Seu gato mia demais?

· novembro 28, 2018
É assim que os felinos se comunicam, embora, conforme o caso, possam miar muito por doença ou solidão... 

Quando percebemos que nosso gato mia demais, há duas questões que passam pela nossa mente: o que acontece com ele e o que posso fazer? Neste artigo, vamos responder a essas duas perguntas, a fim de resolver este problema chato.

Por que meu gato mia demais

Se nosso gato mia demais, isso é muito chato para nós e para os que nos rodeiam, como vizinhos e parentes.

Além disso, esse comportamento pode ser um sintoma de algum problema que deve ser resolvido o mais rápido possível, por isso é essencial aprender a identificá-lo. Vamos ver algumas:

Doença

Lembre-se de que a única maneira que seu gato tem para se comunicar é o miado, e talvez ele esteja tentando lhe dizer que algo dói ou que algo não anda bem.

Este fator será especialmente importante para se ter em mente se, até agora, seu gato sempre teve um comportamento normal.

Além disso, gatos mais velhos também podem começar a miar demais devido às dores do envelhecimento. Estes miados podem ser o resultado de uma alteração na tiroide, doença renal ou qualquer outra condição.

Busca por atenção

Embora os gatos tenham um caráter independente, quando querem atenção, querem agora e imediatamente. 

Se eles reclamarem e não receberem atenção, sempre ficarão atrás de nós miando sem parar. Eles podem simplesmente querer uma carícia ou que brinquemos com eles.

Não reforce o comportamento dele, porque se toda vez que ele miar você lhe fizer mimos ou der atenção, o gato vai pensar que ele está certo e continuará a miar sem parar.

Fome

É possível que, pelas rotinas diárias da vida, você tenha esquecido de colocar sua comida e nem tenha notado.

Também pode acontecer que o horário de sua refeição se aproxime e ele comece a miar ao seu redor, para que você se lembre.

gato miando

Como no passo anterior, você deve esperar que ele se acalme antes de alimentá-lo.

Se você colocar a comida enquanto ele mia, é muito provável que ele acredite que seu comportamento é admissível e continue a fazê-lo no futuro.

Solidão

Embora os gatos estejam dispostos a passar longas horas sozinhos, se passam muito mais tempo do que de costume é possível que sejam sentimentos de solidão que eles querem expressar com miados.

Esse comportamento pode incomodar muito seus vizinhos e até mesmo causar problemas, então você terá que encontrar uma solução para isso.

Neste caso, por exemplo, você terá que procurar por brinquedos, eletrônicos ou não, para entretê-lo quando estiver sozinho.

Também evite deixá-lo sem companhia por longos períodos. Talvez você possa providenciar um cuidador, ou pedir a um parente ou amigo para visitá-lo e brincar com ele.

Estresse

Esta é uma das causas mais comuns se seu gato mia demais. O estresse vai fazer o seu gato ficar nervoso e não saber para onde ir, por isso ele vai querer acalmar sua mente miando sem parar. Isso é algo muito desconfortável e que deve ser resolvido.

Gato miando

O estresse pode ocorrer especialmente quando houver uma mudança de rotina.

Você terá que tentar resolver os problemas gerados pela mudança da melhor maneira possível, tentando adaptar seu gato gradualmente.

Se você não acredita que há uma causa aparente para isso, é melhor ir com seu animal de estimação a um psicólogo de animais.

Época de calor

Durante os meses de calor, um gato pode miar mais do que o necessário. As fêmeas, devido ao cio, os machos, porque farejam alguma fêmea no cio.

A melhor maneira de evitar isso seria castração ou esterilização, a menos que você esteja disposto a ter a casa cheia de gatinhos.

Acima de tudo, lembre-se de que você não deve ceder aos miados do seu gato, mas tente acalmá-lo e dar a ele o que ele precisa somente quando ele estiver calmo.

Não ignore os miados, porque eles podem, às vezes, indicar problemas. Não o castigue, essa é a única maneira que ele tem de se expressar.

Portanto, se você seguir essas dicas, depois de identificar a causa, verá que tudo é muito fácil de ser resolvido.