Raças de cães com pernas curtas

· setembro 12, 2018
A mutação de um gene causou a falta de uma proteína essencial para o desenvolvimento das extremidades.

Você sabia que cães com pernas curtas têm essa característica devido à mutação de um gene? E essa mudança aconteceu há centenas de anos! Portanto, hoje existem raças cujo diferencial é ter membros pequenos. Neste artigo, falaremos sobre alguns deles.

Quais são as raças de cães com pernas curtas?

A mutação genética que resultou em cães com pernas curtas ainda é estudada por cientistas e especialistas veterinários. O que se sabe é que esse gene mudou no momento em que os cães foram “separados” dos lobos, através da evolução.

Cães com pernas curtas não têm uma certa proteína que permitiria o crescimento de seus membros, apenas de seus corpos, caudas ou cabeças. Em certas raças, esse déficit é complementado por uma calcificação nas placas de crescimento, algo conhecido como “nanismo desproporcional”.

  1. Corgi galês de Pembroke

corgi galês de Pembroke (foto que encabeça este artigo) é nativo da Grã-Bretanha, onde foi criado como pastor. Descende dos pets que os vikings introduziram no País de Gales no século 9. A palavra “corgi” significa “cão anão” em linguagem celta.

É uma raça de constituição robusta, corpo alongado, orelhas grandes e aparência de raposa. Quanto aos pelos, podem ser avermelhados, beges, pretos ou marrons com partes brancas. Infelizmente, em muitos casos, a cauda é amputada pouco após o nascimento.

  1. Salsicha

O teckel ou dachshund é outro dos mais famosos cães de pernas curtas. O seu corpo alongado e as suas pequenas extremidades, bem como a sua cor castanha, deram-lhe o apelido de “salsicha”.

cão Salchicha

Este cão teve origem na Alemanha, onde a raça foi formalizada em 1888. Ele tem uma cauda muito longa, focinho alongado, orelhas grandes e caídas sobre seu rosto, e unhas pretas que chamam a atenção. Pode ser de pelos curtos ou longos. Infelizmente, muitas vezes ele tem problemas na coluna e nas costelas.

Você sabe? Alguns cães têm a língua azul. Conheça-os neste artigo!

  1. Basset hound

É um dos cães com pernas curtas mais conhecidos. Esta característica peculiar das pequenas extremidades é conhecida pelo nome de ‘bassetismo’, em sua homenagem. É um cão de origem francesa cujo ancestral é o cão de caça inglês.

Cães de pernas curtas: Basset hound

Outra de suas particularidades são suas longas orelhas, que geralmente se arrastam no chão, de modo que ficam bastante sujas. O corpo é robusto e, embora não pareça, é bastante longo, por isso pode atingir certas superfícies que as suas pernas curtas não permitem… como por exemplo a pia da cozinha!

  1. Terrier escocês

O terrier escocês é outro dos cães que apresentam essa característica em suas pernas. Originalmente das terras altas, é um excelente escavador e foi criado para procurar texugos entre as montanhas. Sua cauda é forte e longa, para que seus donos possam “puxá-los” para fora dos buracos feitos por eles mesmos.

Terrier escocês preto e branco

terrier escocês tem um focinho muito longo e orelhas pontudas que estão sempre em pé. Os pelos podem ser pretos, brancos, marrons ou dourados, com aparência “lanosa” e barba e bigode pronunciados.

Em relação ao seu temperamento, podemos dizer que é um cão territorial, ágil, rápido, determinado e muito independente. Além disso, ele é seguro de si mesmo, inteligente e brincalhão. São conhecidos por sua teimosia e por serem muito carinhosos com as crianças.

Leia também: As 5 maiores raças de cães

  1. Cairn terrier

O último dos cães com pernas curtas desta lista também nasceu nas Terras Altas da Escócia, para caçar e capturar presas em tocas. São pequenos animais, com rostos peludos, orelhas pequenas e cauda curta, sempre em pé. Sua abundante pelagem, de dupla camada, é resistente à água e de cores que podem ser preta, cinza, trigo, avermelhado ou creme.

Cairn terrier

Em relação ao seu temperamento, o cairn terrier é muito simpático, perfeito como animal de estimação, fácil de treinar e pouco latidor.

Neste grupo de cães com pernas curtas, podemos encontrar mais raças: bull terrier inglês miniatura, West Highland white terrier, beagle, norfolk terrier, bichón maltês e american bully.