5 espécies de araras

De cores variadas e diferentes combinações de tonalidades, essas aves exóticas habitam as árvores da América Central e do Sul.
5 espécies de araras

Última atualização: 05 outubro, 2018

Coloridas e com um bico característico, essas aves da América Central e do Sul são realmente lindas. No artigo a seguir, vamos falar sobre algumas das espécies de araras mais conhecidas. Cada uma mais linda que a outra!

Que espécies de araras existem?

Dentro da família dos papagaios, o gênero Ara contribui com oito espécies e várias subespécies.

Estas aves impressionantes e de penas chamativas vivem nas árvores das selvas do México ao norte da Argentina. As espécies de araras mais representativas são:

  1. Arara canindé

Ara ararauna (foto que abre este artigo) ou arara azul e amarela, é endêmica da América do Sul. Pode ser encontrada em toda a bacia amazônica, e nos rios Paraguai e Paraná.

Forma grupos de até 30 indivíduos e, como toda a sua família, possui um poderoso bico e uma longa cauda.

Quanto às cores, tem um peito amarelo, plumas e dorso azul-turquesa, rosto branco com linhas pretas nas laterais dos olhos, bico, pescoço e pernas pretas, e cauda amarela em vários tons.

Quase não há diferenças entre os sexos. Podem medir cerca de 90 centímetros e pesar um 1,5 kg.

Formam casais para a vida toda e nunca se separam. Os dois ficam encarregados de construir o ninho, incubando e alimentando os filhotes, que nascem depenados e cegos.

  1. Araracanga

Em alguns países, é chamada de arara macau, e é uma das maiores da sua família: atinge quase um metro de altura.

Sua plumagem é realmente linda: vermelho na barriga, cabeça, pescoço e costas; azul, amarelo e verde em penas e cauda; branco no rosto e bico e cinza nas pernas.

Araracanga

Esta arara é muito social, tem hábitos diurnos e forma grupos de dezenas de exemplares para procurar comida, se protegerem e dormir.

Cada grupo é comandado por um macho dominante e eles são endógamos: se reproduzem entre membros da mesma família.

A dieta é composta de sementes, frutos, néctar, folhas e caules.

Você também poderá vê-los ingerindo minerais das rochas, para neutralizar as toxinas em seus alimentos. Habita selvas tropicais, savanas, florestas abertas e planícies úmidas.

  1. Arara Militar

Outra espécie de arara distinta, também conhecida como papagaio verde, cujo habitat se estende a várias áreas da América Latina.

Com um comprimento de 70 centímetros, mas uma envergadura de 1,10 metro, este pássaro tem uma cor verde predominante, com penas azul-turquesa nas asas, e uma espécie de máscara vermelha acima do bico, que é preto, e entre os olhos.

Arara Militar

Sua cauda é longa e pontuda e suas penas se “abrem” em pleno voo. A íris dos olhos é amarela pálida e as patas são cinza escuro.

Ararinha-de-testa-vermelha

Esta ave endêmica da Bolívia – das florestas e vales dos departamentos de Santa Cruz, Potosí, Chuquisaca e Cochabamba – está em perigo de extinção.

É uma das menores espécies de araras que existe, já que não excede 60 centímetros.

Ararinha-de-testa-vermelha

Seu corpo é, em sua maior parte, verde claro, mas tem algumas áreas laranja e turquesa, e também uma espécie de chapéu vermelho no topo da cabeça.

O bico é preto e ao redor dos olhos, cuja íris é laranja

  1. Arara militar grande

O último da lista também habita as selvas da América Central, especialmente as de Honduras e as do norte da América do Sul: Colômbia e Equador mais precisamente.

Prefere florestas úmidas e baixas até ,5 mil metros acima do nível do mar.

Arara militar grande

Mede cerca de 90 centímetros e pesa cerca de 1,5 quilos. Seu corpo tem um ‘degradê’ de cores, já que na parte superior é verde, no centro é amarelo e na parte inferior é turquesa. 

A cauda é vermelha ou laranja, tem uma espécie de protetor de bico de cor vermelha e não tem plumas ao redor dos olhos.

Vive em grupos de até 40 indivíduos, pode voar grandes distâncias em busca de sementes de cumaru, e formar casais vitalícios, que mantêm o mesmo ninho a cada ano.

Pode interessar a você...
A colorida arara
Meus Animais
Leia em Meus Animais
A colorida arara

A arara é conhecida por sua plumagem colorida e por seu enorme bico, que termina em uma forma curva. Neste artigo vamos contar tudo sobre está lind...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • BirdLife International. 2021. Ara glaucogularis. The IUCN Red List of Threatened Species 2021: e.T22685542A196624397. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2021-3.RLTS.T22685542A196624397.en.
  • Pitter, E., & Christiansen, M. B. (1995). Ecology, status and conservation of the red-fronted macaw Ara rubrogenys. Bird Conservation International, 5(1), 61-78.
  • Rivera-Ortíz, F. A., Oyama, K., Ríos-Muñoz, C. A., Solórzano, S., Navarro-Sigüenza, A. G., & Arizmendi, M. D. C. (2013). Habitat characterization and modeling of the potential distribution of the Military Macaw (Ara militaris) in Mexico. Revista mexicana de biodiversidad, 84(4), 1200-1215.
  • Vaughan, C., Nemeth, N., & Marineros, L. (2003). Ecology and management of natural and artificial Scarlet Macaw (Ara macao) nest cavities in Costa Rica. Ornitologia Neotropical, 14(1), 381-396.
  • Brightsmith, D., & Bravo, A. (2006). Ecology and management of nesting blue-and-yellow macaws (Ara ararauna) in Mauritia palm swamps. Biodiversity & Conservation, 15(13), 4271-4287.

Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.