5 animais que comem mel
O produto que as abelhas fazem para alimentar toda a colmeia é desejado por outras espécies, que fazem o impossível para obtê-lo. Você gostaria de saber quais são os animais que comem mel? Há outros além do urso!
Exemplos de animais que comem mel
O mel é um produto doce e delicioso que podemos usar para adoçar uma xícara de chá ou uma sobremesa, e isso geralmente é muito apreciado na natureza.
Tão logo as abelhas o produzem, outras espécies ficam desesperadas para consumir esse elixir dourado. Alguns dos animais que comem mel são:
-
Urso pardo
É o primeiro exemplo que vem à mente quando pensamos nos animais que comem mel. A alimentação do urso pardo (foto que abre este artigo) é onívora e pode mudar dependendo da época do ano.
No final do verão, vários animais “saqueiam” as colmeias. E não só devoram o mel, mas também as larvas e as abelhas.
O apetite deles é realmente voraz, já que depois de algum tempo precisarão hibernar durante todo o inverno. E é por isso que ele precisa aumentar seu peso rapidamente!
-
Indicatoridae do Zambeze
Alguns membros da família dos piciformes também são chamados de ‘caçadores de mel’, já que um de seus principais alimentos é o néctar produzido pelas abelhas.
Eles podem ser encontrados na Ásia e na África e são famosos por sua interação com seres humanos.
Suas penas são escuras, seu tamanho é pequeno, e eles têm um bico fino e curto muito habilidoso.
Em qualquer época do ano, estas aves vão às colmeias para se deleitarem com mel e larvas, cera e geleia real.
Eles completam sua dieta com minhocas, aranhas, frutas e pequenos insetos.
-
Texugo do mel
Diz-se que os pássaros Indicatoridae informam o caminho para os texugos (e para algumas pessoas) chegarem às colônias de abelhas.
Por quê? Porque eles precisam de alguém que possa abrir as colmeias para eles.
É aí que o terceiro dos animais que comem mel dessa lista entra em ação.
O texugo de mel é um carnívoro do Oriente Médio, África e Índia, com um corpo robusto e alongado, equipado com unhas adequadas para escavar.
O texugo do mel se alimenta de carniça, roedores, pássaros, pequenos antílopes, lagartos, rãs e invertebrados. Às vezes, come até bagas e raízes, e adora o néctar dourado e doce produzido pelas abelhas.
Destrói as colmeias de tal forma que se tornou uma ameaça para os apicultores.
-
Escaravelho das colmeias
Este inseto gosta tanto de mel que deposita seus ovos nas colmeias para que as larvas se alimentem dele. Por isso, tornou-se uma praga.
Endêmico da África subsaariana, o pequeno besouro se espalhou para outros países, como os Estados Unidos, as Filipinas e a Austrália.
Se um espécime desova na colônia, e as abelhas não estão fortes o suficiente, as larvas podem consumir todo o mel e pólen armazenados, o que seria o fim da colmeia.
Portanto, os apicultores lutam incansavelmente contra esse pequeno besouro marrom escuro de meio centímetro de comprimento, que não vive mais do que seis meses, mas cujo dano à produção é irreparável.
-
Fuinha
Finalmente, outro mamífero carnívoro que, embora possa ter um rosto adorável, é bastante perigoso.
É um predador noturno de tamanho médio que vive no Sul e no centro da Europa, bem como no Sudeste da Ásia e perto do Himalaia.
A fuinha se alimenta de pequenos mamíferos e roedores, anfíbios, insetos, frutas, ovos e mel. Para conseguir comida, pode caminhar bastante dentro do seu próprio território.
Os machos delimitam seu território num diâmetro de entre 2 e 10 quilômetros, no qual preparam uma toca entre rochas ou árvores.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.