7 curiosidades do Atrociraptor

Esse predador viveu no atual Canadá há 68 milhões de anos. Muitas questões de sua biologia foram deduzidas a partir de seu crânio.
7 curiosidades do Atrociraptor

Última atualização: 26 Março, 2021

Os dinossauros são uma das criaturas extintas que mais despertam o interesse das pessoas. Alguns deles são bastante conhecidos, pois foram descobertos há muito tempo e foram apresentados ao público através de filmes ou livros. Outros, como o Atrociraptor, passaram despercebidos.

É uma realidade que existem vários répteis antigos que não conseguiram permear a cultura geral hoje. Vários dinossauros – como o Atrociraptor, sobre o qual apresentaremos algumas curiosidades – são geralmente ignorados. Conheça esse incrível animal nas linhas a seguir.

As curiosidades mais interessantes do Atrociraptor

Esse réptil pré-histórico pode não ser tão famoso quanto algumas outras espécies de dinossauros, mas não é menos interessante por isso. Vamos descrever algumas de suas características nas linhas a seguir.

1. Uma descoberta recente

Muitos dos dinossauros que dominam a cultura popular foram descobertos há décadas ou centenas de anos. Por exemplo, o Iguanodon foi descrito em 1825, o Espinossauro foi descoberto em 1915 e o Velociraptor em 1924.

Isso permitiu que um maior número de pesquisas fossem desenvolvidas com esses animais e que eles se tornassem interessantes não só para os especialistas, mas para o público em geral. Os dinossauros fazem parte do imaginário coletivo, pois estão presentes em diversos filmes, documentários e obras literárias de ficção.

A paleontologia continua avançando, o que significa que novas criaturas extintas são continuamente descritas, mas nem todas chegam ao conhecimento popular. É o caso do Atrociraptor marshalli, descrito em 2004, cujo nome significa “ladrão impiedoso de Marshall”, em homenagem ao descobridor de seus fósseis.

Uma foto que exemplifica a descoberta do Atrociraptor.

2. Fósseis escassos

Ao visitar um museu de história natural, é comum ver magníficos esqueletos de dinossauros, que quase permitem imaginar como seria o animal em vida. Infelizmente, isso é extremamente raro na paleontologia.

A grande maioria das espécies descritas não se baseia em esqueletos completos —muito difíceis de encontrar—, mas em restos fragmentários que podem ser tão raros quanto um par de dentes ou um dos ossos de um membro. No caso do Atrociraptor, os fósseis consistem em parte do crânio de um único indivíduo.

Graças a técnicas paleontológicas, como o bracketing filogenético, os especialistas conseguem posicionar o novo animal dentro da árvore da vida e propor uma reconstrução de sua aparência. Isso nem sempre é fácil e, portanto, a interpretação dos dados pode mudar com o tempo.

3. Um irmão das aves

Graças à morfologia do crânio e dos dentes fósseis encontrados, os pesquisadores determinaram que esse dinossauro é um terópode, o que o coloca no mesmo grupo do Tiranossauro ou do Velociraptor.

Na verdade, esse animal pode estar intimamente relacionado ao Velociraptor. Especificamente, foi classificado como dromeossaurídeo. Esses dinossauros são considerados o grupo irmão das aves e, como tal, ambos os grupos têm muitas características em comum.

4. A aparência do Atrociraptor

Como dromeossaurídeo, o Atrociraptor era um pequeno dinossauro bípede que podia atingir cerca de 2 metros de comprimento e pesar aproximadamente 15 quilos. Suas proporções eram semelhantes às do Velociraptor, mas tinha um crânio mais curto e mais alto.

Além disso, assim como muitos outros dinossauros, o corpo do Atrociraptor era completamente coberto de penas, que nos braços formavam o que poderia ser chamado de proto-asas. Essa é mais uma indicação de sua relação com as aves modernas.

5. Um predador ativo

O crânio e a dentição serrilhada desse animal indicam que ele se alimentava principalmente de carne. Como outros dinossauros semelhantes, esse réptil seria um predador rápido e ativo, caçando outros seres vivos que existiram durante o final do Cretáceo da atual Alberta, Canadá.

Embora a presa específica desse animal seja desconhecida, os dromeossaurídeos eram caçadores muito flexíveis. Algumas espécies se alimentavam de animais maiores do que elas, enquanto outras se especializavam em vítimas menores.

6. Mãos especiais

Algumas das curiosidades mais impressionantes do Atrociraptor têm a ver com as adaptações de suas extremidades, tanto traseiras quanto dianteiras.

Como já foi comentado, os membros dianteiros tinham proto-asas, formadas por penas semelhantes às primárias de voo das aves modernas. Atualmente, não se acredita que esses dinossauros pudessem voar ativamente com eles, mas provavelmente elas os ajudavam para manter o equilíbrio ou planar brevemente.

Além disso, as mãos desse terópode tinham dedos longos que terminavam em garras, e seus pulsos permitiam uma amplitude de movimento superior à de outros dinossauros. Isso poderia dar a esses répteis a capacidade de agarrar ou manipular objetos – e presas – e interagir de forma mais precisa com o ambiente.

7. A garra assassina do Atrociraptor

Outra das curiosidades mais notáveis do Atrociraptor e de outros dromeossaurídeos é a chamada garra assassina. Essa estrutura óssea consiste em uma modificação do segundo dedo do pé do animal, que desenvolveu uma gigantesca garra em forma de gancho.

Ao caminhar, essa garra era mantida levantada do solo para não perder o corte. Ao caçar, esses dinossauros pulavam em cima de suas presas e cravavam essa garra para se fixar nelas e matá-las.

Uma garra em um fundo branco.

Como você pode ver, embora seja quase totalmente desconhecido, o Atrociraptor é um animal fascinante. Para continuar descobrindo as maravilhas da biodiversidade presente e passada, é fundamental conhecer, valorizar e apoiar o trabalho dos pesquisadores que se dedicam a isso.

Pode interessar a você...
Tipos de dinossauros herbívoros
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Tipos de dinossauros herbívoros

Apesar de seu tamanho enorme e mandíbulas grandes, muitos dinossauros eram herbívoros. Você gostaria de saber mais sobre eles? Então não perca este...