Tipos de gatos persas

Os gatos persas são fáceis de identificar, mas não seus tipos. Aqui você encontra mais detalhes.
Tipos de gatos persas

Última atualização: 30 agosto, 2022

Embora sua aparência não seja do gosto de todos e a saúde dessa raça não seja muito robusta, muitas pessoas adoram os gatos persas. Você sabia que vários tipos de gatos persas são conhecidos e oficialmente classificados?

De fato, esses lindos gatos com pelos compridos e rostos chatos também têm diferenças entre si. Mesmo assim, não é difícil diferenciá-los, basta observar o formato da cabeça e do corpo, bem como sua cor. Neste espaço, ajudamos você nesse processo, então não deixe de ler.

Características do gato persa

Em geral, você não precisará de aulas para reconhecer um gato persa, seja qual for o seu tipo. Seu rosto largo, o nariz achatado e os olhos grandes (às vezes até esbugalhados) são suficientes para identificá-los. Sua pelagem também é longa e sedosa.

Quanto ao seu caráter, os diferentes tipos de gatos persas tendem a ser bastante exigentes quando se trata de seu relacionamento com o tutor. Eles são muito sociáveis e muitas vezes procuram atenção, beirando a dependência. Eles não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo.

Por outro lado, sua saúde é bastante delicada. Eles são propensos a doenças renais e cardíacas, bem como problemas oculares, respiratórios, digestivos e distúrbios sanguíneos. É por isso que eles exigem check-ups regulares exaustivos no veterinário e cuidados especiais, como escovação diária.

Um gato chinchila.

Quantos tipos de gatos persas existem?

Atualmente, são reconhecidos 7 tipos de gatos persas que diferem em várias características, embora à primeira vista possa não parecer. Aqui você pode conhecer todos eles.

1. Silver & golden

Persas dourados e prateados (ou chinchilas) se enquadram nessa categoria. Não é totalmente fácil identificar essas cores, já que são os que apresentam as tonalidades menos definidas.

Para reconhecê-lo, você deve olhar para seus membros, rosto e cauda. No final de cada um deles, encontrará uma pelagem mais escura, como se fosse a de uma chinchila (daí seu nome). Seus olhos, além disso, são geralmente verdes ou azuis.

2. Tabby

Padrões de pelagem como tigrado ou cavala são encontrados neste persa. As cores, por outro lado, variam entre prata, azul, chocolate, vermelho, creme, creme camafeu e camafeu. Seus olhos, ao contrário do anterior, geralmente são castanhos ou verdes.

A esta variedade de persa é atribuída uma maior sociabilidade do que o resto.

3. Smoke & shaded

Este nome, que traduzido seria algo como “esfumaçado e nublado”, vem do interessante efeito de cor que tem na pelagem. Embora em repouso pareça ter uma tonalidade sólida, ao se mover observa-se uma espécie de “fumaça” de cores diferentes: preto, azul, creme, vermelho, carey esfumaçado, azul esfumaçado e creme esfumaçado, dependendo do espécime.

4. Himalaia

Este é provavelmente um dos tipos de gatos persas que qualquer um reconheceria mais facilmente. Caracteriza-se por ter o mesmo padrão de cores de um gato siamês: branco ou bege em todo o corpo, exceto na máscara facial, orelhas, cauda e extremidades. Nesses pontos, o pelo escurece em tons de vermelho, azul, cinza, lilás e chocolate.

Os olhos, como os siameses, são de um azul claro e intenso.

5. Cor sólida

Esses gatos têm uma cor plana e uniforme em toda a pelagem. Não costumam apresentar padrões ou manchas de diferentes tonalidades, assim como sombras ou áreas mais claras. Você encontrará gatos persa de cor branca, preta, chocolate, creme, lilás, azul ou vermelha.

Seus olhos são sempre cor de cobre. No entanto, há uma exceção para os gatos persas brancos, pois eles podem ter tons de azul ou heterocromia.

6. Bicolor

Como o próprio nome sugere, esses persas têm 2 cores principais, exceto o torso branco e as extremidades um pouco mais escuras. As combinações mais comuns incluem tons de preto, azul, vermelho, lilás, chocolate e creme.

Seus olhos são geralmente sempre acobreados.

7. Particolor

De todos os tipos reconhecidos de gatos persas, o particolor é o único que admite manchas de diferentes tonalidades. Assim, podem ser encontradas combinações conhecidas, como chita, carey, smoke, chocolate, azul creme e lilás creme.

O particolor não deve ser confundido com o tabby, pois este último possui estampas em sua pelagem, enquanto o primeiro remete a manchas de cores diferentes. Os olhos, por outro lado, são sempre cor de cobre.

Considerações antes de adotar

Alimentar um gato recém-nascido é fácil.

Para finalizar, é bom fazer um lembrete sobre as necessidades especiais desses gatos. Embora todos eles precisem de um tutor, lembre-se de que escolhê-los por sua aparência muitas vezes leva a problemas de saúde resultantes da seleção artificial.

Por isso, nunca se esqueça das escovações diárias, das visitas ao veterinário e da atenção e carinho que esses animais tanto exigem. Esses aristocratas do mundo felino são delicados, portanto, certifique-se de dar a eles uma boa vida antes de incluí-los em sua família.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • CFA. (2017-2018). About the Persian. 2019, de The Cat Fanciers’ Association Sitio web: http://cfa.org/Breeds/BreedsKthruR/Persian.aspx
  • Alarcón Alarcón, V., & Hidalgo Terán, K. A. (2016). Frecuencia de presentación de la enfermedad poliquística renal en gatos persas y sus cruces mediante el método diagnóstico de ultrasonografía en clínicas veterinarias y pacientes ambulatorios en Quito y sus valles (Bachelor’s thesis, Quito: Universidad de las Américas, 2016).
  • Gatti, R. M. Enfermedades del gato Persa.
  • Stebbins, K. E. (1989). Polycystic disease of the kidney and liver in an adult Persian cat. Journal of Comparative Pathology100(3), 327-330.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.