9 raças de cães cinza

A aparência da pelagem do cão também é influenciada pela nutrição. Isso significa que, se você quiser deixá-lo incrível, não deve apenas escolher uma raça com uma pelagem incrível, mas também cuidar de suas necessidades e cuidados.
9 raças de cães cinza

Última atualização: 22 maio, 2022

Os cães podem ter uma grande variedade de cores em sua pelagem, desde tons escuros, cinza ou preto, até combinações de tons claros e brilhantes. Graças a isso, os tutores têm a oportunidade de escolher o que melhor se adapta ao seu estilo ou gosto. Além disso, é uma das características mais atraentes que os cães possuem como animais domésticos.

Tenha em mente que a cor da pelagem de um cão não deve ser a única característica a ser considerada ao tentar adotar. Você também deve pensar nos requisitos e necessidades mínimas do cão, pois assim pode oferecer a ele uma vida digna. Se você já o contemplou e quer apenas conhecer algumas raças maravilhosas de cães com pelagem cinza, continue a leitura.

A cor na pelagem dos cães

Nos animais, as células responsáveis por produzir a coloração do manto (pelagem) são os melanócitos, que produzem o famoso pigmento chamado melanina. A referida molécula possui duas variantes diferentes, que são a eumelanina (responsável pelas cores preta e cinza) e a feomelanina (que regula as cores avermelhadas, marrons e amarelas).

Ao misturar ambos os tipos de melanina em diferentes quantidades, obtém-se a ampla gama de cores que existe nos cães. Como se isso não bastasse, cada parte do corpo pode ter sua própria mistura desses pigmentos, o que dá origem à presença de pelos bicolores ou tricolores.

A única cor que nem sempre é causada pela presença de qualquer tipo de melanina é a branca. Na verdade, essa tonalidade costuma ser o produto da ausência de melanina naquele ponto específico do corpo. É por isso que não importa o padrão de pelagem do cão, sempre existe a possibilidade de que ele tenha alguma área branca.

Raças de cães com pelo cinza

Como você pode imaginar, os cães de pelagem cinza só são capazes de produzir sua cor graças ao fato de terem eumelanina e carecerem de feomelanina. Embora pareça simples fazer uma raça ter apenas um desses pigmentos, a realidade é que é necessário muito esforço em sua criação para obtê-los. A lista a seguir compila alguns desses cães incríveis.

1. Husky siberiano

O husky é um cão maravilhoso, de grande porte e atitude alerta que se destaca por sua pelagem. Na verdade, costuma ser uma das mais populares, embora suas necessidades físicas a tornem uma das raças mais difíceis de se ter. Isso não significa que seja uma opção ruim, mas sim que seu cuidado é exigente e nem todos estão prontos para realizá-lo.

Cães desse tipo requerem muita atenção, exercícios, boa nutrição e amplo espaço para se desenvolver bem. Além disso, eles precisam ser educados desde pequenos para evitar que reproduzam hábitos destrutivos. Não fazer isso pode resultar em vários danos ao mobiliário doméstico, uivos incessantes e até mesmo tentativas de fuga.

Husky: raças de cães cinza

2. Poodle

A raça poodle é bastante versátil e adaptável a quase qualquer situação. Esses cães têm três tamanhos principais com várias cores de pelagem, embora os mais populares sejam brancos, fulvos, pretos e cinza. Sua principal característica é a pelagem encaracolada que cobre todo o seu corpo e lhe dá uma aparência volumosa. Na verdade, isso permite que use cortes especiais que destacam muito seu físico.

3. Schnauzer

Os cães schnauzer são uma das raças mais conhecidas por exibir pelos cinza em diferentes tonalidades. Caracterizam-se por terem um manto comprido que cai como um véu do focinho e do tronco. Além disso, eles têm variedades de tamanhos diferentes que podem combinar com várias casas.

