4 receitas para cães com pancreatite
Escrito e verificado por veterinário e zootécnico Sebastian Ramirez Ocampo
Lidar com a pancreatite pode ser um desafio, tanto para o tutor quanto para seu animal de estimação. A sua gestão requer uma abordagem abrangente que garanta uma recuperação rápida e ideal de um órgão tão importante.
Uma das chaves do seu tratamento é a dieta, que deve ser elaborada de acordo com as necessidades e capacidades metabólicas de um pâncreas alterado. Focados no bem-estar do seu animal de estimação, compartilhamos uma série de receitas naturais e fáceis de preparar caso o seu cão tenha pancreatite, para oferecer alternativas alimentares que ajudem a superar essa doença da melhor forma. Não perca!
Aspectos principais da pancreatite
O pâncreas é responsável pela produção e secreção de sucos digestivos no intestino para metabolizar e assimilar os alimentos corretamente. Além disso, produz hormônios como a insulina ou o glucagon, elementos necessários para regular os níveis de açúcar no organismo.
Quando falamos em pancreatite – seja aguda ou crônica – é porque ocorre uma inflamação desse órgão, além de uma alteração considerável em seu funcionamento.
Embora não haja clareza sobre os processos envolvidos nessa condição inflamatória, um artigo do Journal of Veterinary Internal Medicine alerta sobre os fatores de risco que levam ao seu desenvolvimento. Entre eles encontramos o seguinte:
- Fatores dietéticos: dietas com altos níveis de gordura induzem ou pioram a gravidade da pancreatite em cães.
- Endocrinopatias: doenças como a síndrome de Cushing, diabetes ou hipotireoidismo alteram a integridade e o funcionamento do pâncreas.
- Fatores hereditários: cães terrier, poodle, schnauzer miniatura, dachshund, cocker spaniel e malamute-do-Alasca apresentam risco aumentado de desenvolver pancreatite aguda. Enquanto o collie, o Cavalier King Charles Spaniel e o boxer tendem a apresentar em maior proporção a forma crônica.
- Medicamentos: certos medicamentos, como corticosteroides, azatioprina ou sulfonamidas, têm sido associados à inflamação do pâncreas em cães.
- Condição corporal: incluem idade avançada, obesidade e castração.
- Doenças infecciosas: como babesiose e erliquiose.
Entre outras coisas, os cães que sofrem da doença costumam manifestar os seguintes sintomas:
- Apatia
- Diarreia
- Vômito
- Anorexia
- Dor abdominal
Como os sinais clínicos são muito inespecíficos, o diagnóstico deve ser feito por profissional capacitado por meio de exames laboratoriais.
Como deve ser alimentado um cão com pancreatite?
Geralmente, na pancreatite é recomendado manter dietas com baixo teor de gordura e ricas em proteínas de boa qualidade, com o objetivo de prevenir a hiperestimulação do pâncreas e evitar maiores danos ao órgão.
Atualmente, existe uma grande variedade de alimentos comerciais formulados de acordo com esses requisitos. No entanto, como mostra um estudo publicado na revista Vet Record, em algumas ocasiões, os animais que consomem essas dietas têm recaídas da doença depois de um tempo.
Por isso, os autores sugerem estabelecer regimes alimentares feitos com alimentos naturais e de fácil preparo. Abaixo estão algumas receitas úteis que você pode fazer no conforto da sua casa quando seu cão tiver pancreatite.
Receitas naturais para cães com pancreatite
O que se busca com essas dietas é atender às necessidades nutricionais do animal doente e – ao mesmo tempo – fornecer alimentos de alta digestibilidade que promovam a recuperação do pâncreas.
Receita #1
Ingredientes
- 500 gramas de carne de peru.
- 100 gramas de cenoura.
- 100 gramas de aveia.
- 25 gramas de fígado de galinha.
- 1 colher de sopa de golden paste (suplemento alimentar para cães). Possui propriedades anti-inflamatórias.
Preparo:
- Você deve começar cozinhando a cenoura e o fígado de frango por 20 minutos.
