Shiba, conhecido como cachorro-gato
O Shiba é constantemente confundido com o Akita, apesar de terem características diferentes. Para começar, é menor, já que é a raça japonesa de menor porte. Hoje apresentamos este cachorro e te contamos por que é chamado cachorro-gato.
Tudo o que você precisa saber sobre o Shiba
Origem
É uma das raças mais antigas que existe e estimam que a chegada no Japão aconteceu no ano 2.000 a.C. Aparentemente são descendentes de cachorros selvagens da China. Não se pode negar a origem asiática.
A principal característica dessa espécie foi a caça e, pelo bom porte físico desse cão, costumava habitar em regiões montanhosas. Por isso, era usado na caça de faisões e outras aves ou pequenos mamíferos que habitavam essas áreas.
A existência do Shiba foi ameaçada quando a caça se tornou um esporte e chegaram ao continente asiático cachorros de outras raças, que começaram cruzar com os Shiba, colocando em risco o pedigree e a sua presença na região.
Graças ao esforço de um grupo de caçadores e investigadores isso não aconteceu, tanto que hoje podemos seguir desfrutando da beleza peculiar desse animal.
Outro perigo perseguiu esse grupo de cachorros durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de que três cães da raça Shiba se mantiveram com vida, originando a que conhecemos hoje.
Características físicas
É um cachorro pequeno, de pelo curto, mas ao mesmo tempo abundante. Como comentamos antes, geralmente confundem com o Akita, mas que na realidade parece uma miniatura.
O corpo, da cabeça à cauda, é robusto, forte, com uma frente larga e olhos pequenos.
Podemos encontrar essa raça tão especial nas cores vermelho, preto e fogo. Embora existam registros de que existem algumas espécies na cor branca, no entanto, não são reconhecidos como de pedigree puro e não são aceitos em nenhuma competição.
Caráter
É um animal ideal para estar com as crianças e como cão de guarda. Apesar de não ser um cachorro de pequenas dimensões, é possível adaptá-los com muita facilidade à vida em um apartamento.
Porém você necessitará fazer muito exercício, porque, com o caráter forte, esse animal precisa liberar adrenalina frequentemente.
Por que é conhecido como cachorro-gato?
Sabemos que os cachorros são bem diferentes dos gatos em todos os sentidos. O Shiba tem uma grande particularidade: costuma ignorar ordens, mesmo vendo o dono regularmente.
Por quê? Por ser independente. É um cachorro carinhoso quando ele quer. Brincalhão, também quando quer. Ou seja: apesar da aparência dócil e fofa, que não dá vontade de soltar nunca mais, não te deixará abraçá-lo constantemente.
É um animal que tem um ritmo próprio. Você pode chamá-lo, mas te responderá positivamente somente quando quiser. Você pode tentar fazer carinho nele e só ficará se tiver disposição para isso. Acontecerá a mesma coisa se você quiser beijá-lo e isso poderá provocar um ataque de raiva.
Sim, é um raça carinhosa, mas atuam como os gatos: deverá dar carinho e amor somente quando ele quiser.
Isso pode ser um pouco frustrante para aquelas pessoas que buscam um cachorro amoroso e que esteja sempre presente na vida do dono. O Shiba não é assim.
Devida a essa independência, é um cachorro que enfrenta bem a solidão. Então se você passa muito tempo fora de casa, possivelmente o Shiba seja o animal que você esteja buscando.
Um pelúcia viva: é a melhor forma de descrever fisicamente essa raça. É fofinho, carinhoso, bonito e com um forte caráter. Mas é um cachorro para o qual, desde o princípio, você deverá mostrar quem manda em casa.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.