Teddy roosevelt terrier: tudo sobre essa raça

O teddy roosevelt terrier é um cão enérgico que adora agradar aos seus tutores e que se alegra com os passeios diários. A seguir, você aprenderá mais sobre esse cachorrinho que surgiu no continente americano.
Teddy roosevelt terrier: tudo sobre essa raça

Última atualização: 14 Setembro, 2021

O teddy roosevelt terrier é um cão pequeno que só foi reconhecido como raça oficial em 2019. Esse cão, além de se caracterizar por ter o nome de um dos mais reconhecidos ex-presidentes dos Estados Unidos, destaca-se por sua coragem e gentileza.

Da mesma forma, é um cão carinhoso que se comporta muito bem com as crianças, o que o torna uma companhia ideal para a família. Por outro lado, apesar de ter muita energia, destaca-se por ser um cão calmo. Além do acima exposto, o terrier teddy roosevelt é protetor por natureza e tem instintos de rebanho bem desenvolvidos. Descubra tudo sobre ele a seguir.

As origens do terrier teddy roosevelt

De acordo com o American Kennel Club, durante o século XVIII os britânicos introduziram raças de cães no continente americano, como o smooth fox terrier, o Manchester terrier, o beagle, o whippet, o greyhound italiano e o agora extinto white english terrier para controlar pragas de roedores. Assim, com o tempo, o cruzamento desses cães daria origem ao terrier teddy roosevelt.

No entanto, o cão era originalmente uma variedade do rat terrier, mas na década de 1990, os criadores trabalharam para dividi-los em duas raças. De um lado, o tipo A com as pernas mais longas, o rat terrier; e do outro, o tipo B de pernas mais curtas, o teddy roosevelt terrier, que recebeu esse nome em homenagem ao ex-chefe da nação americana porque ele tinha cães de aparência semelhantes a essa raça.

Características do terrier teddy roosevelt

Quanto à sua aparência, o teddy roosevelt terrier é um cão pequeno de estrutura retangular e patas muito curtas. Seu peso pode variar entre 3,62 e 11,34 quilos, enquanto sua altura varia de 20 a 38 centímetros. Esse cão tem corpo compacto, focinho estreito, olhos expressivos e cauda grossa.

Possui também uma cabeça proporcional ao corpo, orelhas de formato triangular e uma pelagem curta e lisa que adere à pele. Além disso, pode ser bicolor ou tricolor, mas a grande maioria dos exemplares são brancos com manchas marrons ou pretas no corpo.

Caráter e comportamento

Como já foi mencionado, esse cão é uma excelente companhia em casa, pois é uma combinação de energia e tranquilidade. Da mesma forma, é um cão leal, inteligente e bastante curioso. Portanto, aprende com facilidade e também consegue se adaptar rapidamente a diferentes ambientes.

No entanto, é um cão que costuma desconfiar de estranhos e está sempre atento quando alguém novo chega em casa. Assim, devido ao seu caráter territorial, o teddy roosevelt terrier acaba sendo um bom cão de guarda, além de ser sempre muito carinhoso com seus tutores.

A educação do terrier teddy roosevelt

É importante aproveitar a capacidade de aprendizagem rápida do teddy roosevelt para proporcionar uma educação que o torne um cão obediente. O ideal é começar com seu treinamento básico, desde filhote para que o animal aprenda coisas como socializar ou realizar suas necessidades em um local específico.

Além do exposto, esse cão adora se divertir e agradar seus tutores, o que facilita seu treinamento. No entanto, também fica entediado facilmente, sendo pouco adequado exercícios muito repetitivos. Devido à sua inteligência, ele precisa de desafios constantes.

Em geral, esse animal de companhia responde muito bem aos métodos de treinamento baseados em recompensas. Ou seja, o reforço positivo é útil nos primeiros anos. Da mesma forma, a paciência é muito necessária em sua educação, já que esse filhote amadurece lentamente.

O reforço positivo é baseado em recompensar os comportamentos apropriados do cão assim que eles são executados.

Cuidado

Como acontece com todos os animais de estimação, é necessário levar em conta uma série de cuidados para garantir que o terrier teddy roosevelt leve uma vida saudável e feliz. Nesse sentido, é recomendável levar seu animal de estimação para passear para que ele possa liberar energia. Da mesma forma, é ideal que ele pratique algum esporte ou participe de jogos interativos.

Por outro lado, em termos de higiene, o teddy roosevelt terrier não requer uma atenção muito especial. Você pode escovar seu  pelo uma vez por semana, mas deve escová-lo com mais frequência quando o animal troca sua pelagem, o que acontece uma vez por ano. Além disso, lembre-se de limpar os olhos, as orelhas e os dentes desse cão, bem como dar banho quando necessário.

No que se refere à alimentação, certifique-se de escolher a dieta ideal com o auxílio de um veterinário, que saberá o que é melhor para seu amigo. Assim, deve-se conhecer com clareza os alimentos que fazem bem ao cão e fornecê-los levando em consideração sua idade, seu tamanho e a atividade física que realiza.

Saúde do teddy roosevelt terrier

Por se tratar de uma raça nova, não há informações específicas sobre as doenças que o terrier teddy roosevelt pode apresentar. Porém, devido à sua proximidade com o rat terrier, acredita-se que esse cão possa sofrer de algumas patologias semelhantes relatadas, como problemas de mordida, obesidade, luxação da patela, displasia de quadril e alergias cutâneas.

Em função do exposto, lembre-se sempre de levar seu animal para consultas periódicos com um veterinário a fim de detectar ou descartar complicações de saúde. Da mesma forma, realize os cuidados mencionados para influenciar positivamente a vida do cão. Não se esqueça de prestar atenção a quaisquer reações incomuns no animal, mesmo que leves ou esporádicas.

Em conclusão, o terrier teddy roosevelt é uma excelente companhia. Esse leal e brincalhão cão nunca hesitará em lhe mostrar carinho. Além disso, com o treinamento correto, ele se tornará um animal de estimação muito obediente. Da mesma forma, ficará sempre alerta em casa, sem se descuidar de seu caráter calmo e afável.

Pode interessar a você...
Cuidados com o bull terrier inglês
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Cuidados com o bull terrier inglês

Conhecer os cuidados com o bull terrier inglês proporcionará ao tutor informações relevantes para oferecer uma ótima qualidade de vida.