- Em seguida, cozinhe o peru por no máximo 5 minutos.
- Pique todos esses elementos em pedaços pequenos. Isso tem o objetivo de facilitar a digestão dos alimentos.
- Por fim, adiciona-se aveia e golden paste para finalizar uma das receitas ideais para cães com pancreatite.
Receita #2
Ingredientes:
- 500 gramas de carne magra de frango.
- 150 gramas de arroz cozido.
- 80 gramas de queijo cottage com baixo teor de gordura.
- 50 gramas de abóbora.
- 50 gramas de brócolis.
Preparo:
- Tal como na receita anterior, os legumes e a carne devem ser previamente cozidos.
- Depois de prontos, devem ser cortados em pequenas porções e misturados até obter um preparo homogêneo.
Receita #3
Ingredientes:
- 200 gramas de farinha de arroz.
- 5 gramas de alho em pó.
- 200 gramas de caldo de galinha com baixo teor de gordura.
- 100 gramas de abóbora cozida.
- Purê de batata doce.
Preparo:
- Misture todos os ingredientes com um pouco de água até obter uma massa consistente.
- Utilizando diferentes moldes, você pode obter biscoitos com o formato desejado. Deve ser assado no forno à temperatura de 180 °C durante 20 minutos.
Receita #4
Ingredientes:
- 90 gramas de carne de peru.
- 130 gramas de óleo de cânhamo.
- 1 grama de óleo de fígado de bacalhau.
- 6 gramas de carbonato de cálcio.
- 2 gramas de sal.
- 2 gramas de vitamina B.
Preparo:
Embora tenha alguns ingredientes que podem ser difíceis de encontrar, é uma receita muito equilibrada. Na verdade, funciona em pacientes que foram alimentados com dietas comerciais e que têm recaídas da doença. A única coisa a ter em conta é cozinhar o peru durante 5 minutos em água quente ou numa panela.
O que devo ter em mente com essas receitas?
Antes de mais nada, antes de dar qualquer tipo de alimento ao seu animal de estimação, você deve consultar um veterinário para confirmar se a receita é adequada ao estado de saúde do seu cão.
Com aconselhamento profissional, pode ser formulada adequadamente uma dieta que atenda a todas as necessidades nutricionais e ajude a reduzir a inflamação do pâncreas. Seja uma mistura de alimentos comerciais com elementos naturais ou apenas preparos caseiros, a decisão deve sempre estar respaldada pelo conhecimento.
Por outro lado, para não sobrecarregar um aparelho digestivo já alterado, recomenda-se distribuir as dietas em 4 porções ao dia. Graças a isso, a assimilação dos nutrientes será melhor e o pâncreas trabalhará mais lentamente enquanto se recupera totalmente.
Por fim, o tratamento nutricional de um cão com pancreatite deve ser complementado com produtos que contenham glutamina, probióticos, ácidos ômega-3 e antioxidantes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cridge, H., Lim, S. Y., Algül, H., & Steiner, J. M. (2022). New insights into the etiology, risk factors, and pathogenesis of pancreatitis in dogs: Potential impacts on clinical practice. Journal of Veterinary Internal Medicine, 36(3), 847–864. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9151489/
- Cridge, H., Twedt, D. C., Marolf, A. J., Sharkey, L. C., & Steiner, J. M. (2021). Advances in the diagnosis of acute pancreatitis in dogs. Journal of Veterinary Internal Medicine, 35(6), 2572–2587. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34751442/
- Mansfield, C., & Beths, T. (2015). Management of acute pancreatitis in dogs: a critical appraisal with focus on feeding and analgesia. The Journal of Small Animal Practice, 56(1), 27–39. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25586804/
- Opsomer, H., Wichert, B., & Liesegang, A. (2022). Homemade diet as nutritional support for a dog suffering from chronic pancreatitis and inflammatory bowel disease. Vet Record, 10(2), e355. https://bvajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/vrc2.355
- Watson P. (2015). Pancreatitis in dogs and cats: definitions and pathophysiology. The Journal of Small Animal Practice, 56(1), 3–12. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jsap.12293
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.