5 animais que comem mel

· outubro 31, 2018
Além do urso pardo, há outros mamíferos, insetos e pássaros que ingerem o delicioso e doce néctar das abelhas. Há uma espécie que pode desovar nas colmeias para as suas larvas se alimentarem, o que pode destruir o lar das abelhas.

O produto que as abelhas fazem para alimentar toda a colmeia é desejado por outras espécies, que fazem o impossível para obtê-lo. Você gostaria de saber quais são os animais que comem mel? Há outros além do urso!

Exemplos de animais que comem mel

O mel é um produto doce e delicioso que podemos usar para adoçar uma xícara de chá ou uma sobremesa, e isso geralmente é muito apreciado na natureza.

Tão logo as abelhas o produzem, outras espécies ficam desesperadas para consumir esse elixir dourado. Alguns dos animais que comem mel são:

  1. Urso pardo

É o primeiro exemplo que vem à mente quando pensamos nos animais que comem mel. A alimentação do urso pardo (foto que abre este artigo) é onívora e pode mudar dependendo da época do ano.

No final do verão, vários animais “saqueiam” as colmeias. E não só devoram o mel, mas também as larvas e as abelhas.

O apetite deles é realmente voraz, já que depois de algum tempo precisarão hibernar durante todo o inverno. E é por isso que ele precisa aumentar seu peso rapidamente!

  1. Indicatoridae do Zambeze

Alguns membros da família dos piciformes também são chamados de ‘caçadores de mel’, já que um de seus principais alimentos é o néctar produzido pelas abelhas.

Eles podem ser encontrados na Ásia e na África e são famosos por sua interação com seres humanos.

Suas penas são escuras, seu tamanho é pequeno, e eles têm um bico fino e curto muito habilidoso.

Indicatoridae do Zambeze

Em qualquer época do ano, estas aves vão às colmeias para se deleitarem com mel e larvas, cera e geleia real.

Eles completam sua dieta com minhocas, aranhas, frutas e pequenos insetos.

  1. Texugo do mel

Diz-se que os pássaros Indicatoridae informam o caminho para os texugos (e para algumas pessoas) chegarem às colônias de abelhas.

Por quê? Porque eles precisam de alguém que possa abrir as colmeias para eles.

Texugo do mel

É aí que o terceiro dos animais que comem mel dessa lista entra em ação.

texugo de mel é um carnívoro do Oriente Médio, África e Índia, com um corpo robusto e alongado, equipado com unhas adequadas para escavar.

O texugo do mel se alimenta de carniça, roedores, pássaros, pequenos antílopes, lagartos, rãs e invertebrados. Às vezes, come até bagas e raízes, e adora o néctar dourado e doce produzido pelas abelhas.

Destrói as colmeias de tal forma que se tornou uma ameaça para os apicultores.

  1. Escaravelho das colmeias

Este inseto gosta tanto de mel que deposita seus ovos nas colmeias para que as larvas se alimentem dele. Por isso, tornou-se uma praga.

Endêmico da África subsaariana, o pequeno besouro se espalhou para outros países, como os Estados Unidos, as Filipinas e a Austrália.

colmeia

Se um espécime desova na colônia, e as abelhas não estão fortes o suficiente, as larvas podem consumir todo o mel e pólen armazenados, o que seria o fim da colmeia. 

Portanto, os apicultores lutam incansavelmente contra esse pequeno besouro marrom escuro de meio centímetro de comprimento, que não vive mais do que seis meses, mas cujo dano à produção é irreparável.

  1. Fuinha

Finalmente, outro mamífero carnívoro que, embora possa ter um rosto adorável, é bastante perigoso.

É um predador noturno de tamanho médio que vive no Sul e no centro da Europa, bem como no Sudeste da Ásia e perto do Himalaia.

fuinha

A fuinha se alimenta de pequenos mamíferos e roedores, anfíbios, insetos, frutas, ovos e mel. Para conseguir comida, pode caminhar bastante dentro do seu próprio território.

Os machos delimitam seu território num diâmetro de entre 2 e 10 quilômetros, no qual preparam uma toca entre rochas ou árvores.