Como tratar a constipação em animais de estimação
Animais, assim como os seres humanos, sofrem de problemas estomacais, o mais comum é a constipação em animais de estimação. Isso é muito chato, devido aos problemas que poderá trazer.
Felizmente, não se trata de algo tão sério e, se for apenas essa condição em si, podemos tratá-la de forma natural, com remédios caseiros. As coisas podem ficar mais complicadas se a constipação em animais de estimação for um sintoma de outras doenças, mas também falaremos delas.
O que é a constipação em animais de estimação?
A constipação é a incapacidade de processar adequadamente os alimentos e, consequentemente, a deficiência ou a incapacidade de evacuar os resíduos como deveria ser. É uma condição muito recorrente em cães e gatos e que causa grandes problemas de saúde.
As causas da constipação podem ser variadas, mas as mais comuns são uma dieta inadequada, que causa estragos no sistema digestivo do animal, e a falta de exercícios em geral.
Outra razão para a constipação surgir em animais de estimação são as lambidas excessivas. Os animais engolem muitos pelos, que se tornam uma bola e obstruem o cólon. Além disso, a constipação em cães mais velhos pode ser um sintoma de algum problema renal, e é por isso que merece ser monitorada.
Em qualquer caso, apenas os veterinários são treinados para fornecer um diagnóstico adequado para cada situação. Se o seu cão ou gato apresentar qualquer alteração, é melhor consultar um especialista e sanar quaisquer dúvidas que você possa ter sobre isso antes de iniciar qualquer tratamento.
Trate a constipação em animais de estimação
Uma vez que estejamos livres das dúvidas sobre qualquer outra doença, é possível então acalmar a constipação em animais de estimação. É importante frisar que felinos e caninos têm diferentes metabolismos e, também, apresentam reações diferentes ao mesmo produto, de modo que cada um terá um tratamento de acordo com a espécie.
Em geral, podemos dizer que os remédios dos quais falaremos são muito acessíveis, alguns muito comuns em nossas casas. Muitos produtos são usados diariamente, mas outros podem significar um pequeno investimento.
Para cães
- Água: é o principal componente de uma dieta balanceada e o principal catalisador para todo o organismo. A água permite a plena função do sistema digestivo e ajuda a fazer com que tudo funcione como um relógio dentro do animal.
- Azeite: o azeite proporciona muitos benefícios para o corpo de nosso cão, incluindo o alivio da indigestão. Adicione uma ou duas colheres à comida de seu cão e, em alguns dias, você notará as mudanças favoráveis que este elemento trouxe.
- Exercícios: às vezes uma caminhada curta não é suficiente, então é hora de passar mais tempo fora da casa e até mesmo utilizar uma bola ou algo parecido para o animal se exercitar.
- Alimentos enlatados: às vezes a constipação é devida à falta de líquido na comida, o que faz com que as fezes saiam muito sólidas. Alimentos enlatados são úmidos o suficiente para compensar isso e, juntamente com a ração de seu animal, podem ser uma boa solução.
- Laxantes: o leite de magnésia e outros laxantes ajudam no bom fluxo dos intestinos e geralmente não causam problemas de alergia em nenhuma raça.
Para gatos
- Troque a areia: em alguns casos, o tipo de areia que está sendo usada para aliviar suas necessidades pode desencadear uma alergia, o que impede o desenvolvimento adequado de suas necessidades fisiológicas. Tente mudar a marca e a qualidade e, se o problema persistir, é melhor consultar o veterinário.
- Evite o excesso de peso: gatos gordos tendem a evacuar várias vezes durante o dia, quando é normal fazer isso uma ou duas vezes apenas. Muitas idas ao banheiro irritam o ânus do animal, o que pode piorar a situação quando o animal não consegue evacuar.
- Mudar a dieta: outra razão pela qual um gato sofre de constipação é a má alimentação. Tente mudar para uma marca com outros componentes, que contenha apenas proteína animal. O alimento seco também é uma causa provável de constipação, portanto, variar com alimentos úmidos é um grande alívio.
- Escove a pelagem: isso irá impedi-lo de engolir pelos e entupir seu corpo ao se lamber. Deixe que a escova faça esse trabalho, ao invés de sua língua.
Todas essas opções para aliviar a constipação em animais de estimação são para o caso de o animal não apresentar sinais de gravidade. Se o seu companheiro peludo tem sangue nas fezes ou sente dor, o seu dever é levá-lo imediatamente ao veterinário, para encontrar a solução o mais rapidamente possível.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.