Setter gordon: conheça esse lindo cão!
O Setter gordon tem sua origem ligada à caça, embora hoje sejam muito requisitados para concursos de beleza. Seus atrativos são tanto sua pelagem quanto estrutura corporal, bem como sua altura.
À primeira vista, o Setter gordon, também conhecido como Setter escocês, chama a atenção por sua beleza.
Seus pelos brilhantes e cores vivas encantam. Além disso, sua personalidade é igualmente brilhante e excepcional.
A história do Setter gordon
A história do Setter gordon está muito ligada à história de outros cães setters: suas origens estão na caça.
Isso significa que seu trabalho principal era mostrar aos caçadores onde estavam as presas e ir buscá-las quando eram abatidas.
Por conta disso, a raça aperfeiçoou seus sentidos, como o olfato e a audição.
Entretanto, quando os concursos de beleza começaram a se popularizar, eles começaram a concorrer, por causa da bela pelagem e estrutura.
Dessa forma, o Setter gordon passou a ser um cão de concursos e para companhia. Porém, não por isso sua vitalidade e capacidade de trabalho desapareceu.
Características do Setter gordon
O Setter gordon é um cão de tamanho médio e aspecto quadrado.
Além disso, sua estrutura é maciça, graças a seu longo pelo esbelto, enquanto que suas extremidades são longas e seu pescoço majestoso.
Quanto ao peso, os exemplares comuns se situam entre os 25 e 30 kg. Por outro lado, na cernelha, medem em torno de 60 centímetros.
Essas proporções geram um cão ágil, ligeiro e alto.
Suas extremidades são alongadas e sua espalda estreita. Dessa forma, ao correr ou caminhar, ele cria um movimento harmonioso e elegante.
Sua cabeça é ligeiramente alongada, com um nariz quadrado. As orelhas ficam caídas ao lado da cabeça, mas não são tão longas ou grandes. Sua trufa é sempre preta.
Sua cauda é longa e em linha reta. Em repouso, ela fica abaixo da linha da espalda. Em sua base, a cauda começa grossa e vai se afinando.
A característica mais marcante do Setter gordon, no entanto, é sua pelagem. O pelo da cabeça, da parte frontal das extremidades e da parte superior das orelhas é curto e fino.
No resto do corpo, os pelos são compridos e, na barriga, na parte de trás das extremidades e na cauda, se formam franjas.
Apenas pode aparecer na combinação preta e fogo. Sua cor é toda negra, mas há um pouco de dourado nas patas, peito, focinho e sobrancelhas.
Para os criadores, os indivíduos com pequenas manchas brancas são muito cobiçados.
Comportamento do Setter gordon
Todos os cães de mostra são animais inteligentes e o Setter gordon não seria diferente. Esse animal é inquieto e ativo, física e mentalmente.
Ele precisa tanto de bons passeios para se exercitar, quanto de brinquedos interativos para estimular sua inteligência.
O Setter gordon possui uma personalidade doce e adora ficar com sua família.
Eles possuem uma boa relação com todos, inclusive crianças e outros cães.
Não costumam latir muito e em ambientes equilibrados, onde suas necessidades estão garantidas, e em geral possuem um bom comportamento.
Entretanto, não é um cão que gosta de obedecer. Dessa forma, é importante uma educação focada no reforço positivo que busque colaboração e não submissão.
Geralmente, não são cães guardiões ou protetores da família, embora isso dependerá do cão em si e de sua educação.
Além disso, não são cachorros muito territoriais e que afugentam estranhos, apesar de sua estrutura física bastar para assustar os intrusos.
Cuidados com o Setter gordon
A maioria dos cuidados que o Setter gordon precisa está relacionada ao seu pelo fino e delicado.
Ele precisa ser penteado com frequência para desfazer os nós que podem se formar, além de retirar os pelos caídos.
É aconselhável utilizar shampoos especiais para pelo fino que ajudem a mantê-lo hidratado e saudável.
Quanto à saúde, é uma raça de cão geralmente saudável. Entretanto, sua altura e tamanho geram o risco dele sofrer displasia de quadril e torção de estômago.
Portanto, é importante fazer visitas regulares ao veterinário para garantir que seu estado de saúde esteja sempre controlado.
O Setter gordon, assim como outras raças parecidas, começou sua vida trabalhando na caça.
No entanto, graças à sua beleza, muitos deixaram de trabalhar para participar de concursos de cães de raça.
Dessa forma, sua incrível personalidade foi descoberta e eles passaram a fazer parte permanente de nossas famílias.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.