelagem e a forma dos seus cascos.

Além disso, mencionou a possibilidade da existência de cavalos bashkir curly na Rússia e se referiu à expansão da sua criação em Los Angeles.

Os cavalos bashkir curly também foram considerados mágicos por muitas tribos nativas americanas, como os Sioux, ao contrário dos colonos europeus que costumavam desprezá-los por seu pelo crespo.

Aparência e temperamento do cavalo bashkir curly

Logicamente, a característica mais chamativa dos cavalos bashkir curly é sua pelagem encaracolada, lanosa e ondulada.

Em relação à coloração, os pelos encaracolados podem ser monocromáticos, bicolores, tricolores e mostrar uma imensa gama de padrões. Também é comum que as patas dianteiras tenham as famosas “listras de patas de zebras”.

Além da pelagem, o cavalo bashkir curly se caracteriza por seu porte mediano, corpo musculoso com linhas harmoniosas e patas fortes. Apesar da sua robustez, demonstra grande agilidade e seus movimentos são executados de forma precisa e elegante.

O rabo geralmente não é muito alto e o quadril tem um comprimento mediano, para conseguir uma posição reta dos membros. Os olhos são amendoados, escuros e costumam ser muito expressivos.

O temperamento do cavalo bashkir curly não é menos admirável do que a sua aparência. Estes equinos se destacam por ter uma personalidade firme e ativa e, diante de um bom treinamento, se mostram muito confiáveis e predispostos ao aprendizado.

Cavalo encaracolado correndo

Assim como todos os cavalos, os bashkir curly demonstram uma notável inteligência e sensibilidade. Com seus cuidadores, podem formar um vínculo muito estreito e também são altamente sociáveis com outros animais.

Além dos cuidados básicos com sua saúde, precisam receber uma estimulação física e mental adequada para manter seu comportamento estável.

Por que alguns cavalos têm pelo encaracolado?

Esta variação foi originada a partir de uma mutação genética, que seria uma resposta adaptativa às condições climáticas do local de origem do equino. Os pelos “crespos” permitem criar uma camada isolante mais densa que protege o corpo do cavalo do frio.

No entanto, os cavalos bashkir curly de pelo curto podem não apresentar cachos; pode ser que sua pelagem fosse mais ondulada e lanosa do que a dos equinos de pelos lisos. Ainda assim, os pelos são notavelmente mais encaracolados, ou “crespos”, nas orelhas, jarretes, crina e rabo.

No verão, é comum que o cavalo bashkir curly passe por uma troca intensa. Apresentará um pelo mais suave e leve para suportar o calor. Com a proximidade do inverno, os pelos voltam a crescer e os cachos ficam mais abundantes. Isso ajuda a resistir às adversidades climáticas da estação.

Além de lhe dar uma aparência interessante e atraente, sua pelagem peculiar faz com que o cavalo bashkir curly seja a única raça equina hipoalergência. Esta é uma grande vantagem para os criadores, cavaleiros e pessoas que sofrem de alergias.

Assim, eles são ideais para a prática de equinoterapia e esportes de equitação.