7 tipos de gato persa

Existem 7 tipos de gato persa que são reconhecidos, cada um com características comuns e diferentes. A seguir, veja mais detalhes sobre cada um deles.
7 tipos de gato persa

Última atualização: 04 Agosto, 2021

Embora aos olhos leigos exista apenas um único gato persa, apenas com cores ou tons de pelo diferentes, são reconhecidos 7 tipos diferentes. Os gatos dessa raça, uma das mais cobiçadas entre os amantes dos felinos, caracterizam-se por sua elegância, ternura e caráter, assim como por seus pelos macios e longos.

Neste artigo, vamos falar mais sobre esses 7 tipos de gato persa, e você verá que reconhecê-los não é nada complicado. Basta observar o formato da cabeça, o tamanho do corpo e a cor da sedutora pelagem. Continue lendo!

Características do gato persa

Os tipos de gato persa têm características mais comuns do que diferenciadoras. Em geral, os gatinhos dessa raça possuem rosto largo, nariz achatado e olhos grandes, redondos e muito expressivos. Suas orelhas são tão pequenas em comparação com a cabeça que até parecem se perder em sua pelagem.

Por falar em pelos, esse é um dos aspectos mais marcantes da raça. É macio, frondoso, longo e espesso, por isso requer cuidados especiais do tutor. Além disso, o cuidado com sua pelagem é fundamental para evitar problemas de pele, nós e emaranhados, por isso a escovação deve constantemente.

Cada raça de gato tem um caráter especial. No caso dos gatos persas, eles se caracterizam por exigir muita atenção. São muito dependentes da família e bastante sociáveis, por isso é comum vê-los em busca de carinho e atenção. A seguir, vamos apresentar detalhes mais precisos sobre cada um dos tipos de gato persa.

1. Silver & Golden

Esse tipo de gato persa é um dos mais reconhecidos, pois possui muitas diferenças em relação ao restante. Sua principal característica é a pelagem, que pode ser encontrada em três tons: chinchila, dourado e prateado. Esse gato se destaca muito, pois não é fácil identificar essas cores.

À primeira vista, é possível ver um gato branco com pontas escuras, principalmente no rosto, nos membros e na cauda. Mas ao se aproximar de frente, você será capaz de observar suas tonalidades com maior propriedade. Seus olhos podem variar do verde profundo ao azul esverdeado.

 

Um gato Silver & Golden

2. Tabby

O tabby é um tipo de gato persa muito extrovertido. Nele, encontramos variações nos padrões de pelo, como clássico, tigrado e cavala, que variam entre prata, azul, chocolate, vermelho, creme, camafeu creme e camafeu. Dentre essa pelagem, destacam-se seus lindos, brilhantes e esbugalhados olhos, geralmente castanhos ou verdes.

 

Um gato persa tabby

3. Bicolor

Os gatos persa bicolor têm uma aparência muito bonita. Suas cores características adicionam muito a esse visual e variam entre smoke e branco, tabby e branco, e cálico. Assim, é possível encontrar gatos persa bicolor que combinam tons de preto, azul, vermelho, lilás, chocolate e creme, sempre com branco.

Em geral, esse tipo de gato persa tende a ter o tronco branco, porém com membros um pouco mais escuros, e um padrão característico na cabeça. Em geral, apresentam no máximo duas manchas por todo o corpo. Independentemente da combinação dos pelos, seus olhos são de cor cobre, exceto para o malhado prateado, que tem olhos castanhos ou verdes.

 

4. Sólido

Os gatos persa solid ou sólidos são facilmente identificados porque seu pelo apresenta uma cor única em todo o corpo e não possui nenhuma marca ou mancha. O tom marrom é o mais comum, porém, podemos ver gatos persa desse tipo em tons como branco, preto, chocolate, creme, lilás, azul ou vermelho.

Esse tipo de gato costuma ter uma característica que se destaca e combina perfeitamente com a cor da sua pelagem, pois quase todos possuem olhos acobreados. A exceção são os persas brancos imaculados, cujos olhos variam entre cobre, azul profundo ou uma mistura dessas duas cores. Na verdade, podem apresentar heterocromia.

 

Sólido: um dos tipos de gato persa

5. Smoke & Shaded

Os gatos persas do tipo smoke e shaded tendem a enganar os olhos quando estão completamente em repouso, pois parecem ter uma cor sólida. Contudo, quando se movem, tudo muda: o manto se abre e sombras de tons fumaça ou névoa são perceptíveis.

Nesse movimento, é possível notar cores como preto, creme, vermelho, azul, creme fumê e azul fumê. Quando o gato nasce, a combinação de cores não é percebida, pois surge várias semanas depois. Ao contrário dos outros tipos de gato persa, estes não apresentam variação na tonalidade dos olhos. Sem exceção, eles são acobreados.

 

Mias um dos tipos de gato persa

6. Particolor

Se você é um amante daqueles gatos de aspecto mais “escuro”, os particolores são a opção ideal. Existem 5 tipos de cores nessa categoria: casca de chocolate, casca de tartaruga, azul creme, lilás creme e carey.

Estes últimos se caracterizam por ter a maior parte da pelagem preta com manchas castanhas e douradas como se fossem “raios” por todo o corpo e rosto. Seus olhos são tão brilhantes que se destacam no meio de suas cores escuras e são sempre um tom acobreado.

 

Particolor: um dos tipos de gato persa

7. Himalaia

Na última posição dessa lista de tipos de gato persa, encontramos o himalaia, talvez o mais popular do mundo. É o resultado do cruzamento de um gato persa com um siamês, daí as características de sua pelagem.

Esses gatos apresentam no manto um padrão de cores diferentes entre vermelho, azul, cinza, lilás e chocolate, que aparecem nos membros e na máscara facial. No resto do corpo, a cor predominante é branco ou bege. Você verá que seus olhos são sempre de um azul vivo, uma característica herdada dos siameses.

 

Himalaia: um dos tipos de gato persa

Cuidando de todos os tipos de gato persa

Cuidar do seu gato persa será uma tarefa divertida e gratificante para ambas as partes. Contudo, lembre-se de que sua pelagem requer cuidados e escovação constantes, aos poucos você vai se acostumando a proporcionar esses cuidados. Além disso, é importante destacar que esses gatos gostam muito de serem mimados dessa forma.

A escovação não só evita que apareçam nós e emaranhados, como também cuida da saúde do animal, evitando que se acumulem bolas de pelo no estômago: esses gatos gostam de ter higiene diária, por isso você os verá se lamber com frequência. Além disso, é uma raça que precisa de limpeza e cuidados no que diz respeito à sua caixa sanitária, pois sua bela pelagem pode armazenar resíduos e bactérias.

Por fim, seja qual for o tipo de gato persa que você tenha, procure levá-lo ao veterinário, cumprir o esquema de vacinação e fazer as consultas e os exames que o profissional solicitar. Saiba que, segundo estudos, os gatos persas são geneticamente predispostos a desenvolver doença renal policística.

Pode interessar a você...
Gatos persas: saiba tudo sobre o seu comportamento
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Gatos persas: saiba tudo sobre o seu comportamento

Os gatos persas têm características que os tornam únicos e belos. Rostos largos e uma pelagem longa e abundante são alguns de seus traços físicos.



  • Behrend, K. (2017). Gatos. Editorial Hispano Europea.
  • Galleguillos Cruz, C. (2007). Estudio epidemiológico de casos de enfermedad renal poliquística en gatos Persa.