Identificar pássaros pelo canto: você sabe como?

abril 22, 2018

Saber como identificar pássaros pelo canto é um conhecimento tão desejado que foram criados aplicativos para isso, ao estilo do Shazam. Mas como é possível distinguir tantas espécies apenas por meio de seu canto? Essa habilidade nem sempre é fácil de ser dominada.

Na realidade, as aves emitem sons diferentes o tempo todo. Os mais frequentes são a reclamação (ou choro) e o canto. Cada um deles desempenha seu próprio papel para garantir a sobrevivência da espécie.

Para os estudiosos, as reclamações são consideradas fragmentos de voz mais curtos cuja função é comunicar situações ou estados de ânimo. Um pássaro pode emitir uma reclamação para indicar perigo, para chamar, para indicar que está indo embora ou chegando, etc.

O canto, uma questão complexa

O canto se identifica como uma emissão mais longa, complexa e elaborada. Não há concordância a respeito de sua utilidade. No entanto, a teoria mais aceita é a de que o canto é utilizado para fazer o cortejo durante o período de reprodução.

Canário
Fonte: Juan Tello

Identificar pássaros por seu canto é difícil para os seres humanos por diversos motivos. Primeiro, porque estamos acostumados a dar prioridade à visão, sendo mais fácil distinguir imagens do que sons. Segundo, porque existem diversas espécies de aves com cantos diferentes; e algumas delas até imitam os sons umas das outras.

Foram desenvolvidos guias sonoros e morfológicos para ajudar a identificar pássaros pelo canto. No entanto, não é uma leitura fácil para iniciantes ou pessoas curiosas que buscam adquirir um conhecimento musical.

6 truques práticos para identificar pássaros pelo canto

  1. Observação

A observação é a maneira mais eficaz de aprender a identificar pássaros pelo canto. Ao ouvir um pássaro cantar, você deve prestar muita atenção para associar sua morfologia com o som que produz. No entanto, o mais importante é ouvir atentamente as variações emitidas no canto. Caso contrário, todos parecerão idênticos.

  1. Associe o canto com um som conhecido

Um dos maiores problemas no estudo do canto das aves é conseguir reproduzi-los para um estudo posterior. É difícil memorizar um som desconhecido. Assim como é quase impossível encontrar uma onomatopeia nos manuais ou enciclopédias de aves.

Ao ouvir o canto de um pássaro, é importante tentar associá-lo com algum som conhecido. Por exemplo, o pássaro conhecido como noitibó-da-europa emite um som muito parecido com o de um motor de carro.

  1. Gravar o som

É muito difícil lembrar de cabeça os diversos cantos das diferentes espécies de aves. Portanto, é essencial gravar o canto de cada um.

Pode ser em um gravador ou em seu celular. Leve alguma ferramenta que lhe permita escutar de novo o que você ouviu, para que o som do canto se fixe em sua cabeça.

  1. Investigue

Nenhum conhecimento vem sem esforço. Depois de fazer o “trabalho de campo”, ouvindo e registrando os cantos de diferentes aves, é importante investigar os dados coletados.

Passarinhos sobre cerca

Atualmente, há uma grande documentação baseada na morfologia e/ou na associação de sons de cantos.

  1. Preste atenção no nome do pássaro

Nomes e apelidos de aves muitas vezes são derivados do som que elas emitem. Portanto, um truque interessante é analisar o nome do pássaro e associá-lo a seu canto.

  1. Adjetivar os tons do canto de cada ave

Para aprender a identificar pássaros pelo canto, é necessário aprender a diferenciar os diversos tons que compõem os sons emitidos por cada espécie. Um truque para isso é adjetivar esses tons com qualidades familiares à audição e/ou à visão humana. Por exemplo: um canto pode soar mais metálico, mais agudo, mais parecido com o som de uma flauta, etc.

Alguns estudiosos afirmam que associam os cantos das aves também a situações ou sentimentos comuns às pessoas. Eles dizem, por exemplo, que o pássaro chamariz é muito hiperativo por causa da intensidade e da velocidade de seu canto.

E por que deixar de lado as facilidades da tecnologia? Você também pode aproveitar os aplicativos que permitem reconhecer o canto de uma ave em segundos. Até o momento, o mais indicado se chama “Bird Life” e está disponível para download na Google Play Store. Assim, a tarefa de identificar o canto de um pássaro se tornará muito mais simples.

Fonte da imagem principal: domwlive