Esses cães são muito enérgicos e precisam de longas caminhadas diárias. Eles têm um temperamento amoroso e excessivamente protetor, por isso precisam de treinamento adequado para direcionar bem seu comportamento. Da mesma forma, sua pelagem requer manutenção constante para permanecer sedosa e atraente.

Schnauzer: raças de cães cinza

4. Keeshond (Wolfspitz)

Essa raça é imponente, de tamanho médio e exibe uma pelagem espessa. Tem sua origem em um ambiente ártico, por isso está bem adaptada para resistir a climas congelantes. É muito inteligente e fácil de treinar, embora seu instinto protetor possa causar alguma desconfiança com estranhos.

5. Buldogue francês

O buldogue francês pertence ao grupo de raças pequenas e amigáveis que são fáceis de cuidar. Sua pelagem é bastante curta e não exige muitos cuidados, além de suas diversas cores que também incluem tons de cinza. Se o espaço é uma das limitações que você tem para escolher seu animal de estimação, essa talvez seja uma das melhores opções.

6. Weimaraner

O weimaraner é um cão de caça de tamanho médio e grande que tem um porte espetacular. Graças ao seu corpo esguio e atitude ativa, ele é considerado um ótimo companheiro para extenuantes atividades ao ar livre. Claro, eles precisam de uma boa educação para evitar conflitos subversivos.

7. Mastim napolitano

Esse belo exemplar de origem italiana é caracterizado por sua aparência musculosa. Tem um peso médio de 65 quilos e uma altura de quase 70 centímetros, por isso não é uma raça adequada para todos. A pelagem desses cães apresenta cores opacas (tons de cinza, preto e bege), é curta e possui várias dobras de pele em seu corpo.

8. Wolfhound irlandês (cão irlandês)

Como o próprio nome sugere, essa raça de cão vem da Irlanda e é semelhante em tamanho ao dogue alemão. Ostenta um corpo esbelto e uma pelagem curta e semiencaracolada, que pode ser cinza, tigrada, preta ou branca. Um dos maiores problemas desse cão é a presença de diferentes doenças musculoesqueléticas.

9. Collie barbudo

O collie barbudo é uma das raças de cães mais bonitas e com pelagem pesada, ostentando pelos cinza e pretos que desaparecem com o tempo. Seu traço mais característico são os fios compridos que caem em forma de véu por todo o corpo, além de seus olhos expressivos e rosto terno que o transformam em um grande exemplar dócil.

Collie barbudo: raças de cães cinza

Como você pode ver, existem inúmeras raças de cães que têm pele em tons de cinza. Embora essa característica possa ser essencial ou atraente para algumas pessoas, não deve ser um fator fundamental na decisão de adotar um animal de estimação. Independentemente de suas características físicas, lembre-se de que cada cão tem um temperamento único que pode fazer você se apaixonar de várias maneiras.

Pode interessar a você...
O que você deve saber sobre a alimentação de cães de pelos longos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que você deve saber sobre a alimentação de cães de pelos longos

Estar bem alimentado é fundamental para a saúde de todos os seres vivos. Hoje, falaremos um pouco sobre a alimentação de cães de pelos longos.



  • Dunner, S. & Sevane, N. (2014). Genética de perros y gatos: Patologías hereditarias y otros aspectos de interés en la cínica veterinaria. Canis et Felis, 130, 32-62.
  • Fédération Cynologique Internationale. (2015). Estandar-FCI N° 101 BOULEDOGUE FRANÇAIS. Recuperado el 21 de marzo de 2022, disponible en: http://www.fci.be/nomenclature/Standards/101g09-es.pdf
  • Fédération Cynologique Internationale. (2022). Nomenclatura de las razas de la FCI. Recuperado el 21 de marzo de 2022, disponible en: http://www.fci.be/es/nomenclature/
  • Saif, R., Iftekhar, A., Asif, F., & Alghanem, M. S. (2020). Dog coat colour genetics: A review. Advancements in Life Sciences, 7(4), 215-224.