Você sabia que existe um peixe voador? Conheça-o aqui!
O peixe voador usa sua capacidade de planar para se elevar por alguns metros e em grande velocidade, para evitar seus predadores. Entretanto, algumas aves de rapina conseguem capturá-lo devido à precisão de suas garras afiadas.
Quando pensamos em um animal que voa, automaticamente pensamos nas aves.No entanto, há também o chamado ‘peixe voador’ que, como seu nome indica, pode mover suas nadadeiras fora d’água para planar vários metros. Conheça-o a seguir!
O que é um peixe voador?
Seu nome científico é Exocétido, porém vulgarmente ele é chamado de peixe voador. Embora pareçam muito raros ou exóticos, a verdade é que há mais de 70 espécies dentro dessa família. Eles vivem especialmente em águas tropicais e quentes.
A principal característica que os diferencia do resto dos peixes é o grande tamanho de suas nadadeiras peitorais.
Em alguns casos, elas medem a metade do seu corpo e permitem que esses peixes planem e voem por distâncias de até 50 metros, por até 45 segundos.
Além disso, eles podem alcançar os 60 km/h e suas nadadeiras batem cerca de 50 vezes por segundo.
Algumas espécies do peixe voador não possuem duas, mas sim quatro nadadeiras grandes (além das peitorais e pélvicas), que lhes ajudam a planar em maior velocidade.
Essa técnica é usada para escapar dos predadores de forma eficaz.
Seus corpos estão cobertos de escamas grandes, mas de consistência macia. Dessa forma, eles podem ser mais rápidos e voar por mais tempo.
Na maioria dos casos, eles possuem cor castanha, branca ou cinza, e suas nadadeiras são prateadas ou brancas.
Como o peixe voador plana?
Se considerarmos que esses peixes medem cerca de 30 centímetros, sua capacidade de “voar” vai mais além de saltar para fora da água. Um exemplo de peixe que faz isso é o salmão.
O processo de “voo” começa embaixo d’água. Inicialmente, o peixe nada com muita velocidade e realiza um salto para sair à superfície, como um avião decolando.
Como a cauda continua em contato com a água, ele move suas “asas” para evitar cair e para apoiar a barriga.
Sem dúvida, é um maravilhoso espetáculo, já que deixam um rastro na água enquanto mostram suas habilidades. Se você for às praias caribenhas no verão, poderá ver ao vivo e a cores suas técnicas e estilos.
Eles sempre aproveitam as correntes de ar para se transportar com menos esforço.
Sua aparência e suas habilidades têm evoluído ao longo do tempo para não ser capturado por predadores.
Entretanto, o peixe voador tem se tornado a presa mais habitual das aves de rapina, que os capturam em pleno voo graças a suas garras afiadas.
Classificação e hábitats do peixe voador
Os chamados “peixes andorinhas” contam com os olhos mais planos que os demais habitantes dos mares, o que lhes permite ver fora d’água.
Eles preferem viver perto da superfície e seu principal alimento é o plâncton, como as baleias. Os peixes voadores habitam principalmente no Caribe, nas Antilhas e América Latina. Porém, também podem ser encontrados no Mediterrâneo e na Ásia.
Nesta grande família de peixes, podemos destacar sete gêneros: Cheilopogon , Cypselurus (incluindo o voador da América Latina, o grande peixe voador e o do Caribe), Exocoetus (como o peixe voador comum), fodiator ( o voador picudo), Hirundichthys (o voador das Antilhas e a Andorinha do mar), Parexocoetus e Prognichthys.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.