Skookum, um pequeno gato cheio de cachos

· novembro 23, 2018

Fruto do cruzamento entre as raças LaPerm e Munchkin, o Skookum herda as pernas curtas da primeira e a pelagem encaracolada da segunda.

Além disso, é cheio de energia, requer um espaço aberto para se exercitar e se dá bem com crianças e outros animais de estimação.

O que pode acontecer quando o homem brinca de ser Deus? Bem, muitas coisas. Entre elas, criar novas raças de gatos. Assim surgiu o Skookum!

Conheça o gatinho de pernas curtas e cabelos encaracolados

Esse belo e amigável felino é o resultado do cruzamento entre o Munchkin e o LaPerm. Do primeiro, o Skookum obteve membros curtos. Do segundo, a pelagem encaracolada.

A raça surgiu nos Estados Unidos. No entanto, ainda é considerada experimental por algumas associações felinas.

O nome da raça vem da língua do Chinookan, uma tribo ameríndia do noroeste dos Estados Unidos. Ele significa ‘poderoso’, uma boa maneira de compensar o tamanho pequeno deste gatinho encantador.

O gato Skookum nasce do cruzamento das raças LaPerm e Munchkin. Do primeiro, ficou com as pernas curtas. Do segundo, a pelagem encaracolada.

skookum, um lindo gato

Características físicas do Skookum

Além de suas pernas curtas (as frontais mais que as traseiras) e de seus cachos, o Skookum tem as seguintes características físicas:

  • Boa estrutura muscular
  • As fêmeas pesam entre um quilo e meio e dois quilos. Por outro lado, os machos entre dois e três.
  • Cabeça em forma de cunha
  • Pescoço redondo
  • Olhos expressivos, em forma de noz
  • Sobrancelhas e bigodes cacheados
  • Orelhas grandes e pontiagudas
  • Pelo macio e brilhante
  • Cauda longa e emplumada
  • Cores variadas (branco, preto, marrom, sendo bicolor ou de apenas uma)

Além disso, os machos costumam ter cachos mais marcados do que as fêmeas. No entanto, de qualquer forma, seja qual for o sexo, são animais realmente marcantes por causa de seu pelo.

Um gato engraçado e inteligente

Os gatinhos desta raça são animais amorosos e ativos. Muito sociáveis e inteligentes, eles adoram brincar e se divertir. Além disso, estão sempre dispostos a pular e escalar apesar de suas extremidades curtas.

Seu tamanho também os possibilita se esconder em lugares estranhos. Confiantes e seguros, eles se dão bem com outros animais de estimação e com crianças.

Dessa forma, leve em conta todas essas informações ao escolher um Skookum.

Cuidados exigidos pela corrida

Uma escovação duas ou três vezes por semana, com uma escova de cerdas macias, será suficiente para manter o pelo encaracolado do Skookum em boas condições.

skookum, um pequeno gato cheio de cachos

Sendo uma raça relativamente nova, ainda não foram detectados problemas de saúde.

Entretanto, poderíamos pensar que tendem a ter problemas na coluna, por causa de suas pernas curtas. Porém, até agora esses problemas ainda não foram detectados.

De qualquer forma, para evitar que tal desordem surja no futuro, o gato deve se exercitar todos os dias.

É bom que você saiba que as pernas curtas que alguns gatos apresentam se devem a uma forma de nanismo chamada acondroplasia.

Além disso, alguns criadores propositalmente procuram e utilizam o Skookum – e outras raças de gatos similares – por conta dessa “peculiaridade”.

Assim, você decide se considera esse procedimento louvável ou repugnante. Deveríamos criar novas raças de animais ou não?