5 animais ungulados
Os animais ungulados são aqueles mamíferos que só andam na ponta dos dedos e cujas patas terminam em um casco. Você gostaria de saber quais são eles? Neste artigo nós lhe diremos.
Exemplos de animais ungulados
As características comuns a este grupo de mamíferos são, por exemplo, o fato de que vivem em quase todo o mundo, tanto de forma selvagem como doméstica, e que são herbívoros (só alguns são onívoros).
Além disso, ao caminhar, apoiam-se em seus dedos e suas patas são cobertas por uma espécie de casco. Alguns exemplos de animais ungulados são:
-
Anta
A família das antas, formada por cinco subespécies, está relacionada à dos cavalos e rinocerontes. Portanto, parece que foi feita uma ‘combinação’ entre os dois animais.
Sua principal característica é o focinho alongado, que permite arrancar raízes, folhas e ervas para se alimentar e beber água.
A anta tem um corpo compacto, pernas curtas com quatro dedos nas patas traseiras e três na dianteira.
Sua pelagem é geralmente curta, escura e, em alguns casos, com “padrões” de cores diferentes.
Por exemplo, o tapir-malaio é preto na cabeça, pernas, pescoço, peito e cauda, mas branco nas costas e na barriga.
-
Cabra da montanha
Também conhecida como íbex ibérico, é um bovídeo que vive na Europa, especificamente em cadeias montanhosas e ecossistemas rochosos.
Podem sobreviver nesses lugares graças às suas patas e dedos, cobertos por cascos, que lhes permitem subir entre as rochas mesmo numa encosta íngreme.
Esta espécie possui um grande dimorfismo sexual, já que o macho é maior e possui galhadas três vezes mais longas que as fêmeas. Além disso, eles têm uma barba sob a mandíbula e o rosto é mais alongado.
O pelo depende da localização geográfica e da época do ano: pode ser acinzentado e longo no inverno e marrom e curto no verão.
-
Camelo-bactriano
É outro dos animais ungulados desta lista, conhecido por suas duas saliências e sua capacidade de não beber água por semanas.
Este camelo está relacionado com o dromedário e vive principalmente no sul da Ásia.
Tem membros curtos em comparação com o seu “parente”, e que terminam em um casco forte, para poder caminhar pela areia sem se queimar.
A cor do pelo é castanho escuro, mais comprido ao redor das corcovas, do pescoço e da cabeça.
Graças aos seus pelos, eles podem se proteger do sol, do calor do dia e das baixas temperaturas da noite.
-
Asno
Ambas as espécies africanas e asiáticas são animais com cascos e estão em perigo de extinção.
Quanto ao asno, este também tem membros que terminam em cascos e uma maneira de andar apoiando os dedos no chão.
O asno pertence à família dos equídeos, é um animal muito forte, de baixa estatura, com patas curtas (com listras, como as zebras, ou são negros), orelhas compridas e uma pequena juba ao redor da nuca.
O pelo pode variar entre cinza e marrom ou preto, sendo a barriga um pouco mais clara que o manto.
-
Porco
Finalmente, outro dos animais de cascos mais conhecidos, que podem ser domésticos ou selvagens e cujas características são: patas curtas que terminam em dois cascos, cauda encaracolada e corpo robusto.
Porcos são onívoros (isto é, eles podem comer tanto carne quanto vegetais, frutas ou sementes) e atualmente vivem em quase todo o mundo, exceto em áreas muito frias, como a Antártida.
Seu tamanho pode variar dependendo da subespécie; o menor é o vietnamita, que é muito escolhido como animal de estimação exótico. Quanto ao pelo, pode ser rosado, marrom ou preto.
Como eles não têm glândulas sudoríparas, precisam molhar o corpo com água ou lama para se refrescar.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.