Spirulina para a saúde dos cães: 5 benefícios
É necessário conhecer as propriedades da spirulina para a saúde dos cães para decidir incluí-la na dieta ou não. Por isso, neste artigo, veremos quais são os principais benefícios que o seu cachorro vai obter a partir deste suplemento nutricional que, além de tudo, também é natural.
A spirulina é uma alga em forma de espiral com uma marcante cor verde-azulada. Ela pode viver tanto na água doce quanto na salgada, mas o que ela realmente precisa é de uma boa quantidade de sol, graças ao qual crescerá muito rapidamente.
Os 5 benefícios da spirulina para a saúde dos cães
Atualmente, ela não é vendida da mesma forma que ela é encontrada na água, mas sim desidratada e em pó, de uma forma muito mais confortável para utilizar no dia a dia, fácil de dissolver em qualquer líquido. Estes são os 5 benefícios mais importantes da spirulina:
Facilita a digestão
Por causa do tipo de alimentação dos nossos animais de estimação, não é estranho que eles tenham problemas pontuais no sistema digestivo. Tomar spirulina regularmente evita o aparecimento de fungos e bactérias – que se acumulam no intestino – e melhora o sistema imunológico graças à clorofila, um purificante natural.
Além disso, os nutrientes que essas algas contêm são de fácil absorção, o que faz com que o trânsito intestinal do animal trabalhe menos para obter os nutrientes.
Anti-inflamatório
Outra das muitas propriedades que a spirulina traz para a saúde dos cães é a de ser um anti-inflamatório. A ficocianina, presente na spirulina, é um ótimo anti-inflamatório e também reduz a dor, de forma que é muito útil em situações nas quais o cachorro está sentindo dor ou foi operado.
Também é um remédio natural contra a artrite, uma condição que afeta bastante os cães mais velhos, melhorando muito o seu dia a dia. De qualquer forma, ela não apresenta as desvantagens de um anti-inflamatório artificial, como os danos que eles causam ao fígado do animal, por exemplo.
Suplemento nutricional de primeira
Para oferecer uma boa alimentação para o seu animal de estimação, o ideal é incorporar a spirulina à sua dieta, pois ela proporciona uma quantidade adicional de proteínas, minerais, vitaminas, fibras e uma série de componentes que melhoram a saúde do animal.
O seu uso se torna ainda mais importante se o animal estiver se recuperando de uma desnutrição, uma doença na qual ele perdeu peso ou se não tiver apetite, uma vez que, com muito pouca quantidade, você já poderá fornecer a energia necessária.
Protege o fígado
Graças à presença de clorofila e ficocianina, os benefícios que a spirulina traz para a saúde dos cães fazem com que órgãos como o fígado funcionem melhor e eliminem melhor as toxinas.
Outros órgãos que vão agradecer são os rins, pois o seu poder antioxidante os ajuda a eliminar melhor as toxinas do sangue, resultando assim em um melhor estado de saúde e retardando o envelhecimento do animal.
Previne o câncer
Uma das doenças com menor chance de cura para os nossos animais de estimação é o câncer, portanto, fazer todo o possível para evitá-lo nunca é demais. Foi demonstrado que a spirulina possui propriedades que evitam o aparecimento desta terrível doença, decorrentes, mais especificamente, da ficocianina.
Ela evita o aparecimento de células cancerígenas e promove o crescimento das células T, responsáveis pela destruição dessas células malignas. Além disso, se o seu cachorro estiver com câncer e estiver recebendo tratamentos de radiação nos quais os tecidos são muito prejudicados, a spirulina se encarrega de promover a regeneração dessas áreas danificadas.
Dose adequada de spirulina para a saúde dos cães
A quantidade diária de spirulina que é necessária para trazer todos esses benefícios para o nosso animal de estimação é muito pequena, já que ela vem muito concentrada, embora seja recomendável comprar a orgânica ao invés da industrializada, para evitar substâncias indesejadas na sua composição.
Mais especificamente, a dose necessária é de 1/8 de uma colher de café para cada 5 kg de peso, e o ideal é começar com uma quantidade menor para que o organismo do animal, especialmente o sistema digestivo, se adapte à spirulina.
Então, se tudo correr bem, você poderá começar a introduzi-la na sua dieta nas quantidades recomendadas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Soy un perro. Propiedades de la Espirulina en perros. 20 de septiembre de 2017. Extraído de: https://soyunperro.com/espirulina-para-perros/
- Puro menu. Spirulina. El super alimento natural verde para tu perro o gato. 12 de septiembre de 2018. Extraído de: https://puromenu.es/blogs/dieta-barf-puroblog/19403971-spirulina-el-super-alimento-natural-verde-para-tu-perro-o-gato
- Mi perro come BARF. 7 Beneficios de la Spirulina para perros y gatos. 30 de julio de 2019. Extraído de: https://miperrocomebarf.com/7-beneficios-spirulina-para-perros-y-gatos/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.