Sapo pac-man: cuidados e características

O sapo pac-man é o animal de estimação perfeito para quem quer ter um anfíbio, mas não tem muita experiência no cuidado desses animais.
Sapo pac-man: cuidados e características

Última atualização: 17 Dezembro, 2020

Você sempre quis ter um animal exótico, mas tem medo de não dar conta do recado? Você é apaixonado por anfíbios, mas tem pouca experiência para ter um deles sob sua responsabilidade? Se a resposta a essas perguntas for afirmativa, garantimos que o sapo pac-man é o animal de estimação perfeito para começar no mundo dos animais exóticos.

Hoje trazemos um anfíbio com um estômago tão grande quanto a sua personalidade e ímpeto e que, sem dúvida, é um dos animais de estimação exóticos mais famosos no campo da terrariofilia. Se você já pensou em ter um sapo pac-man ou planeja ter um no futuro, não perca as informações nas linhas a seguir.

Considerações iniciais

O termo “sapo pac-man” não se refere a uma única espécie, e sim a várias delas, todas incluídas no gênero Ceratophrys. Estamos diante de uma família de anfíbios que se distribui por países como Colômbia, Brasil, Venezuela e Argentina — entre outras regiões — e, portanto, todas as suas espécies são consideradas de origem tropical.

Em geral, podemos encontrar três espécies diferentes no mercado de animais exóticos, embora todas tenham os mesmos requisitos. Vamos apresentar as diferentes variedades em algumas linhas:

  • Ceratophrys cranwelli: a mais comum de todas. Essa espécie apresenta um morfotipo albino, muito difundido nos portais de venda de animais exóticos.
  • Ceratophrys ornata: ligeiramente maior que a anterior, mas com os mesmos requisitos. Tem coloração verde e apresenta tons mais avermelhados em alguns pontos em relação à cranwelli.
  • Ceratophrys cornuta: é claramente diferente das outras duas espécies, pois tem “chifres” muito evidentes acima dos olhos.

Não se preocupe, pois, além de não apresentarem nenhum obstáculo legal, essas espécies vêm sendo criadas em cativeiro há gerações. Dessa forma, ao adquirir um desses sapos, você não estará promovendo a caça de animais ou qualquer prática ilegal.

Sapo pac-man: cuidados e características
Morfotipo padrão (em cima) e morfotipo albino (embaixo) de um sapo pac-man.

Sapo pac-man: cuidados em cativeiro

Conforme já dissemos anteriormente, estamos diante do animal de estimação exótico mais fácil de cuidar. Apesar disso, existem certos requisitos que devem ser levados em consideração antes de obter um exemplar. Vamos mostrá-los nas linhas a seguir.

No que diz respeito ao terrário, dimensões de 50 centímetros de comprimento por 30 centímetros de altura e largura são suficientes para um espécime. Embora alguns sapos pac-man cheguem a 20 centímetros de diâmetro, são anfíbios que praticamente não se movem durante o seu ciclo de vida. Existem três tipos possíveis de habitáculo:

  1. Um terrário apenas com meio dedo de água: esse configuração não é recomendada, pois, por mais confortável que possa ser na hora da limpeza, pode causar muito estresse para o animal.
  2. Um terrário com cinco centímetros de turfa e um prato com água: nesse caso, opta-se por colocar uma camada de cinco centímetros de fibra de coco ou outro substrato que armazene bem a umidade. Se o sapo quiser se refrescar, poderá mergulhar na tigela de água.
  3. Um terrário plantado com pedras, esconderijos e um ambiente naturalizado: embora seja a opção mais bonita de todas, esse tipo de terrário pode dificultar bastante a limpeza.

A temperatura do terrário deve estar entre 24 e 30 graus, o que é possível ao colocar uma manta de aquecimento por fora ocupando 1/4 da sua superfície. Assim, o sapo poderá escolher o local mais quente para descansar quando desejar.

Portais profissionais indicam que a umidade relativa do terrário deve estar em torno de 80-100%, o que se consegue fazer ao pulverizar o substrato com água pelo menos duas vezes por dia. O substrato sempre deve estar úmido ao toque, mas não encharcado.

É muito importante manter a umidade adequada na instalação do animal, pois os anfíbios realizam trocas gasosas através da pele úmida.

Esses sapos não são bons nadadores e, por isso, o prato de água oferecido não deve ter mais do que um dedo de profundidade.

Um apetite insaciável

Sem dúvida, a característica mais marcante do sapo pac-man é o seu apetite voraz. Esses anfíbios simplesmente esperam que as suas presas passem diante deles, então raramente se movem ou caçam ativamente.

Como regra geral, estima-se que os jovens devam ser alimentados em dias alternados. Assim que atingem a fase adulta, as refeições podem ser espaçadas em intervalos de 4-7 dias. Além disso, é essencial que as presas sejam cobertas com cálcio em pó e vitaminas a cada 2-3 refeições, uma vez que esses anfíbios crescem muito e precisam de vários suplementos.

O sapo pac-man comerá tudo o que couber em sua boca e que se mova, já que, em geral, não aceita alimento morto: ratos, peixes, outros sapos de sua espécie, larvas, minhocas, baratas, grilos e um longo et cetera. Sem dúvida, o mais adequado é que a sua dieta básica seja composta de insetos.

Esses sapos podem sofrer de impactações intestinais facilmente devido ao seu apetite voraz. Por isso, alimentá-los em excesso nunca é uma boa ideia.

Sapo pac-man: cuidados e características

Conforme foi visto nessas linhas, o sapo pac-man é um anfíbio ideal para quem quer começar no mundo da terrariofilia. Apesar disso, há alguns requisitos específicos para este animal e, acima de tudo, é preciso ter cuidado com a quantidade de alimento que é administrado.

Pode interessar a você...
Curiosidades sobre o sapo-cururu
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Curiosidades sobre o sapo-cururu

O sapo-cururu, conhecido na comunidade científica como Rhinella marina, é um anfíbio anuro pertencente à família Bufonidae.