As sete melhores raças de cães de guarda
As raças de cães de guarda têm um instinto natural para proteger seu lar e sua família. Geralmente esses cães tendem a ser leais, destemidos, fortes e vigilantes.
Se você quer uma raça que não só o alerte quando um visitante chega, mas também que saiba intuitivamente quando protegê-lo de uma situação perigosa, então as raças de cães de guarda são ideais para você.
Devido à força e ao tamanho das raças de cães de guarda, é muito importante ter em mente que eles precisam de treinamento e socialização adequados. A seguir, vamos apresentar as sete raças de cães que são mais adequadas para a tarefa de proteger sua casa.
1. Akitas, uma das raças mais populares de cães de guarda
Esses cães musculosos com dupla pelagem são de linhagem japonesa, famosos por sua dignidade, coragem e lealdade. Em sua terra natal, eles são reverenciados como protetores da família e símbolos de boa saúde, felicidade e longa vida. Os Akitas são cães quietos e desconfiados de estranhos e, infelizmente, também são pouco tolerantes a outros animais.
2. Pastor da Anatólia
Os cachorros dessa raça são robustos e imponentes. Eles são caracterizados por seu forte instinto de territorialidade e proteção, pois foram criados para lutar contra os predadores do rebanho de ovelhas em suas terras natais.
São cães inteligentes, pacientes e profundamente leais. Esse pastor protegerá com intensidade seu rebanho (seja de gado, crianças, cães menores, até mesmo o gato da família) contra qualquer adversário.
3. Beauceron
Embora se destaquem por seu porte imponente e poderoso, esses cães também são notavelmente inteligentes, enérgicos e versáteis. Essa raça tem um poderoso instinto de vigilância e proteção, especialmente bom com os mais jovens e indefesos.
Por todos esses atributos, esses cães são especialmente amados pelas mulheres por serem companheiros e protetores leais e sensíveis. É um cão dominante que precisa ser bem treinado e socializado.
4. Boxer, um ícone das raças de cães de guarda
Seus traços marcantes são a lealdade, carinho, inteligência, ética de trabalho e boa aparência. Essa raça é um tudo-em-um. É um cão brilhante e alerta, às vezes desobediente, mas sempre corajoso. O Boxer está há muito tempo entre as raças de cães mais populares dos Estados Unidos.
5. Doberman Pinscher
Elegantes e poderosos, os cães dessa raça possuem um físico magnífico e uma inteligência aguda. O Doberman Pinscher certamente poderia pertencer à nobreza canina, se ela existisse. Essa raça incomparavelmente corajosa e vigilante se destaca orgulhosamente entre os melhores cães de proteção do mundo.
6. Staffordshire bull terrier
Sua aparência ainda se parece com a dos cães de luta que uma vez governaram os poços de combate na Inglaterra. Atualmente, os criadores responsáveis selecionaram uma variedade dessa raça de natureza doce e voltada à família.
De seu passado briguento, o Staffordshire bull terrier mantém seu corpo musculoso, porém ágil, e os traços de coragem e tenacidade. Felizmente, a boa criação transformou esse antigo gladiador em um companheiro gentil e brincalhão com uma sensibilidade especial para as crianças.
7. Thai Ridgeback
Essa raça é conhecida por sua inteligência, resistência e energia. Sua natureza é muito atlética, pois tem uma excelente capacidade de salto. Ele tem um forte instinto de sobrevivência e é um cão de família e leal.
Atualmente os Ridgebacks ainda mantêm muitos dos mesmos instintos desenvolvidos séculos atrás: caçar e observar. Esses cachorros tendem a ser independentes, autossuficientes e buscam sua própria comida. Essa raça tem um forte instinto de sobrevivência, um alto instinto para presas e um notável nível de inteligência.
Cães de guarda, fiéis companheiros
Não é de se admirar que, assim que os cães eram domesticados, os humanos os usavam para proteger seu gado e suas casas. A marca registrada das raças de cães de guarda é a lealdade, pois algumas estabelecem um vínculo especial com um tutor e outras criam o vínculo com toda a família e protegerão cada membro.
Ainda assim, é preciso destacar que nenhum cão é uma ferramenta. Mesmo que se queira que ele realize uma tarefa de proteção, o cão tem uma série de exigências, necessidades e vontades próprias. Um cão nunca deve ser adquirido com o único propósito de proteção, pois isso deveria ser um efeito acessório associado à interação entre o cão e o tutor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Andelt, W. F. (1995). Livestock guard dogs, llamas, and donkeys for reducing livestock losses to predators. Service in action; no. 1.218.
- McGreevy, P. (2008). Comment: We must breed happier, healthier dogs. New Scientist, 200(2677), 18.
- MacInnes, J. W. (1949). Guard dogs. Boxers-Alsatians-Bullmastiffs.
- Green, J. S., & Woodruff, R. A. (1988). Breed comparisons and characteristics of use of livestock guarding dogs. Journal of Range Management, 249-251.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.