Staffordshire bull terrier

De aspecto feroz, mas com uma personalidade terna e carinhosa. Todos os que conhecem um Staffordshire Bull Terrier se apaixonam por ele. Esta raça teve um início pouco desejável, mas com seu grande caráter e seu incrível físico, conseguiu conquistar seus donos, que começaram a se orgulhar deles. Hoje conheceremos e admiraremos ainda mais a esta peculiar raça.

História e origem do Staffordshire bull terrier

As origens do Staffordshire bull terrier estão relacionadas com as dos outros cães das raças do tipo bull. Eles foram criados para caçar e para brigar com touros.

Os cães do tipo bull descendem dos grandes molossos, que eram adestrados para o combate. É descendente direto dos primeiros bulls britânicos, hoje extintos.

Esta raça surgiu de uma mistura desses genes, tipo bull, com os genes do Old english terrier, também extinto. Isso foi feito para se conseguir uma mistura da força e resistência física dos primeiros, com o comportamento alegre e inquieto dos segundos.

Eram desejados, em sua origem, para brigas clandestinas de cães, já que, por seu físico e comportamento, era um cão vencedor. Quando estas brigas foram proibidas, por volta de 1930, os admiradores da raça decidiram criar um padrão regular e apresentá-lo oficialmente como uma raça registrada.

Características

Staffordshire bull terrier

Os Staffordshire bull terrier é um cachorro de tamanho médio. A altura desejável é de 35-40 cm em cruz, em machos e fêmeas. No entanto, o peso desejado encontra-se entre os 12 e os 17 kg para os machos, e entre 11 e 15 kg para as fêmeas.

Como pode ser observado, são cães de baixa estatura e de alto peso. Isto é porque os “staffies” são cães largos e muito musculosos. A cabeça é curta e larga, como a de todos os cães do tipo bull. O pescoço é largo, curto e musculoso. Têm um peito largo e profundo, com as costas bem arqueadas. As patas são curtas, separadas e de ossos largos. Também têm um corpo de porte quadrado e pesado.

Graças a estas características físicas, os “staffies” se movem de maneira ágil e vigorosa.

Têm o pelo liso e curto. Podem apresentar muitas cores diferentes: vermelho, creme, branco, preto ou azul, e qualquer uma dessas cores combinada com o branco. Também há stafforshire bull terriers de cor tigrada.

Comportamento

O Staffordshire bull terrier mistura as características das raças tipo bull com as raças terrier. É valente, tenaz e inteligente, ao mesmo tempo que obstinado e paciente. Tem um comportamento muito equilibrado e previsível.

São cães muito ativos, que demandam exercício físico e mental. São atléticos, leais, divertidos e muito amistosos. Por isso, são cães tremendamente leais ao seu dono, e sentem devoção pelos humanos que formam sua família. Apesar de seu aspecto de animal feroz, são doces, com um grande desejo de agradar o dono, e não pararão até conseguirem isso.

No entanto, não pode ser esquecido que ele compartilha sua genética com os cães do tipo bull. Em sua relação com outros cães, especialmente durante as brincadeiras, podem ser um tanto bruscos e outros peludos podem interpretá-lo mal.

Algumas vezes, podem ser geradas disputas com outros cães, devido à tendência destes Staffordshire de brincarem dando golpes com a boca ou com pequenas mordidas. No entanto, não é nada mais do que uma brincadeira, e as disputas costumam ficar apenas nisso: disputas dentro de uma brincadeira.

A origem desta raça define seu caráter. Procuravam cães fortes e valentes, mas carinhosos, leais e previsíveis em seu trato com as pessoas. Apesar do mau início de sua raça, são cães familiares que guardam uma relação muito boa com os humanos e com outros cães.

Cuidados

O Staffordshire terrier é um dos cães classificados como Potencialmente Perigosos, aos olhos da lei, apesar de seu bom comportamento. Por isso, para poder contar com um na família, em alguns países se pede um seguro de responsabilidade civil. Além disso, ele terá sempre que passear atado à correia e com focinheira.

O caráter do “staffie” é equilibrado e previsível, mas ante qualquer problema de comportamento, devem ser utilizados métodos respeitosos, amáveis e positivos, já que sua teimosia e bravura impedirão que ele aprenda através da dor (colares de castigo ou de adestramento) ou castigos (métodos baseados na dominância).

É um cão ativo e inteligente que precisa tanto de exercícios físicos como mentais. Gosta de correr e de brincar com outros cães, mas também adora passeios na natureza e brincadeiras físicas com seu dono, que representem algo mais do que simplesmente perseguir uma bola.

Por serem inteligentes e terem o desejo constante de agradar os seus donos, gostarão de aprender qualquer atividade, sejam exercícios de obediência básica ou com brinquedos interativos.

O cuidado físico desta raça é muito simples, já que com seu pelo curto só é necessária alguma escovação esporádica para que possam ser removidos os pelos mortos.

Não devemos nos esquecer de fazer revisões veterinárias periódicas, para manter sua caderneta de vacinação em dia e garantir que as doenças mais comuns em sua raça (cataratas e problemas articulares) não prejudiquem sua saúde.

Quem conhece e convive com um staffordshire bull terrier não pode evitar se apaixonar por estes pequenos, mas robustos, cães. Além de seu aspecto imponente, eles têm um coração terno e carinhoso.

Recomendados para você