Saiba como educar um pitbull

· junho 27, 2018

Embora alguns os considerem violentos, se desde pequenos receberem um correto adestramento, podem chegar a ser, além de pacíficos, protetores e muito carinhosos. Catalogados como Cães Potencialmente Perigosos, devemos conhecer a melhor maneira de ensiná-los. A seguir, daremos algumas dicas de como educar um pitbull.

Os pitbulls possuem a má fama de serem animais agressivos. Por sua genética e seu passado, são cães que necessitam de formas especiais de adestramento.

O que você precisa saber sobre como educar um pitbull

O primeiro ponto a ter em mente é que o pitbull, assim como qualquer outro cão, deve ser educado desde filhote. Se você adotar um adulto que não foi bem treinado, será difícil fazê-lo deixar os maus costumes. O melhor a se fazer é adotar um filhote que você possa treinar de acordo com suas necessidades. Estas são as etapas para levar em consideração:

Dê-lhe um lugar na casa

Desde filhote, é importante que o pitbull possua um lugar na casa que seja somente dele. Isso permitirá que ele se sinta integrado, parte de algo, assim como querido e respeitado, pois não invadiremos seu espaço.

Maior pitbull do mundo

Este espaço deve ser um refúgio para que ele se esconda quando estiver com medo, assim como para descansar. O local deve possuir uma boa iluminação e temperatura e nunca deve ser isolado do resto da família. Portanto, você deve escolher um local em que o pitbull esteja em contato com todos. Esta será a melhor maneira para acostumá-lo com a presença das pessoas.

Socialize

A socialização é um passo muito importante no desenvolvimento e crescimento de qualquer animal. Você deve permitir que seu cão fique com outros cães. Deixe que as pessoas que vêm a sua casa o conheçam e brinquem com ele. E não o impeça de brincar com outros animais de estimação. Se seus amigos possuem animais de estimação e não se incomodam, leve seu cão para ficar com eles, assim ele irá se acostumar a estar com outros animais.

Ensine-o quando comer

Para educar um pitbull é importante deixar regras claras na convivência e em seus horários. O cão deve saber que comerá apenas quando você deixar. Este momento deve ser após toda a família ter se alimentado.

Enquanto você come, ele deve ficar em seu espaço, longe da mesa, não sendo permitido que incomode pessoas pedindo comida. Coloque comida apenas quando for a hora certa e tire a tigela quando ele terminar de comer. Mesmo que ele não coma tudo, você não deve deixar a tigela no chão.

Você é o macho alfa

Pitbulls são cães dominantes, isso é algo que carregam em seus genes, assim como muitas outras raças. Portanto, uma parte importante de sua educação é não deixar que ele se imponha a você.

Educar um pitbull: como fazer isso?

É possível educar um pitbull para isso seguindo estes passos:

  • Você sempre deve entrar antes dele pela porta da casa.
  • Ele nunca deve comer antes de você ou da família.
  • Proíba que ele suba em certos lugares, como o sofá e a cama.
  • Não permita que ele fique rosnando enquanto come. Você deve colocar a mão entre a comida e ele. Se ele rosnar ou tentar mordê-lo, você precisará se esforçar mais para impedir esse comportamento.
  • Não o deixe urinar em você. Isto pode parecer ridículo, mas os cães marcam seu território com a urina. Se ele tentar fazer isso com você, é porque pensa que você é sua propriedade e que fará o que ele quiser. Não permita.

Faça ele gastar energia

Os pitbulls são animais ativos por natureza e se estressam com facilidade, o que pode provocar condutas agressivas. Uma boa maneira de evitar isso é fazendo exercícios regulares com ele. Assim, poderá gastar energia e liberar o estresse acumulado.

Siga estes conselhos e você verá que não se trata da raça, mas sim da educação que damos a nossos animais de estimação. Coloque um pitbull em sua vida!