Quais são os vegetais que os coelhos podem comer?

agosto 28, 2019
Muitos vegetais e ervas que estamos acostumados a comer são adequados para os coelhos, o que permite tornar a sua dieta mais interessante ao oferecer diferentes sabores e texturas.

Muitos dos vegetais consumidos pelos seres humanos também estão entre os que os coelhos podem comer. Hoje, vamos falar sobre quais alimentos é seguro oferecer a um coelho.

Alguns dos vegetais que podem beneficiar seu animal são de fácil acesso, já que pertencem à mesma dieta dos humanos. Por isso, pode ser interessante complementar a dieta do seu coelho com estas alternativas naturais e saudáveis.

Principais vegetais que os coelhos podem comer

  • Raízes: cenoura, chirívia, nabo e beterraba são plantas que proporcionam energia por serem ricas em açúcares naturais, e devem ser consumidas em porções pequenas na dieta do seu coelho.
  • Talos: aipo, acelga e brócolis e as partes verdes dos vegetais são os melhores para o consumo do coelho. São pobres em calorias e ricos em fibras.
  • Folhas: repolho, espinafre, folhas de cenoura, folhas de brócolis, couve, folhas de amora, framboesa ou morango, alface romana e as folhas de rabanete são alguns exemplos de folhas que podemos usar para alimentar os coelhos sem medo.
Coelho comendo folhas de alface

  • Sementes e grãos: Embora a maioria das sementes e grãos que os humanos consomem não sejam venenosas para os coelhos, são alimentos de alto valor enérgico e não são adequados em grandes quantidades. Lembre-se de que os coelhos são, principalmente, comedores de folhas, e não de sementes.
  • Ervas: salsa, manjericão, hortelã, alecrim, sálvia, tomilho, endro e coentro são excelentes petiscos saudáveis. Podem ser cultivados em vasos para proporcionar um suprimento barato e regular.

Tenha um mente que algumas plantas são tóxicas e outras são mistas. Enquanto os tomates são seguros para comer, por exemplo, as folhas do pé de tomate são venenosas para o coelho.

A alimentação com vegetais

Além de compartilhar os vegetais que você come, os coelhos também podem comer muitas partes das plantas que os humanos descartam porque são resistentes e fibrosas, características que as tornam boas para os coelhos.

Neste grupo estão incluídas as folhas de couve-flor, talos do brócolis e as folhas da cenoura.

Os supermercados costumam remover as folhas dos vegetais antes de vendê-los. Você pode tentar visitar mercados orgânicos ou feiras para obter os alimentos frescos.

Ervas para o seu coelho

Muitas das plantas que estão na dieta de um coelho selvagem crescem em jardins como ervas daninhas. Elas podem ser um excelente complemento gratuito para a dieta do seu animal.

As ervas daninhas comuns, que são seguras para que os coelhos comam, incluem trevos, dente-de-leão, cardo, erva-estrela, urtiga, folhas de amora e a bolsa-de-pastor, entre muitas outras.

Coelhos comendo vegetais

É importante ter um bom livro de referência sobre o tema ao alimentar o seu coelho com o que está no jardim, pois algumas plantas e ervas daninhas são tóxicas.

Você deve pegar plantas apenas de áreas que sejam livres de contaminação ou pesticidas, e que não tenham sido contaminadas por outros animais.

Frutas desidratadas

Quando os alimentos frescos são desidratados, a quantidade de água e de nutrientes diminui. No entanto, os açúcares se concentram muito mais. Isso significa que as frutas secas contêm mais calorias, e só devem ser oferecidas ocasionalmente.

Como as folhas são pobres em açúcares, para começar você pode alimentar seu coelho com uma mistura de ambos. Combinar folhas secas com feno é uma boa forma de torná-lo mais tentador para coelhos agitados.

Introdução aos alimentos frescos

Os coelhos não toleram bem as mudanças bruscas em sua alimentação. Uma introdução repentina de grandes quantidades de alimentos frescos pode desequilibrar sua digestão e causar doenças.

Ao invés disso, introduza novos alimentos, um a um, em pequenas porções. Assim, será fácil identificar um tipo particular que altere a digestão do seu coelho.

Você deve ser particularmente cuidadoso ao introduzir alimentos frescos para coelhos jovens. Eles são mais sensíveis, embora não seja necessário evitar os alimentos frescos por completo, como recomendam alguns livros mais antigos.

O ideal é que os filhotes de coelho comam alimentos frescos quando começarem a comer alimentos sólidos.

Se você adquirir um filhote de coelho – com mais de oito semanas – que não tenha comido alimentos frescos, deixe que ele se adapte à nova rotina e ao ambiente antes de começar a introduzir pequenas quantidades de alimentos frescos, como faria com um adulto.

  • https://www.thespruce.com/plants-that-rabbits-eat-at-risk-3976755
  • http://www.kanin.org/rabbits_safe_plants