Seu gato tem medo de altura?

Seu gato tem medo de altura?

Última atualização: 20 Dezembro, 2018

É normal vê-los subir o mais alto possível em nossas casas e nas árvores. No entanto, há muitos felinos que ficam com medo quando estão no alto. Seu gato tem medo de altura?

Que os felinos adoram alturas não é um segredo. Entretanto, você sabia que pode ter um gato com medo de altura? Se você tem esse problema, vamos explicar por que e o que você pode fazer para ajudá-lo.

Por que um gato tem medo de altura?

Ironicamente, o medo de altura em gatos é mais comum do que imaginamos. Esses animais têm um senso de equilíbrio muito aguçado. Dessa forma, isto permite que eles subam aos lugares mais altos e impensáveis ​​da casa.

Eles gostam de lugares altos pois, entre vários motivos, podem observar tudo de cima. Além disso, se sentem muito seguros, pois é difícil que alguém mais possa chegar lá para machucá-los. Entretanto, mesmo assim, há muitos que são aterrorizados pelas alturas.

Claro, vários fatores entram em jogo aqui. É óbvio que um gato com medo de altura não subirá sozinho, a menos que esteja em perigo. O perigo nos faz agir instintivamente sem pensar muito sobre o que fazemos.

Gatinho em galho de árvore

Se seu gato fica com medo ou se sente ameaçado, pode fugir e subir em um lugar alto. No entanto, se ele tem medo de altura, quando o perigo desaparecer, ele perceberá onde está e ficará paralisado.

O mesmo ou pior pode acontecer se você o coloca em um lugar alto tentando fazê-lo perder o medo.

Fazer isso não só irá incomodar seu gato por causa do medo, mas também porque ele perderá o controle da situação, algo que os felinos odeiam.

Além disso, é até possível que ele sofra de vertigem ou tontura, o que o leva a perder o equilíbrio. Dessa forma, ele evitará ficar longe do solo, já que sabe que pode cair de algum lugar alto no qual subir.

Que gatos sofrem

Embora possa ocorrer em qualquer gato, este caso é visto especialmente em filhotes e idosos. No primeiro, como uma causa de ignorância do ambiente que os rodeia.

E nos idosos, por outro lado, por conta da idade, que lhes causa medo, já que não têm mais agilidade e flexibilidade.

A ataxia, uma doença que pode causar descoordenação dos membros do animal, pode ser uma das razões para seu gato ter medo de altura.

E como última causa especulada, há alguma chance dele ter algum trauma por conta de alguma queda no passado.

seu gato tem medo de altura?

Seu gato tem medo de altura? Ajude-o!

Embora não seja geralmente necessário que um gato esteja nas áreas mais altas da casa, a verdade é que está em sua natureza gostar das alturas.

Um caso real de um gato chamado Oscar e que já é famoso nas redes sociais mostra que há muito que podemos fazer para ajudar se um gato tem medo de altura.

Este felino bonito percebeu que estava a milhares de metros de altura em um avião, algo incomum, já que não podemos ver o solo do avião.

No entanto, o instinto do gato o fez perceber algo que ele não gostou. Dessa forma, ele ficou louco e causou uma situação muito ruim, deixando seu dono em um estado de desespero.

Felizmente, a tripulação tratou Oscar e seu dono como se fossem celebridades e deu a eles todo o cuidado e ajuda que precisavam.

Embora o gato tenha passado todo o voo miando, chorando e muito nervoso, a atitude dos funcionários da companhia aérea conseguiu acalmar seu dono.

Claro, era a primeira vez que seu dono voava com ele, então não havia suspeita de que isso pudesse acontecer.

Milhares de animais de estimação voam todos os dias no mundo

O problema foi no voo de volta. Não havia escolha a não ser voar novamente para voltar para casa. Embora a escolha mais fácil tenha sido sedá-lo, o dono do gato decidiu não fazer isso e passou a viagem apenas dando carinho.

O dono ficou abraçado à caixa de transporte durante todo o voo e dando-lhe carícias, mimos e palavras carinhosas, que mantiveram o animal quieto e silencioso durante todo o voo. No entanto, ainda mostrava que estava desconfortável com a situação.

Portanto, se seu gato tem medo de altura, não o force a nada. Não há necessidade disso. Apenas dê a ele todo o amor que puder. Se por algum motivo ele ficar preso em um lugar alto, ajude-o a descer e dê amor a ele.

Pode interessar a você...
Os gatos também têm medo dos fogos de artifício?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os gatos também têm medo dos fogos de artifício?

Todos sabem que os fogos de artifício são vilões para os cachorros, mas gatos também podem se sentir incomodados com eles. Saiba mais.