Seu gato está sangrando pelo nariz? Saiba o que fazer!

maio 7, 2019
Se o seu gato está sangrando pelo nariz, pode ser que tenha sido atingido com força, tenha uma infecção ou tenha parasitas, entre outras causas.

Se você perceber que o seu gato está sangrando pelo nariz, é normal que fique preocupado. Afinal, ele não pode falar com você para contar o que aconteceu. Além disso, é possível que o sangramento nasal em gatos possa ser uma consequência de algo mais sério.

Para saber o que fazer se o seu gato estiver sangrando pelo nariz, tenha em mente estas indicações que compartilharemos abaixo.

Quais são as causas do sangramento nasal em gatos?

Diversas coisas podem fazer com que um gato sangre pelo nariz. Entre elas, podemos citar:

  • Trauma nasal: Esta seria a causa menos grave, e normalmente é resultado um golpe ou queda, ou talvez um atropelamento. É a primeira coisa que um veterinário irá descartar para saber se algo mais sério está oculto.
  • Há algo no nariz dele: É possível que algo tenha entrado em seu nariz e esteja pressionando as paredes nasais, causando o sangramento.
  • Um tumor: Embora não seja muito comum, um tumor pode aparecer no nariz e causar sangramento.
  • Problemas nos dentes: A boca está conectada ao nariz e às orelhas, portanto, um problema em uma dessas áreas pode causar desconforto na outra. Se houver qualquer infecção ou problemas com os dentes do seu gato, os mesmos podem se manifestar com hemorragias nasais.
  • Hipertensão: A hipertensão arterial é outra razão que pode fazer com que seu gato esteja sangrando pelo nariz.
  • Ingestão de veneno: Se o seu gato é um daqueles que gostam de passear, é possível que ele tenha ingerido veneno sem perceber. Há muitas pessoas, possivelmente próximos à sua casa, que colocam veneno para ratos ou outras pragas em locais de fácil acesso para gatos que, como os seus, fazem passeios pela vizinhança.
  • Infecção: As infecções nasais são comuns em gatos porque sua curiosidade os leva a cheirar tudo.
  • Parasitas: Os parasitas sempre procuram lugares escuros e úmidos para se esconder. Por isso, o nariz do seu gato pode ser o lugar perfeito para eles, o que pode causar hemorragias nasais.
O nariz do gato

Como você vê, cada causa é diferente e algumas são mais sérias do que outras. Portanto, é fundamental investigar bem o que pode estar acontecendo e agir de acordo.

O que fazer diante do sangramento nasal em gatos?

É melhor levar o seu gato ao veterinário. É possível que em algum momento ele comece a ter uma hemorragia nasal, mas você poderá usar uma gaze para contê-la durante um certo tempo.

Mesmo nesse caso, é imprescindível ligar para o veterinário e contar o que aconteceu. Seu gato pode ter sofrido um golpe severo, que, mesmo se a hemorragia fosse cortada, causaria algum dano maior.

O veterinário pode determinar por que seu gato está sangrando pelo nariz e aplicar o tratamento necessário para ele. Antes de ir até ele, você pode pressionar a área com uma gaze estéril por cerca de cinco minutos para ver se ela surte efeito ou não. Se não, não hesite em ir rapidamente para a consulta.

Gato no veterinário

Esta situação pode ser agravada se também for acompanhada por espirros, febre, letargia, falta de apetite ou algum outro sintoma incomum.

A melhor coisa a fazer é evitar que seu gato saia durante o tratamento médico, já que o mais comum é que os gatos que passeiam sofram esse tipo de hemorragia, dado o que podem encontrar ao longo do caminho.

A consulta veterinária é uma obrigação

Não importa se o sangramento parou por causa da pressão. Ou até mesmo que você pense que é algo sem importância, como dissemos antes. O que importa é que as hemorragias nasais podem ser um sinal de algo mais sério e profundo, então a visita ao veterinário é uma obrigação. A vida do seu animal de estimação depende disso.

Você já sabe que ter um animal de estimação é uma responsabilidade. Se você acha que o lugar onde mora pode conter alguns dos perigos que mencionamos antes, é melhor evitar que o seu gato saia para passear. Lembre-se de que a integridade física do seu bichano depende do seu cuidado.