Sangue nas fezes do gato: o que fazer?

O sangue nas fezes do gato pode ter muitas causas diferentes. Como tutores, podemos ajudar o veterinário a descartar algumas delas ao descrever os sintomas e levando uma amostra das fezes para a clínica.
Sangue nas fezes do gato: o que fazer?

Última atualização: 02 Fevereiro, 2021

Encontrar sangue nas fezes de um gato pode ser preocupante para qualquer tutor. O sangue chama muita atenção, mas é preciso aguardar o diagnóstico do veterinário antes de pressupor algo mais sério.

Se você encontrar sangue nas fezes do gato, estas dicas vão ajudar você a saber como agir:

1. Vá ao veterinário

A primeira coisa que você deve fazer é levar o animal ao veterinário para tratar os sintomas e procurar a causa desse distúrbio digestivo. Com as dicas a seguir, você pode ajudar o veterinário a diagnosticar e encontrar o tratamento mais adequado para o seu animal de estimação.

2. Descreva as fezes

Dependendo da cor com a qual o sangue aparece nas fezes, o problema pode ser dever a uma ou outra causa.

  • Sangue vermelho. O sangue vermelho, de cor viva, como o que jorra quando ocorre uma ferida, vem de áreas do trato digestivo posteriores ao estômago, como o intestino.
  • Sangue escuroA cor é escura devido à degradação da hemoglobina. Esse sangue é digerido e vem de qualquer parte anterior do sistema digestivo – boca, faringe, esôfago, estômago – ou pode até ser até mesmo proveniente do sistema respiratório.

Outro aspecto que podemos observar é a quantidade, a consistência das fezes, se aparece muco nelas e a frequência com que o animal tem diarreia.

Descreva as fezes

3. O animal apresenta outros sintomas?

Se o animal apresentar mais sintomas como esforço ao defecar, flatulência, emagrecimento, vômitos, fraqueza… avise ao veterinário.

Também será importante relatar qualquer outra situação que tenha mudado na vida do felino, como uma mudança na dieta, a chegada de um novo animal na casa ou a possibilidade de que ele tenha ingerido algo tóxico.

4. Colete uma amostra do sangue nas fezes do gato

O veterinário precisará de uma amostra das fezes para verificar a presença de parasitas no microscópio ou por meio de testes rápidos ou análises bioquímicas em busca de doença. Se formos à consulta preparados, uma amostra de fezes pode ajudar muito a identificar a origem do problema.

Todas as informações acima, junto com a amostra de fezes, fornecerão ao veterinário dados suficientes para realizar um diagnóstico e oferecer um tratamento preciso.

Colete uma amostra

5. Nunca medique o gato por conta própria

É muito perigoso automedicar animais de estimação. Você pode causar danos ao fígado e aos rins. Além disso, você prejudicará a possível doença que o animal possui e dificultará o diagnóstico veterinário.

O que pode causar a presença de sangue nas fezes do gato?

Existem diferentes causas para o aparecimento de sangue nas fezes de um gato. Estas são algumas das mais frequentes:

  • Intolerância alimentar ou alergia. Um gato pode desenvolver uma alergia alimentar a um alimento específico da sua dieta. Quando a causa é a alergia, outros sintomas podem aparecer na pele, além de vômitos.
  • ParasitasMuitos parasitas, como a giárdia, podem causar diarreia com sangue em felinos, além de perda de peso e vômitos. As infecções parasitárias em filhotes de cães e gatos são comuns.
  • Doença inflamatória intestinal. Essa doença pode afetar todo o sistema digestivo do gato e seus sintomas tendem a se tornar crônicos, como diarreia e vômitos.
  • Intoxicações. O sangue nas fezes pode ter como causa intoxicações por medicamentos humanos, como ibuprofeno ou paracetamol, ou outros produtos tóxicos para gatos.

Uma vez que o veterinário tenha encontrado a causa, ele prescreverá um tratamento para o animal a fim de aliviar os sintomas, reidratar, restaurar a flora intestinal, se necessário, e talvez uma dieta especial para problemas gastrointestinais por um certo tempo.

É muito importante seguir todas as indicações do profissional para que o gato se recupere sem problemas e, se for um problema infeccioso, devemos mantê-lo isolado de outros animais por um certo tempo para evitar o contágio.

Pode interessar a você...
Métodos para deter a diarreia em cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Métodos para deter a diarreia em cães

Quando é aconselhável tentar deter a diarreia em cães? Embora todos eles sofram de diarreia em algum momento de suas vidas, isso ainda é algo preoc...



  • Affinity pet-care. Qué hacer si encuentras sangre en las heces de tu gato.
  • IVIS.org. Enciclopedia de la nutrición felina.
  • AVEPA. Diarrea en gatos.