5 animais frugívoros

· outubro 31, 2018
Mamíferos, insetos, pássaros e um único peixe incluem as frutas em sua alimentação, apesar de não serem a base de sua dieta. 

Animais frugívoros são aqueles que se alimentam de frutas, tanto exclusivamente quanto parcialmente. Um quinto dos mamíferos pertence a esse grupo, que depende da abundância de árvores e alimentos em seus galhos. Saiba mais sobre eles neste artigo.

Quais são os animais frugívoros

Os primatas são o principal grupo de animais frugívoros, mas não são os únicos. Também podemos encontrar alguns pássaros, uma espécie de peixe, certos mamíferos e até insetos. Entre eles destacamos:

  1. Pacu

Entre os animais frugívoros, o pequeno pacu (imagem que abre este artigo) é o único representante da família dos peixes.

É uma espécie de água doce que vive na América do Sul, principalmente nos rios da Amazônia, por isso, prefere habitats tropicais e quentes.

As populações de pacus são numerosas e suas mordidas doem muito. Alimenta-se não só de frutos, mas também de algas, sementes e plantas. 

Eles podem pesar até 25 quilos, sendo as fêmeas maiores que os machos. Ambos os sexos têm um ótimo olfato e são atraídos pela gordura, pelo sangue e pela urina.

  1. Orangotango de Bornéu

É um dos primatas cuja dieta é baseada em frutas. Vive na ilha de Bornéu (Indonésia) e, devido à derrubada de florestas, caça, incêndios e tráfico ilegal, encontra-se em estado crítico de extinção.

Orangotango de Bornéu

O orangotango de Bornéu é conhecido por seu andar ereto, como se fosse um ser humano, seus longos pelos marrons e as protuberâncias em seu rosto, que é preto e pelado.

  1. Raposa voadora

Não é realmente uma raposa, mas um morcego que vive em regiões tropicais da Oceania, Ásia e África, distribuída em mais de 50 espécies.

Elas diferem de seus outros parentes porque têm um bom sentido de visão e encontram dificuldades para voar no escuro.

Raposa voadora

Comem frutas e são um agente dispersante de sementes muito importante para a ecologia. 

Agrupam-se em grandes colônias para dormir, sempre penduradas de cabeça para baixo nos galhos das árvores.

Muitos espécimes estão ameaçados devido à perda de habitat, caça ilegal e aos danos que causam nas plantações de frutas (os agricultores as perseguem).

  1. Mosca da fruta

Este inseto pertence à drosófila e, também, é chamado de mosca do vinagre. Alimenta-se de frutos (bananas, maçãs, uvas, etc.), mas em processo de decomposição ou fermentação.

Portanto, eles consomem microrganismos, como leveduras e bactérias. O cheiro que libera uma fruta podre é o que atrai essa mosca.

Mosca da fruta

Além disso, as fêmeas usam os frutos para depositar seus ovos, que também se desenvolvem durante as fases larval e pupal.

Tanto para a desova quanto para sua “dieta”, elas escolhem alimentos carnudos com alto teor de água e açúcares.

  1. Tucano

O último dos animais frugívoros desta lista é uma ave muito famosa, devido ao seu longo e grande bico laranja, assim como suas penas pretas e brancas mais do que impressionantes.

Nativo da América do Sul, o tucano prefere florestas úmidas e espaços abertos.

Tucano

Seu alimento principal são frutas como bagas, embora também possa consumir répteis, insetos e ovos de outras aves. 

O tucano (que não apresenta dimorfismo sexual) tem patas com dois dedos para a frente e dois para trás, para poder se agarrar aos galhos e se alimentar.