Schnoodle: tudo sobre essa raça

O schnoodle é uma raça mista que vem do schnauzer e do poodle ou doodle. Conheça esses cães adoráveis e muito sociáveis aqui.
Schnoodle: tudo sobre essa raça

Última atualização: 26 fevereiro, 2022

O schnoodle é uma daquelas raças não reconhecidas, mas muito populares, já que se trata do cruzamento entre um schnauzer e um poodle. Ele está se tornando mais popular graças à sua aparência adorável e sua natureza ativa e amorosa.

Se você tem interesse em saber o que resultou do cruzamento desses dois cães, aqui encontra todo o conhecimento de que precisa. Além disso, também poderá conhecer o estado geral de saúde do schnoodle e os cuidados especiais de que precisa, por isso não perca.

Origem do schnoodle

Não se sabe exatamente quando o schnauzer e o poodle começaram a se cruzar, embora se calcule que tenha sido há cerca de 40 anos que se deu o nome ao produto desse cruzamento. Como outros híbridos, os schnoodles não são reconhecidos como uma raça por entidades cinológicas internacionais.

Um schnoodle olhando para a câmera.

Características da raça

O corpo do schnoodle é proporcional e atlético. Sua pelagem é uma de suas melhores qualidades, pois é abundante, longa e encaracolada. Sua textura pode ser mais espessa, como a do schnauzer, ou sedosa, como a do poodle. A cor do pelo é variável, embora a mais comum seja cinza, preta, branca, marrom ou dourada.

Dependendo do tamanho de seus pais, o schnoodle tem 5 variantes diferentes:

  • Gigante: pesa 30-32 kg e mede 66 centímetros na cernelha.
  • Padrão: com 20-30 quilos e 50-66 centímetros de altura, é o cruzamento entre o tamanho médio das duas raças de origem.
  • Médio: seu peso é de 12-20 quilos e ele tem cerca de meio metro de altura.
  • Miniatura: pesa 6-12 kg e mede 30-40 centímetros.
  • Toy: essa variante pesa apenas 3-6 kg e não ultrapassa 30 centímetros de altura.

Outro traço característico dessa raça é que às vezes desenvolve as barbas espessas e as sobrancelhas do schnauzer. Embora essas características não sejam muito visíveis porque o schnoodle tende a ter pelos mais densos no rosto.

O caráter do schnoodle

É uma raça caracterizada por sua grande sociabilidade. São cães muito amigáveis e demonstram afeto continuamente. Além disso, possuem muita energia e vontade de brincar, por isso são ideais para longas caminhadas em parques e outros locais abertos. Deve-se notar que eles adoram nadar.

O schnoodle é um cão extremamente inteligente. Também é curioso e ousado, o que torna esses cães excelentes alunos na prática de brincadeiras e truques. Soma-se a isso sua tendência à complacência, pois gosta da alegria de seus familiares.

No entanto, são cães tímidos com outros de sua espécie. O ideal seria realizar uma boa socialização desde cedo, pois, caso contrário, poderiam surgir comportamentos disfuncionais em interações posteriores.

Cuidados especiais

Por ser um cão com uma energia tão intensa, o exercício diário é uma prioridade no seu cuidado. Caso contrário, você pode vir a enfrentar problemas típicos de comportamento energético reprimido, como comportamentos destrutivos ou transtornos de ansiedade.

De acordo com suas necessidades psicológicas, o schnoodle precisa de estímulo mental nos momentos em que deve brincar sozinho. Não é um cachorro que fica em um canto dormindo a tarde toda, pois vai querer fazer atividades e interagir com você. Passe um tempo de qualidade com ele e troque seus brinquedos regularmente.

O pelo é outra das características do schnoodle a se levar em consideração ao cuidar dele. Por ser uma pelagem espessa e encaracolada, você precisará escová-la diariamente para remover os pelos mortos e evitar emaranhados.

Os banhos não devem ser muito frequentes. Aliás, é aconselhável levar o schnoodle em profissionais na hora do banho, pois assim receberá o tratamento mais adequado para cuidar da saúde da pele e dos pelos.

Saúde

O schnoodle é suscetível de herdar algumas das doenças típicas do schnauzer e do poodle. Porém, parece que nesse mestiço a incidência dessas doenças é menor. Alguns das mais importantes são as seguintes:

  • Otite: devido às orelhas cheias e caídas (pouco ventiladas), o schnoodle tem tendência a contrair doenças do ouvido, principalmente devido a fungos e bactérias.
  • Catarata: essa tendência vem do poodle. Trata-se da opacidade progressiva do cristalino, que dificulta a visão.
  • Diabetes: essa doença, pelo contrário, é herdada do schnauzer. Pode ser prevenida por meio de uma dieta balanceada e alimentação de qualidade.
  • Luxação da patela: também herdada do poodle, essa lesão consiste no deslocamento da patela de seu local anatômico normal e correto.
  • Displasia de quadril e outros problemas articulares: essa patologia, mais do que relacionada aos próprios progenitores, é um problema frequente em raças grandes. Portanto, é mais provável que seja encontrada nas variáveis schnoodle padrão e gigante.
Um schnoodle fantasiado.

Como você pôde notar, os problemas que esse mestiço pode apresentar não são muito graves e é possível evitá-los com os devidos cuidados. Certifique-se de que o calendário de vacinação e desparasitação esteja em dia e faça os respectivos exames periódicos: assim você poderá curtir o seu amigo por muitos e felizes anos.

Pode interessar a você...
Schnauzer gigante: tudo sobre essa raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Schnauzer gigante: tudo sobre essa raça

O schnauzer gigante é uma raça grande que precisa de muita atividade física e socialização consistente desde filhote. Saiba mais aqui!



  • The Modern Kennel Conundrum. (2015, 11 febrero). The New York Times Magazine.
  • Veterinarians.org Team. (2021, 27 octubre). The Schnoodle: A Short Guide to an Adorable Dog Breed. Veterinarians.Org. Recuperado 7 de diciembre de 2021, de https://www.veterinarians.org/schnoodle/
  • Duarte Rodríguez, L. Z., & Acuña Acosta, O. T. (2004). Estudio comparativo del perfil lipídico y glicemia en caninos obesos de las razas poodle y labrador (Doctoral dissertation, Universidad Cooperativa de Colombia, Facultad de Ciencias de la Salud, Medicina Veterinaría y Zootecnia, Bucaramanga).