5 espécies de faisão: conheça-as aqui

março 3, 2019

Da Ásia, as espécies de faisão apresentam um dimorfismo sexual acentuado. Dessa forma, os machos são maiores que as fêmeas e têm plumas coloridas e vistosas, bem como caudas mais longas.

Conhecidas por suas longas e coloridas caudas, essas aves, parentes das galinhas, vivem tanto em liberdade como em cativeiro.

Neste artigo, falaremos sobre algumas das espécies de faisão. Elas podem ser encontradas principalmente na Europa, no sul da Ásia, no centro da América do Norte, na Oceania e no sudoeste da América do Sul.

Quantas espécies de faisão existem?

O faisão é uma ave galiforme nativa da Ásia, mas que se espalhou por diferentes partes do mundo. Prefere viver em florestas abertas e prados.

Além disso, o dimorfismo sexual nesta espécie é realmente pronunciado, já que os machos possuem tamanho maior, cauda mais longa e penas mais coloridas.

As espécies de faisão abrangem cerca de 90 e estão distribuídas em 17 gêneros diferentes. Em todos os casos, são aves gregárias que preferem correr a voar e que se alimentam no chão. Entre elas, destacamos:

1. Faisão comum

O faisão comum é nativo da Ásia e os machos medem cerca de 90 centímetros. No entanto, metade do seu tamanho corresponde à cauda.

A plumagem é acobreada, com manchas violetas, douradas e avermelhadas. Além disso, sua cabeça e pescoço são verdes e azuis metálicos, assim como a cauda.

Ele possui uma pluma voltada para trás. As fêmeas são marrons, com penas salpicadas e cauda curta.

pássaro faisão

Eles se alimentam do que encontram no solo (frutas, sementes, folhas, frutos e pequenos animais), dormem em árvores e correm a até 90 km/h se estiverem em perigo.

Os machos praticam a poligamia. Dessa forma, possuem entre 6 e 10 fêmeas em seu harém, e todas aninham e incubam ao mesmo tempo.

2. Faisão de prata

Também chamado de Faisão de Amherst, em homenagem à esposa do governador de Bengala, Sarah Amherst, que introduziu esta espécie na Inglaterra. Trata-se de uma ave nativa do sudoeste da China, sudeste do Tibete e norte da Birmânia.

Faisão de prata

O macho mede 1,2 metro e sua cauda chega a 80 centímetros. Sua cabeça é prateada com preto, a cauda é larga com um final avermelhado e depois preto e branco ‘listrada’.

Além disso, seu corpo é branco na barriga e azul no pescoço e nas costas. A fêmea apresenta plumagem castanha malhada. Eles se alimentam de folhas, grãos e invertebrados, que caçam na terra.

3. Faisão venerado

Em inglês é chamado Reeve, por conta do naturalista britânico que introduziu uma das mais belas espécies de faisões na Europa. Ele é comumente criado em cativeiro.

A plumagem masculina é muito marcante e brilhante. Seu rosto possui uma máscara branca e preta, suas penas são laranja com bordas pretas e a barriga é branca. Além disso, possui uma cauda longa – de até 130 centímetros – com listras brancas e pretas.

Faisão venerado

Ele se assusta muito facilmente, é um pouco nervoso e ativo. O faisão venerado é robusto e delicado. Ao contrário de outros de seu tipo, é monogâmico.

Entretanto, possui a capacidade de fertilizar cinco fêmeas em um único dia. A fêmea cava um buraco no solo, cobre com ramos e folhas e deposita entre 12 e 14 ovos, que incuba durante quase um mês.

4. Faisão ensanguentado

Seu nome se deve a manchas avermelhadas nas penas da testa, peito, garganta, partes da cauda e pernas (nos machos).

Além disso, as fêmeas são mais avermelhadas e ambos os sexos têm um anel ao redor do olho, em tom carmesim.

pássaro Faisão ensanguentado

São conhecidas 14 subespécies de Faisão ensanguentado, que diferem umas das outras pela variedade de penas vermelhas e negras que possuem.

Todos moram nas montanhas do noroeste da China, no norte da Birmânia, no Nepal e no Tibete. No entanto, preferem florestas de coníferas e áreas de matagal.

5. Faisão de Ouro

A última das espécies de faisão nesta lista é nativa da China e da Birmânia, embora agora possa ser vista em outras regiões asiáticas.

A plumagem dos machos é realmente marcante: barriga e pescoço vermelhos, cabeça e início da cauda em amarelo, nas costas azul, vermelho, laranja e preto, e cauda muito longa e acinzentada. As fêmeas são marrons e pretas, com caudas mais curtas.

Faisão de ouro

Todos os anos, colocam entre 4 e 20 ovos, que são incubados durante um mês pela mãe, que tem uma cor semelhante às folhas e ramos. Dessa forma, ela fica camuflada para se proteger de predadores.