Vômito agudo em gatos: causas e soluções

dezembro 1, 2019
Nesse artigo, falaremos tudo sobre o vômito agudo em gatos, um dos sintomas mais comuns e também um dos mais frequentes em emergências veterinárias.

Existem certos comportamentos ou sintomas que, no caso dos gatos, não necessariamente estão relacionados a um risco grave para a saúde. Mesmo assim, o vômito agudo em gatos deve ser monitorado se começar a ocorrer com muita frequência.

Neste artigo, vamos compartilhar mais informações sobre as suas possíveis causas e soluções.

Por que os gatos vomitam?

Antes de tudo, devemos salientar que o fato de um gato vomitar é relativamente normalFaz parte de processos como a expulsão de bolas de pelo, por exemplo.

Porém, se observarmos que o vômito começa a ser recorrente ou que ocorre após certos processos – como depois de comer -, devemos ficar vigilantes e, se necessário, consultar um veterinário.

O veterinário poderá oferecer um diagnóstico mais detalhado das possíveis causas. Porém, se você estiver atento em relação ao tipo de situação em que o vômito agudo ocorre nos gatos, o tratamento será mais fácil.

Existem vários cenários possíveis que desencadeiam os vômitos, e nós listaremos os mais comuns abaixo:

Seu gato come de maneira inadequada

Como sabemos, uma dieta equilibrada e adequada para cada animal é sinônimo de saúde.

Portanto, uma dieta baseada em alimentos que não são os mais adequados para os gatos – como subprodutos difíceis de digerir – causará dor de estômago e dificuldades de digestão, fazendo-os vomitar.

Por que os gatos vomitam?

O vômito também pode estar relacionado ao fato do gato ser alérgico ou ter algum tipo de intolerância alimentar. Se não soubermos a origem dessa intolerância e continuarmos a fornecer o mesmo tipo de alimento, seu corpo não será capaz de processá-lo e o rejeitará.

Comer demais e muito rápido pode causar vômito agudo em gatos

Se o seu animal de estimação tiver o hábito de comer demais, é mais provável que o vômito agudo apareça.

O processo de ingestão e digestão em gatos é diferente do nosso e, portanto, um excesso de quantidade e velocidade na ingestão de alimentos fará com que o sistema digestivo fique sobrecarregado, o que impedirá a digestão correta dos alimentos.

Doenças relacionadas ao vômito agudo em gatos

Existem certas situações cotidianas incomuns que podem estar escondendo distúrbios digestivos em nossos felinos. O vômito agudo é um exemplo, pois está entre os sintomas de doenças como a gastrite aguda.

No caso desta última, a origem desse distúrbio pode ser múltipla: digestão deficiente ou ingestão de qualquer substância tóxica, por exemplo.

Doenças relacionadas ao vômito agudo em gatos

Outras causas subjacentes do vômito podem ser:

  • Parasitas intestinais que alteram o funcionamento normal do organismo do gato.
  • Hipertireoidismo.
  • Pancreatite.
  • Doenças renais.

Soluções para o vômito agudo em gatos

O mais importante é identificar a origem do vômito agudo, se possível. No caso de estar relacionado à alimentação, é fundamental mudar para uma dieta adequada que forneça os nutrientes de que ele precisa e seja facilmente digerível.

Se o seu gato comer muito rápido, uma boa solução é espaçar as porções de comida. Você pode deixar a tigela de comida à disposição por um certo período de tempo e observar se ele mastiga lentamente.

Após esse período, remova a tigela para evitar que a comida se acumule. Outra ideia é dividir a comida em porções menores.

Caso o vômito agudo possa estar relacionado a doenças mais graves, é imperativo que você leve o gato ao veterinário com urgência. Se possível, a coleta de uma amostra de vômito ajudará o veterinário a identificar uma possível causa, o que acelerará o diagnóstico e o início do tratamento.

  • Hernández, C. A. (2010). Emergencias gastrointestinales en perros y gatos. Revista CES Medicina Veterinaria y Zootecnia5(2), 69-85
  • Zeinsteger, P. A., & Gurni, A. A. (2004). Plantas tóxicas que afectan el aparato digestivo de caninos y felinos. Revista Veterinaria15(1), 35-44.