Tenho um cão possessivo: o que fazer?
Escrito e verificado por a bióloga Georgelin Espinoza Medina
Os animais de estimação são criaturas adoráveis que nos trazem muita alegria e companhia. No entanto, nem tudo é um mar de flores e, em determinadas circunstâncias, podem surgir comportamentos indesejados, com os quais devemos aprender a lidar. Assim, podemos ter um cão possessivo que merece atenção especial.
A possessão é um tipo de comportamento agressivo demonstrado pelos cães. Se você tem um cão com esses comportamentos, este artigo é para você, pois traremos todos os detalhes relacionados ao problema e ofereceremos as orientações que você deve seguir a esse respeito, não perca.
Agressão por posse e proteção de recursos
Existem diferentes tipos de comportamento agressivo em cães, um deles é a agressão de possessão. Isso se refere a todo comportamento de defesa de um cão contra qualquer recurso ou item, ou seja, a resposta é produzida para proteger algo valioso para ele, seja contra humanos ou qualquer outro animal (podendo ou não ser outro cão).
É comum que os termos agressão por posse e proteção de recursos sejam usados de forma intercambiável. No entanto, para alguns especialistas, o termo proteção é mais amplo e inclui comportamentos, incluindo bloqueio de corpo, manter a guarda com o olhar fixo ou fugir com o item. Por seu lado, outros referem que, como o próprio nome indica, a agressão por posse é a forma mais grave desse tipo de comportamento.
Como é um cão possessivo?
O cão é possessivo com vários itens, por exemplo, sua comida, um osso, um brinquedo, sua cama, e também muito ciumento com seu tutor. O cachorro rosna, mostra os dentes, ameaça e morde quando está com aquele objeto precioso e alguém se aproxima ou quer pegá-lo. Também pode se comportar de maneira hostil com estranhos que se aproximam de seu tutor.
O diagnóstico não é tão simples, requer a descrição do comportamento, especificação dos estímulos, assim como o histórico médico. Em muitos casos, uma análise precisa exige observar ou simular o problema no ambiente natural do animal, ou seja, em casa. Alguns testes também podem ser necessários para descartar quaisquer problemas de saúde que estejam causando o comportamento problemático (como dor).
Os comportamentos agressivos são variados, envolvendo tudo, desde latir e rosnar, rosnar e morder, até morder e atacar.
O desenvolvimento deste tipo de comportamento pode se dever a uma alteração na hierarquia do cão e do tutor, gerando comportamentos problemáticos e perigosos. Especialmente em relação às crianças.
Raças de cães possessivos
Qualquer cão, independentemente do seu tamanho ou raça, pode ser possessivo. No entanto, é verdade que existe uma predisposição genética para alguns tipos de cães. Assim, esse comportamento é encontrado com mais frequência nos seguintes:
- Cocker spaniel.
- Border collie
- Rottweiller.
- Jack russell.
- Golden retriever.
Em um estudo realizado na Área Metropolitana de Nova York, foram avaliados 245 casos de problemas de comportamento em cães mantidos como animais de companhia, dos quais 65 apresentavam agressão por possessão. Destes, 43 correspondiam a machos, 34 íntegros e 9 castrados. Por sua vez, apenas 22 fêmeas, 2 intactas e 20 esterilizadas. Além disso, a maioria era da raça cocker spaniel.
No entanto, isso não significa que todos os cães dessas raças tenham esses problemas de comportamento, pois, além do DNA, existem outros fatores que influenciam o comportamento, um muito importante é a educação.
Além disso, há variação individual no comportamento dos cães. Alguns têm uma resposta agressiva com pouco estímulo, enquanto em outros acontece o contrário e nunca tentam morder.
Como um cão possessivo deve ser corrigido?
A primeira coisa que você deve ter em mente é que os casos de agressão não podem ser resolvidos punindo o animal, pois essa atitude estimula o comportamento violento. Aqui estão algumas recomendações gerais do que você pode fazer com um cão possessivo:
- Tente trabalhar a obediência básica no cão em qualquer cenário, o que inclui ensiná-lo a seguir ordens (venha, sente ou coma). Esses exercícios o ajudam a ver você como seu líder.
- Outras opções incluem alimentá-lo à mão, em lugares diferentes, o que também ajuda a afirmar sua posição de domínio sobre ele.
- Da mesma forma, você não deve deixar seu cão dormir em sua cama em cima de você ou de um membro de sua família, pois essa prática é uma forma de dominação para os cães. É aconselhável que ele tenha seu próprio espaço e cama.
- Se o cão apresentar um comportamento possessivo em relação a brinquedos ou outros objetos, você deve ensiná-lo a deixá-los cair e entregá-los a você quando você os pedir. No começo é mais difícil, você pode começar trocando o objeto por uma bugiganga do seu gosto.
- Também é aconselhável praticar a obediência, começando pela exposição a coisas que lhe são indiferentes e avançando pouco a pouco até chegar ao mais precioso para o cão e com o qual ele tem comportamento possessivo.
Consulte um especialista
Controlar um cão possessivo requer muito cuidado e paciência, podendo até exigir a intervenção de um especialista em comportamento canino. Por isso, converse com seu veterinário de confiança para que ele estabeleça um programa de trabalho para você e seu animal de estimação ou, se achar necessário, o encaminhará a um etologista.
O prognóstico pode ser variável, alguns melhoram de forma significativa e rápida, enquanto outros requerem mais tempo (semanas ou meses). Não desanime e siga sempre as instruções dadas para obter resultados satisfatórios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Brochelt, P. (1983). Aggressive behavior of dogs kept as companion animals: classification and influence of sex, reproductive status and breed. Applied Animal Ethology, 10, 45-61.
- Jacobs, J., Coe, J., Widowski, T., Pearl, D., Niel, L. (2018). Defining and clarifying the terms canine possessive aggression and resource guarding: a study of expert opinion. Frontiers in Veterinary Science, 5,115.
- Morgan, R. (2011). Possessive and territorial aggression in dogs. Recuperado el 09 de octubre de 2022, disponible en: https://www.saintfrancis.org/wp-content/uploads/Possessive-and-Territorial-Aggression-in-Dogs.pdf
- Vega, C. (2004). Estudio clínico prospectivo de las principales anormalidades de la conducta de perros en el hospital de la Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia (FMVZ) de la Universidad San Carlos de Guatemala y una clínica veterinaria privada. [Tesis de grado, Universidad de San Carlos de Guatemala]. http://www.repositorio.usac.edu.gt/7383/1/Tesis%20Med%20Vet%20Claudia%20Vega%20Ruiz.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.