Schnauzer gigante: tudo sobre essa raça

O schnauzer gigante será uma grande companhia se você o educar com paciência e atender a todas as suas necessidades. Conheça aqui as características mais relevantes dessa raça.
Schnauzer gigante: tudo sobre essa raça

Última atualização: 16 dezembro, 2021

Dentre todas as raças de cães de grande porte, o schnauzer gigante é uma das mais robustas que você encontrará. Porém, é justamente esse tamanho que requer cuidados especiais, como uma grande quantidade de exercícios diários e uma ingestão calórica regulada.

Se você está pensando em hospedar um desses animais em sua casa, é conveniente se apropriar de todas as informações sobre as necessidades da raça antes que o animal chegue. Portanto, aqui estão as características mais importantes desses cães maravilhosos. Não perca.

Características físicas

Esse cão tem uma aparência física exatamente igual à do schnauzer, mas com uma altura média de 60 centímetros na cernelha e um peso que varia entre 35 e 47 quilos. Ele tem uma constituição forte e robusta, com um peito pronunciado e uma barriga franzida que cria um contraste marcante.

A silhueta da cabeça do schnauzer gigante é característica: a sua forma quadriculada, acompanhada por sobrancelhas espessas e bigodes em ambos os lados do focinho. É uma combinação única. A pelagem, por outro lado, é dura e espessa, geralmente de cor preto-escura.

Essa raça tem uma expectativa de vida média de 10 a 12 anos.

Um schnauzer gigante entre as folhas.

Caráter geral do schnauzer gigante

Embora cada espécime tenha sua própria personalidade, existem certas tendências gerais ligadas à raça. Isso ocorre porque o ser humano fez uma seleção genética artificial para atingir algumas características específicas fixas nesse tipo de cão (tanto físicas quanto psicológicas).

O schnauzer gigante é uma raça de caráter estável, leal e ativo. São cães com inteligência acima da média e que gostam muito de atividades ao ar livre. No entanto, eles também tendem a ser territoriais e um tanto tímidos.

Esses cães gostam de jogos agressivos e ativos, por isso não são altamente recomendados para lares com crianças pequenas.

Para conviver adequadamente com outros cães e tolerar estranhos, é necessária uma educação e socialização rígidas desde filhotes. Como não são tão sociáveis quanto os outros, esses cães precisam de um esforço extra para se sentirem confortáveis em companhia.

Necessidades do schnauzer gigante

Esses cães precisam dos mesmos cuidados que qualquer outro membro de sua espécie. No entanto, as características que os tornam especiais estão associadas a certas necessidades às quais se deve prestar mais atenção.

Cuidados com a pelagem

Não é difícil manter a pelagem desses cães, embora seja necessário insistir mais na escovação e na limpeza do que nos cães de pelo curto. É aconselhável procurar um pet shop pelo menos 3 vezes ao ano para garantir a saúde do pelo do schnauzer gigante.

A boa notícia é que se trata de uma raça que perde pouco pelo e tem um odor corporal menos intenso. Claro, você terá que limpar sua barba depois que ele comer e explorar seu corpo em busca de pelos emaranhados em áreas como axilas e virilhas.

Exercício

O schnauzer gigante requer longas caminhadas e bastante exercício. Isso significa que não vale a pena sair por um tempo e voltar para casa, sendo preciso adicionar brincadeiras e corridas. Esportes caninos, como agility, são altamente recomendados, pois permitem que o cão libere energia ao mesmo tempo que estimula sua mente.

Os jogos com outros cães também são necessários por 2 motivos principais: a necessidade de aprender a conviver corretamente e para que o cão passe a ser delicado nas interações. O schnauzer gigante tende a intimidar filhotes e cães pequenos devido ao seu estilo de brincadeira, mesmo que não se mostre agressivo.

Necessidades psicológicas

É uma raça que tende a ser independente, até um pouco desapegada. No entanto, isso não significa que o cão possa ficar sozinho por longos períodos. Ele precisa de companhia e se sentir parte da família, como qualquer outra pessoa.

A educação de um schnauzer gigante deve ser rigorosa e consistente, mas sempre sob a perspectiva de um treinamento positivo.

Devido à sua alta inteligência e nível de atividade, o ideal é que o cão possa morar em uma casa com jardim ou terreno para poder sair e se exercitar quando não estiver passeando. Ele pode se adaptar a morar em um apartamento, mas nesse caso precisará fazer muito mais exercícios quando sair, caso contrário, sua saúde mental pode ser afetada.

Saúde do schnauzer gigante

Embora seja um cão robusto e forte, o schnauzer tem uma certa disposição para apresentar doenças específicas. As mais comuns são as seguintes:

  1. Displasia do quadril: em geral, raças grandes são propensas a desenvolver esse problema com a idade. Nessa condição, o fêmur é deslocado de seu lugar na articulação coxofemoral.
  2. Dilatação e torção gástrica: também comum entre raças grandes, a dilatação / torção gástrica é uma condição na qual o estômago sai de sua posição original e se dobra ou se torce. É uma emergência veterinária que ameaça a vida do animal.
  3. Epilepsia: essa doença neuronal é caracterizada pela alteração da atividade elétrica em certas áreas do cérebro. Produz convulsões, perda de consciência e subsequente desorientação e letargia. É uma patologia complexa que deve ser avaliada por um veterinário.
  4. Problemas cardíacos: alguns exemplos são sopros cardíacos, arritmias e problemas da válvula mitral.
  5. Atrofia progressiva da retina: é a degeneração dos bastonetes e cones (as células receptoras das cores e a quantidade de luz, respectivamente) localizados na retina. Isso pode levar à cegueira.
  6. Alguns tipos de câncer: um dos mais comuns é o carcinoma de células escamosas da pele, que não é fatal se detectado precocemente. No entanto, é bastante agressivo, por isso o tratamento é complicado em alguns casos.
Um schnauzer gigante.

O schnauzer gigante é um cão com um caráter especial e que, com a devida educação e as suas necessidades satisfeitas, será um companheiro inestimável para qualquer pessoa. Se você tiver os meios adequados para hospedar um deles em casa, nunca se arrependerá de sua decisão.

Pode interessar a você...
As dez características da raça Schnauzer
Meus Animais
Leia em Meus Animais
As dez características da raça Schnauzer

O schnauzer é um animal elegante, ágil e robusto, conhecido por sua grande inteligência e enorme lealdade.



  • Ramos García, N. D. P. (2020). Reporte de caso de carcinoma escamocelular con Metaplasia ósea y ganglionar en canino hembra Schnauzer Gigante.
  • Mayoral Palanca, I., Ynaraja, E., Rodríguez Franco, F., & Sainz Rodríguez, A. (1995). Tratamiento médico de la dilatación-torsión gástrica en el perro: manejo de la emergencia médica y preparación de la cirugía. Clínica veterinaria de pequeños animales15(3), 0146-166.
  • Pastore, C., Pirrone, F., Balzarotti, F., Faustini, M., Pierantoni, L., & Albertini, M. (2011). Evaluation of physiological and behavioral stress-dependent parameters in agility dogs. Journal of Veterinary Behavior6(3), 188-194.
  • FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE. (2021). RIESENSCHNAUZER (Schnauzer gigante). http://www.fci.be/nomenclature/Standards/181g02-es.pdf