Saiba como prevenir a insolação em hamsters

· outubro 13, 2018
Quando as temperaturas aumentam, aumenta também o risco de o animal sofrer este inconveniente, cujos sintomas são facilmente reconhecíveis. Saiba como detectá-los neste artigo.

Durante os meses de verão, alguns animais de estimação correm o risco de ficar muito tempo em um quarto fechado a altas temperaturas. A insolação em hamsters pode ser especialmente perigosa para a saúde deles.

Como saber se um hamster está prestes a sofrer uma insolação

Quando um animal é exposto a altas temperaturas, seu metabolismo diminui.

Isso resulta em uma diminuição em sua atividade física e em seu nível de energia global, bem como em mudanças de humor.

O hamster que começa a sofrer os efeitos do excesso de calor também perderá seu apetite, o que levará inclusive à perda de peso.

Além disso, se esta falta de atividade e vontade de comer for prolongada e intensificada, você poderá ter que levar seu animal ao veterinário.

insolação em hamsters como prevenir

Um dos sintomas mais preocupantes que seu animal de estimação pode experimentar, e que são a consequência imediata de uma insolação em hamsters, é o decaimento, portanto, se você perceber que o roedor está deitado de barriga para baixo como se estivesse morrendo, leve-o imediatamente ao veterinário.

O ambiente e a insolação em hamsters

Como o proprietário e responsável por um animal, é sua obrigação fazer todo o possível para cuidar da saúde do seu animal de estimação, portanto, a chave está sempre na prevenção, para evitar assim possíveis sustos e problemas físicos para o seu hamster.

Como o habitat do seu animal de estimação é a sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é aclimatá-la para que o animal se sinta o mais confortável possível.

Seu ambiente, bem como os hábitos de vida saudável que você decidiu implementar em sua rotina, poderão livrar seu hamster de uma infinidade de problemas.

hamster como pet

Formas de prevenir a insolação em hamsters

Nenhum método de prevenção é realmente útil se você não praticar os outros conjuntamente. 

Tenha isso em mente antes de escolher um na lista que aparecerá abaixo, para evitar assim possíveis sustos.

  • O lugar onde você colocou a gaiola do seu animal de estimação influenciará grandemente como ele irá regular a temperatura. Tenta mudar o local de acordo com as mudanças de estação. Além disso, talvez no inverno seja mais sensato colocar seu hamster em um local abrigado e quente, mas no verão, evite o contato dele diretamente com a luz do sol e assegure-se de que ele esteja em um local fresco e seco.
  • Se a sua casa não tiver um bom sistema de condicionamento e você teme que, independentemente de onde você colocar a gaiola, seu animal de estimação possa sofrer uma insolação, lembre-se de que a água é sempre a melhor aliada. Certifique-se de que seu hamster tenha água fresca em todos os momentos, e se você perceber que o ambiente está muito quente, use um pulverizador para umedecer e refrescar a gaiola de seu roedor.
  • Hamsters podem comer frutas e legumes, portanto considere a incorporação de alimentos ricos em água, como melancia, pepino ou melão, em vez de deixar seu animal de estimação se alimentar apenas com alimentos ou sementes.
  • Lembre-se que o ambiente imediato do seu hamster é sua gaiola. Como tal, é muito importante que você escolha um modelo bem ventilado, como um que tenha redes de arame e que não seja de plástico e nem vidro.

Atenção

No entanto, certos animais são mais propensos a insolação e, às vezes, é difícil protegê-los se o nosso hamster for mais sensível que o normal.

Se você notar seu animal de estimação letárgico, sem apetite e mais magro, consulte um veterinário.