Tipos de leite de acordo com o seu tratamento
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Os diferentes tipos de leite que existem no mercado
Desde o nascimento até a velhice, o leite atende a diferentes necessidades calóricas e vitamínicas dentro de cada faixa etária. A densidade nutricional do leite é uma de suas principais contribuições. Além disso, ele contribui para o corpo com proteínas, gorduras e minerais.
O leite é, sem dúvida, uma das principais fontes de energia. Ele pode ser levado diretamente da teta do animal para o copo, embora isso não seja recomendado.
O ideal é consumi-lo em qualquer uma das suas diferentes formas previamente processadas. Em termos de tratamento, é possível encontrar no mercado, basicamente, dois tipos de leite: o pasteurizado e o termizado.
Embora esses dois tipos de leite possam ser encontrados no mercado, também é possível que a apresentação do leite varie bastante. Nesse sentido, você pode encontrar leite integral, leite desnatado, leite semidesnatado, leite longa-vida, leite em pó, entre outros.
Diferenças entre os tipos de leite
Leite cru
Leite cru é aquele obtido diretamente da teta do animal. Seu sabor é geralmente muito mais forte do que o leite processado. Uma das principais características que diferencia esse leite do processado, além do sabor, é a contribuição nutricional do mesmo.
Embora o leite cru contenha todas as vitaminas naturalmente, é melhor não consumi-lo até que tenha sido processado.
Isso porque durante o processamento do leite também são eliminadas as bactérias que podem ser prejudiciais à saúde do ser humano.
Leite pasteurizado
Provavelmente, o leite pasteurizado é um dos tipos mais populares de leite no mercado. Esse é um dos processos mais utilizados no mundo. Basicamente, ele permite prolongar a vida útil do produto.
Esse processo consiste em submeter o leite a um tratamento, cujo objetivo principal é eliminar microrganismos e bactérias. Dessa forma, não só é possível prolongar a vida útil do produto, mas também torná-lo adequado para o consumo humano.
Tratamentos para o processamento do leite
Leite termostatizado
Esse processo consiste em submeter o leite a altas temperaturas. Mais especificamente, entre 62ºC e 65ºC, por um tempo aproximado de 20 segundos. Ao contrário do leite pasteurizado, esse processo mantém o sabor original do leite quase intacto. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o leite pasteurizado é processado em temperaturas mais baixas, embora existam processos de pasteurização que podem alcançar temperaturas mais altas.
Como o tratamento do leite pasteurizado, o leite termizado possibilita a eliminação de microrganismos nocivos ao consumo humano. Além disso, esse processamento prolonga a vida útil do produto.
Leite UHT
Esse tipo de leite é o mais esterilizado que pode ser obtido no mercado. O processamento do leite visa eliminar absolutamente todos os microrganismos e bactérias que possam estar presentes. Posteriormente, o leite é colocado em recipientes herméticos previamente esterilizados.
É importante e interessante conhecer os diferentes processos com os quais o leite cru é tratado. Cada um desses processos é focado nas diferentes necessidades que surgem ao longo da vida do ser humano.
Nessa análise por idade, nos primeiros anos de vida, o ideal é consumir leite tratado pelo método UHT. Mais tarde, o gosto de cada pessoa e as indicações dos especialistas determinarão o tipo de leite mais adequado para cada pessoa.
O mercado está repleto de diferentes tipos de produtos lácteos, que por sua vez vêm em diferentes formas. Graças aos diversos processos de tratamento, é possível determinar que tipo de leite é o mais adequado para você. Claro, é preciso sempre considerar os requisitos nutricionais de cada um dos membro da família.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.