Sinais de doença em cães e como detectá-los

· abril 16, 2019
Quando algo está errado com nossos animais de estimação, é importante que estejamos atentos para curá-los o mais rápido possível. Por isso, hoje falaremos sobre os sinais mais comuns de doença em cães.

Conhecer o nosso cão é importante em todos os níveis. Nesse sentido, ser capaz de detectar alguns sinais fisiológicos pode significar muito para a saúde do nosso amigo canino. Nas linhas seguintes, vamos detalhar quais são os sinais de doença em cães e como detectá-los.

Inapetência e problemas bucais

Normalmente, um cão que está em perfeito estado de saúde não perde o apetitePortanto, se observarmos que nosso bichinho parou de comer, a causa pode ser algum tipo de transtorno ou distúrbio. Também podemos detectar falta de apetite se o animal variar de peso acentuadamente.

Alterações alimentares estão entre os sinais de doença em cães

A inapetência costuma estar associada a outros sintomas, como desconforto nas gengivas devido à gengivite, febre ou até vômitos. Se esses sinais persistirem, devemos ir ao veterinário sem falta.

Coceira excessiva

Os cães se coçam naturalmente. Agora, se esse coçar se tornar algo contínuo e com algum sinal de desconforto, podemos estar falando sobre algum tipo de doença em cães. Uma causa provável pode ser a falta de hidratação da pele.

Cão com coceira

Se, por outro lado, o coçar estiver localizado em uma área específica, devemos ter cuidado, pois pode ser um carrapato, uma infecção grave ou alergia.

Os nódulos, possíveis sinais de doença em cães

Qualquer nódulo ou inflamação incomum deve ser um motivo para atenção. Se ao examinar nosso cão detectarmos a presença de alguma massa desconhecida, é necessário avisar o veterinário que nos acompanha. O mais comum é que seja apenas gordura, hematomas ou verrugas.

Cão com tumor no veterinário

No entanto, às vezes aparecem tumores malignos que exigem um tratamento mais controlado e agressivo. Portanto, é importante examinar nosso cão de tempos em tempos para descartar esses tipos de situações.

Outros sinais de doença em cães

Às vezes, doenças ou transtornos podem se manifestar no comportamento de nossos cães. Através de alguns atos incomuns, os cães podem nos alertar de que algo não está certo.

Alguns desses sinais são gemidos, com os quais eles nos alertam para algo que acontece com eles. Tanto a letargia quanto a agitação prolongada podem ser sintomas de que eles estão sendo afetados por algum distúrbio.

Cachorro bravo

A agressividade excessiva em relação a outros cães e seres humanos, bem como uma atitude muito solitária e elusiva, também podem ser indicativas de doença.

Por tudo isso, devemos estar alertas se detectarmos algum desses sinais e, então, agirmos de acordo. A saúde dos nossos amigos de quatro patas é da maior importância.

  • Borie, C., Luisa, M., & Ch, S. (2002). Brucelosis en el perro. TecnoVet8(1).

 

  • García, M. E., & Blanco, J. L. (2000). Principales enfermedades fúngicas que afectan a los animales domésticos. Rev Iberoam Micol17(Suppl), S2-S7.