Semelhanças entre gatos selvagens e gatos domésticos
Sempre ouvimos que os cães descendem dos lobos e que gatos selvagens e gatos domésticos também são parentes. Mas como é possível garantir isso? Bem, existem algumas semelhanças entre gatos selvagens e gatos domésticos que nos fornecem algumas provas. Se você quiser conhecê-las, nós as explicaremos neste artigo.
Semelhanças entre gatos selvagens e gatos domésticos
Eles são caçadores
Embora os gatos domésticos tenham certeza de que terão sua comida todos os dias, seu instinto de caça é óbvio quando saltam para pegar uma presa.
Mesmo que seja um simples brinquedo ou uma mosca, podemos ver como o nosso gato se coloca em vigilância para persegui-la.
É precisamente nesses momentos que percebemos como o nosso gato se parece com um tigre ou com um puma em miniatura, e quando nos certificamos de que existe uma relação entre gatos selvagens e gatos domésticos.
Descanso
Ao observar os gatos selvagens, podemos notar que eles dormem a mesma quantidade de horas que os gatos domésticos e que, além disso, eles estão ativos à noite.
Afinal, é durante a noite que a presa está desamparada e, também, quando seus predadores podem se aproximar.
Erva do gato
Nós já falamos em outras oportunidades sobre os efeitos da erva do gato, que recebe esse nome em virtude dos efeitos que causa nos gatos.
Mas também foi demonstrado que ela também exerce uma grande influência sobre os tigres, leões e outros gatos selvagens.
Isso mostra que ambas as espécies, gatos selvagens e gatos domésticos, compartilham genes semelhantes.
Tigres
Acredita-se que o felino selvagem que mais se assemelha ao gato é o tigre, porque ambos compartilham muito mais semelhanças do que, por exemplo, um leão.
O leão não ronrona como o tigre, tampouco um gato pode rugir como o rei da selva.
Gato selvagem ou gato-montês
O gato-montês é um felino selvagem, mas que tem o mesmo número de cromossomos de um gato doméstico.
Isso demonstra que sua descendência pode muito bem ter se derivado nos gatos que temos em casa como animais de estimação.
Você vê que, embora os gatos sejam completamente adaptados a uma vida familiar, e que eles sejam felizes ao nosso lado, seus instintos naturais não cessaram em virtude disso.
E se eles vivessem no habitat natural dos felinos, poderiam facilmente sobreviver.
Diferenças entre gatos selvagens e gatos domésticos
No entanto, há muitos que não acreditam nesta teoria, porque embora existam muitas semelhanças entre gatos selvagens e gatos domésticos, também há diferenças marcantes. Estas são algumas:
Os genes
Vários estudos mostraram que gatos que vivem com humanos, comparados com os gatos ou felinos selvagens, sofreram mutações em seus genomas, especialmente aqueles relacionados à agressividade e à lealdade.
Estes estudos afirmam que um gato selvagem não se deitará em seu colo, e que ante a mínima oportunidade irá atacá-lo, enquanto um gato doméstico estará sempre ao seu lado.
Há estudos que mostraram que suas cores, a textura de seus pelos, o brilho de seus olhos, a capacidade de ver e ouvir tão refinadamente estão relacionadas a uma mudança nos genes dos gatos domesticados.
Certamente, ficou claro a partir de vários estudos que, ao longo do tempo, os gatos domésticos foram adquirindo costumes e eliminando hábitos.
Isso foi transmitido a outras gerações até que, então, emergiu uma clara diferença entre gatos selvagens e gatos domésticos.
Portanto, as semelhanças entre gatos selvagens e gatos domésticos nos permitem ver que, embora muitos rejeitem esta teoria, os gatos domésticos se originam, sem dúvida, dos gatos selvagens.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.