Raças de cães da Alemanha

· março 29, 2018

As terras bávaras são umas das mais prolíficas em relação à criação de cães. Existem cerca de 40 raças de cachorros da Alemanha, e muitas delas foram levadas a diferentes partes do mundo, onde são muito populares. Nesse artigo, vamos lhe contar quais são.

Quais são os cães da Alemanha?

Já que são muitos os caninos que surgiram nesse país, vamos contar quais são mais conhecidos a nível internacional:

Boxer correndo na praia

  1. Boxer

É uma raça criada para o trabalho, mas que atualmente é escolhida para companhia. O Boxer é do tipo molosso, tem tamanho médio e não late muito. Tem uma mandíbula forte, focinho chato de cor preta, orelhas grandes e pontiagudas, pelo curto e brilhante (de fundo marrom, branco ou tigrado). Sobre seu temperamento, é ativo, fiel, vigilante, dominante e um pouco territorial.

  1. Weimaraner

É uma raça de cães da Alemanha do tipo cobrador, com pelo curto, porém espesso, que o protege da umidade. É fácil de adestrar, usa-se como guardião e seu nome se deve ao Duque de Salonia-Weimar-Elsenach.

Uma de suas principais características é a cor de seus olhos, que vai mudando com o tempo: quando nascem são azuis, depois turquesa e, por fim, tornam-se cor de mel. O Weimaraner tem orelhas grandes, focinho grande e manto de diferentes tons de cinza.

  1. Dobermann

Doberman

É uma das raças mais “novas”, já que surgiu no fim do século 19. Dobermann foi criado para ajudar os arrecadadores de impostos a pressionar devedores e amedrontar possível assaltantes (devido a seu aspecto agressivo). O pai desses cães tinha essa profissão e trabalhava na zona de Turíngia, no centro do país. Esse animal tem o corpo quadrado, musculoso, rabo curto e orelhas pontiagudas. O pelo é duro e liso, principalmente de cor preta ou marrom.

  1. Dachshund

O popular “salsicha” é uma das raças de cães da Alemanha mais famosas. Sua fisionomia particular de patas curtas e corpo longo se deve a uma mutação chamada Bassetismo, que afeta também o Basset Hound, por exemplo. Outras características físicas do Dachshund são o focinho, o rabo e as orelhas grandes. Pode apresentar pelo curto, longo ou duro. É um animal carinhoso, brincalhão, sociável e que sofre muito com a solidão.

  1. Dogue Alemão

O Dogue Alemão é o maior cão que existe (por isso é chamado de Apolo). Seu andar e seu movimentos geralmente são desajeitados. É muito carinhoso, amistoso e um pouco tímido. Requer muitos cuidados, por exemplo, para evitar problemas gástricos e, além disso, para se alimentar. Pode ter a pelagem de cinco cores: tigrado, arlequim, rajado, preto e azul.

  1. Pastor Alemão

É uma das raças de pastoreio mais famosas do mundo. Sua origem remonta ao ano de 1899 e seu objetivo era cuidar de rebanhos de ovelhas. Devido a sua inteligência, força e obediência, posteriormente tornou-se um dos escolhidos como cão-policial ou de salvamento. Geralmente sofre displasia de quadril e precisa de muito exercício.

  1. Pinscher Alemão

De tamanho médio, musculatura forte, cabeça magra, focinho grande e orelhas médias (ligeiramente dobradas), o Pinscher Alemão é um cão ativo, vigilante, atento e que desconfia dos estranhos. Seu caráter dominante lhe torna o líder da manada quando há outros pets na casa. Tem pelo curto e liso e preciso de muito exercício diário.

Rottweiler

  1. Rottweiler

É do tipo molosso e teve origem no Império Romano, ainda que depois a raça tenha mudado de aspecto devido a seus usos: pastorear gado e até para puxar carros, antes do surgimento dos trens. De grande porte, o Rottweiler é robusto, de extremidades e cabeça grande e pelos de cor preta com marrom. Sobre seu temperamento, tem bom caráter, é tranquilo, obediente e dócil.

  1. Schnauzer

Schnauzer

Outra das raças de cães da Alemanha com uma história fascinante. Nesse caso, surgiu no século 15, em Wurtemberg, e seu nome vem da palavra “bigode”, porque tem mais pelo no focinho do que outros cães. Servem para perseguir e caçar, já que têm um olfato muito desenvolvido. É um cão muito carinhoso e amável que se adapta à vida familiar sem problemas.