Tudo o que você precisa saber sobre o spitz dos Visigodos

Originário das terras suecas, o vallhund ou spitz dos Visigodos é um cachorro pequeno com uma pelagem curta e dura. Ele é um companheiro excepcional para todas as idades e também um cão de guarda muito eficiente.
Tudo o que você precisa saber sobre o spitz dos Visigodos

Última atualização: 25 julho, 2020

O spitz dos Visigodos ou vallhund sueco é um cachorro bastante ‘moderno’, conhecido por suas patas curtas e seu corpo alongado. Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa raça fabulosa.

História do spitz dos Visigodos

As origens do spitz dos Visigodos são relativamente novas, pelo menos como o conhecemos atualmente. O vallhund sueco tem uma longa história, talvez desde os séculos VIII e IXEle é originário do condado de Vastergotland ao sul do Lago Vanern, na Suécia.

Esse cachorrinho também tem relação com os vikings que se estabeleceram na Inglaterra. Dizem que ele desempenhou um papel muito importante na criação de outras raças, tais como o Welsh Corgi.

No seu país natal, quase foi extinto na década de 1940. Mas, graças a um grupo de criadores que abandonou a prática da endogamia – reprodução entre membros da mesma família – sua população pôde aumentar.

A raça foi reconhecida no Swedish Kennel Club em 1943 e, dez anos depois, mudou de nome para o qual é conhecido hoje em dia: Vallhund – que significa pastor – ou spitz dos Visigodos. Atualmente, ainda é um cachorro bastante raro fora do seu país. Por isso, foi admitido como uma raça no AKC em 2007.

Características físicas

O spitz dos Visigodos é um cachorro pequeno, já que mal ultrapassa os 30 centímetros de altura. Trata-se de uma raça forte, com corpo longo e robusto, cabeça triangular e focinho comprido. Os olhos são castanhos escuros e as orelhas são pontiagudas e eretas.

spitz dos Visigodos

O tamanho da cauda varia de acordo com cada espécime, alguns nascem até mesmo sem ela. Muitos acreditam que ela é amputada, mas essa prática é proibida na Suécia.

Quanto à pelagem, é áspera e curta, com duas camadas: uma interna, densa e macia, e uma externa, mais espessa. É mais comprida no peito e nas patas traseiras. Sua pelagem pode ser cinza, marrom, avermelhada e branca. No pescoço, no peito e na barriga, geralmente é mais clara.

Temperamento do spitz dos Visigodos

O spitz dos Visigodos é um ótimo companheiro, que adora estar cercado por seus donos e que é muito dedicado a eles. Na vida no campo, é usado para o pastoreio e para caçar roedores. Ele é bastante ativo, corajoso e está sempre alerta, com as orelhas eretas.

Entretanto, não é muito gentil com pessoas que não conhece, exigindo alguma socialização e treinamento para não atacar estranhos… Ele é muito hábil em morder os calcanhares! Esse hábito foi adquirido depois de tantos anos cercado por rebanhos, principalmente de ovinos.

Saúde e cuidados com o spitz dos Visigodos

O vallhund é um cachorro bastante saudável e que costuma ser escolhido para certas atividades físicas, tais como agility, flyball, obediência, rastreamento e pastoreio.

spitz dos Visigodos

Além disso, também é um cachorro longevo – que pode ultrapassar os 15 anos de vida – e muito saudável, sem doenças genéticas consideráveisexceto a atrofia progressiva da retina, que aparece como cegueira noturna aos 10 anos.

Devido à sua dupla camada de cabelo, pode resistir a baixas temperaturas, embora não seja recomendado para áreas com neve, uma vez que suas patas curtas não permitem que ele ande corretamente (o animal afunda).

O spitz dos Visigodos não requer muitos cuidados específicos. Você deve escovar o pelo uma vez por semana, verificar as orelhas para eliminar a sujeira e remover qualquer objeto que fique preso à sua barriga, já que ela fica muito perto do chão.

Além disso, não é uma raça muito difícil de cuidar nem de treinar. Lembre-se de que, por ser um cão pastor, exige um certo nível de exercício físico diário. No entanto, uma caminhada pela manhã ou à tarde já será suficiente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.