Superstições sobre gatos

· janeiro 12, 2019
Existem mitos, lendas e, claro, verdades sobre gatos. Por exemplo, todo mundo já ouviu falar sobre a má ou boa sorte que os gatinhos pretos trazem.

Desde que começaram a interagir com os humanos, os gatinhos não passaram despercebidos e provocaram reações de todos os tipos. Portanto, não é estranho que diferentes superstições sobre gatos tenham surgido ao longo da história, muitas das quais ainda persistem.

Prólogo sobre as superstições sobre gatos

Superstição pode ser definida como uma crença contrária à razão. E o gatinho parece ser o campeão no reino animal em levantar essas questões.

Em algumas pessoas, os felinos despertam fascínio e amor incondicional. Em outras, provocam suspeita e desconfiança.

Talvez seja difícil para muitos entender que os gatos nunca serão submissos aos humanos, como os cães são.

A verdade é que muitas das superstições sobre gatos surgiram na Idade Média, em uma Europa supostamente civilizada.

Assim como as mulheres que eram consideradas bruxas, muitos gatos acabaram queimados na fogueira.

Esse ódio e medo irracional para com os gatos os fez quase desaparecer e o território europeu começou a se encher de roedores que distribuíam a ‘peste’ por todos os lados.

Mas, se humanos e gatos sobreviveram a esse estágio sombrio, o mesmo ocorreu com as superstições. A seguir, contaremos a vocês alguns dos mitos que existem sobre isso.

O gato preto e a sorte

gato preto e superstições

Na Idade Média, surgiu a crença de que gatos pretos eram a encarnação de bruxas durante a noite. Hoje em dia, muitos ainda supõem que, se um gato desta cor cruzar seu caminho, trará má sorte e mortes e epidemias acontecerão. No entanto, alguns pensam exatamente o oposto.

Mas existem outras superstições em relação aos gatinhos pretos que variam de acordo com os lugares. Por exemplo:

  • Todo gato preto tem um pelo branco. Aquele que é capaz de tirá-lo sem o animal se irritar terá um amuleto que lhe trará sucesso no amor e muito dinheiro.
  • As mulheres dos pescadores que têm um gatinho preto em suas casas garantem que seus maridos retornem em segurança do mar.
  • Se um animal com essas características aparecer na estreia de uma peça, a sorte acompanhará a apresentação. Mas se algum membro do elenco prejudicar o gatinho, o oposto acontecerá.
  • Um gato preto como presente de casamento, ou que cruze com a noiva na saída da igreja, garante muitos anos de amor ao casal.
  • Se você tocar um gato dessa cor antes de participar de um jogo de azar, a sorte estará do seu lado.

As superstições sobre gatos, assim como nossos amigos miadores, são de todos os tipos e cores, e foram espalhadas por boa parte do planeta. Nós reunimos algumas delas neste post.

Superstições além da cor do gatinho

A lista de crenças sem muito sentido sobre gatos foi multiplicada e gerou diferentes versões transmitidas ao longo do tempo e disseminadas por vários pontos no mapa. Entre elas:

  • Gatos farejam a morte e percebem fantasmas. Se eles sobem na cama de uma pessoa doente, certamente ela morrerá. E se ele se aproximar de um falecido, a desgraça cairá sobre a família.
  • Se você ouvir os espirros de um desses animais, a boa sorte irá acompanhá-lo.
  • Atravessar um riacho carregando um gato traz má sorte.
  • Balançar um desses felinos em um berço gera fertilidade para o casal.
  • Um Felis catus enterrado em um campo garante uma colheita bem-sucedida.
  • Se o animal testemunhar uma discussão em casa, espalhará fofocas sobre a família por toda a cidade.
  • Se o gatinho deixa uma casa, doenças surgirão. E, se você matá-lo, você terá 17 anos de azar.

Gatos e clima

Gatinho olhando pela janela

Existem também diversas superstições que relacionam o comportamento dos gatos a diferentes fenômenos meteorológicos. Entre eles:

  • Se o animal “lava-se” atrás das orelhas, passa muito tempo de barriga para cima ou olha pela janela, com certeza vai chover.
  • Quando ele corre como um louco pela casa toda, arranhando cortinas e almofadas, muito vento está chegando.
  • Se ele dorme com as pernas sob o corpo, o tempo frio está se aproximando.
  • Se ele se sentar de costas para o fogo, haverá uma nevasca.

Algumas verdades sobre o Felis catus

Também se acreditava (ou se acredita) que sonhar com gatos é um prenúncio de má sorte iminente. A realidade é que, se você se despojar dos preconceitos e aceitar os gatinhos como eles são, provavelmente será uma pessoa de sorte de várias maneiras.

Esses animais têm muito carinho para nos dar e é impossível ficarmos entediados com sua companhia agradável.

Mas como se isso não bastasse, está provado, por vários estudos, que a coexistência com um Felis catus é benéfica para a saúde física e mental das pessoas.

Então agora você sabe, melhor do que um amuleto de boa sorte que pode ou não nos dar azar, é compartilhar sua vida com um bichano de carne e osso, qualquer que seja sua cor.