5 espécies de corvos

· junho 2, 2018
A capacidade intelectual dessa ave, presente em praticamente todo o mundo, tem sido objeto de estudos científicos, alguns são capazes de roubar comida de seus congêneres.

É um dos animais mais inteligentes do mundo, já que pode até “ordenar” aos predadores para abrirem a carniça para eles poderem se alimentar dela. Neste artigo, iremos falar sobre algumas das espécies de corvos que habitam o planeta. Elas são muitas mais do que você imagina!

Quantas espécies de corvos existem?

O gênero dos Corvus é uma grande família, composta por mais de 40 subespécies diferentes e que habitam quase todo o planeta. Embora, a maioria seja preta, há também outras espécies de corvos de cor cinza ou branca, em suas plumagens ou bicos. Alguns destes são:

  1. Corvo comum

O corvo grande ou comum – foto que abre este artigo – é o mais famoso de todos, pois habita quase todo o hemisfério norte. Pode medir cerca de 70 centímetros de comprimento e pesar pouco menos de dois quilos.

Ainda que na juventude se mova em grupo, quando formam um casal, estes permanecem juntos por toda a vida, em um mesmo território. Quanto à sua dieta, ele baseia sua dieta em carniça, insetos, frutas, cereais e pequenos animais.

Sua plumagem é completamente preta – assim como as pernas e o bico – e tem a capacidade de imitar sons e de ocultar objetos brilhantes, já que possui o maior cérebro de todos os pássaros.

  1. Corvo de bico grosso

Também conhecido como corvo da selva, vive no sudeste da Ásia, em florestas, jardins, parques, campos de cultivo e campos abertos. Por exemplo, no Japão, ele colonizou algumas cidades, onde se alimenta de lixo e “rouba” elementos chamativos, como pedaços de alumínio e vidro, para construir seu ninho. Lá ele é considerado uma praga, devido ao crescimento populacional da espécie nos últimos tempos.

espécies de corvos

O corvo de bico grosso não tem mais do que 60 centímetros de altura, tem um bico bastante largo e um tanto “pontudo”, suas pernas são cinzas. A plumagem não é completamente preta, já que a parte inferior do corpo e a cabeça são de um cinza-escuro.

  1. Corvo americano

É preto como o seu parente, o corvo comum. Se distingue dele pelo seu tamanho: o americano não excede 50 centímetros. Vive nos Estados Unidos, tanto na floresta como no deserto.

Uma de suas principais características é o chamado grito: curto, rápido e forte. Quando ele emite esse som, ele move a cabeça de cima para baixo, como se estivesse dizendo sim. Às vezes, ele pode imitar os cantos de outras aves.

Corvo

Seu corpo inteiro é preto, tem uma cauda longa e um bico de cerca de cinco centímetros, que pode variar de acordo com a sua localização. É uma das espécies mais conhecidas de corvos, embora não tão difundida.

  1. Corvo woodfordi

Nativo das Ilhas Salomão e proximidades da Oceania, esse corvo forma pequenas famílias com as quais ele viaja voando baixo em busca de frutos e insetos. Quando ele não está comendo, ele se esconde entre as folhagens e as copas das árvores.

Corvo woodfordi

Com um corpo robusto, mas não muito alto – cerca de 40 centímetros – este pássaro tem uma cauda curta e uma forma retangular. Sua cabeça é bastante grande em relação ao tronco e atrai a atenção pelo seu bico de cor marfim e por seus olhos com íris branca, o que o diferencia de outras espécies de corvos.

  1. Corvo do Alasca

Também chamado de “corvo do Norte”, cujo o nome científico é “corvus caurinus”, é outra ave nativa da América do Norte, mais especificamente do Noroeste, incluindo o Alasca, a Colúmbia Britânica e o Estado de Washington. Prefere praias e costas, embora também possa ser encontrado em áreas urbanas.

Corvo do Alasca

Sua plumagem é igual à do corvo comum, mas difere dele por seu tamanho (o corvo do Alasca é cerca de 10 centímetros menor). Sua dieta é baseada em caranguejos, peixes, mexilhões, mariscos e restos marinhos.

Não há diferenças entre os sexos, apenas a parte da incubação nas fêmeas e a protuberância cloacal nos machos. Faz ninhos em falésias, arbustos e árvores e, a cada ano, põe entre quatro e cinco ovos.