5 menores raças de gatos: conheça aqui!

· outubro 11, 2018

O tamanho pode ter um papel fundamental nos lugares em que o espaço é limitado. Estes felinos se encaixam e se adaptam a qualquer canto de um pequeno apartamento. Então, conheça aqui as 5 menores raças de gatos!

Se você quer adotar um animal de estimação, mas não tem muito espaço em casa, uma boa ideia é escolher entre as menores raças de gatos. Algumas raças são caracterizadas por ter um pequeno tamanho, mesmo quando adultos.

Quais são as menores raças de gatos?

Talvez você não conte com muito espaço em casa, ou prefira um animal de estimação que seja fácil de cuidar. Para isso, recomendamos escolher entre as menores raças de gatos a seguir:

1. Singapura

Embora seja uma raça antiga, apenas há algumas décadas recebeu o reconhecimento que merece. Originou-se em Singapura, onde é muito comum vê-la andando pela rua, e ficou famoso depois de ser levado para França e Grã-Bretanha.

O gato singapura – foto que abre este artigo – é o menor do mundo. Ele tem a cabeça redonda e o focinho curto, seus olhos são amendoados e seu é corpo robusto e musculoso. Sua pelagem é curta e fina, com cores claras, principalmente marrom.

Quanto à sua personalidade, ele é ativo, brincalhão e muito carinhoso. É conhecido por seu temperamento afetuoso, e isso acrescenta pontos para escolhê-lo como animal de estimação.

2. Devon rex

Esse é outro exemplar de uma das menores raças de gatos existente. O Devon rex surgiu do cruzamento de dois gatos domésticos comuns no Reino Unido, precisamente no condado de Devon, daí seu nome.

Sua principal característica é o manto denso e encaracolado. Solta poucos pelos e pode ser ideal para pessoas alérgicasAlém disso, suas orelhas grandes e olhos ovais são características marcantes.

Devon Rex

O Devon rex emite um miado muito suave, quase imperceptível, e é um animal muito carinhoso e vigilante. Por isso, você vai, sem dúvida, querer tê-lo como animal de estimação!

3. Skookun

Esse gato é originário dos Estados Unidos e, além de seu pequeno tamanho, também é conhecido por seus pelos crespos – como o dos Poodles – e suas pernas curtas. Surgiu após o cruzamento de duas raças, LaPerm e Munchkin, por isso é reconhecido como uma raça de ‘gato experimental’ que não pode participar de certas competições.

Gato Shookun

O Skookun pode pesar cerca de três quilos – quando adulto, parece com um cachorro – e seu nome deriva de uma tribo norte-americana.

Na língua dessa tribo, a palavra shookun significa doce, divertido e inteligente: suas três qualidades principais! Ele é um gato muito carinhoso e gosta de estar cercado por sua família. Sendo assim, é ideal para uma casa ou apartamento.

4. Korat

É um gato antigo, originário da Tailândia. Recentemente foi conhecido fora da Ásia, quando começou a ser exportado para Europa e Estados Unidos, há algumas décadas.

Korat: uma das menores raças de gatos

O Korat tem um corpo compacto, muito elegante, com cauda e orelhas largas. Pode pesar entre dois e quatro quilos e sua pelagem é prata-azulada. É muito carinhoso com a família, porém um pouco arisco com crianças e estranhos.

É uma raça muito inteligente que gosta de ambientes tranquilos. Além disso, ele adora descobrir coisas e brincar, podendo passar horas pulando e correndo. Seu miado é particular e melodioso, embora ele também utilize outros sons para expressar seus desejos.

5. Munchkin

A última das menores raças de gatos nessa lista surgiu de uma mutação genética natural. A principal característica dessa raça é possuir as patas mais curtas que qualquer outra.

No entanto, isso não impossibilita-o de caminhar, saltar ou brincar. Essa mesma mutação genética está presente em cães como Basset hound e salsichas.

O Munchkin é um gato pequeno, pesando cerca de três quilos. Sua pelagem é longa e sedosa e pode ser de diferentes cores e padrões. Trata-se de um animal  de estimação muito ativo, brincalhão, intrépido e curioso. Por isso, é perfeito para casas onde há crianças.

Se você quer adotar um gato pequeno, essas são as raças mais indicadas. Elas não exigem muitos cuidados, são carinhosas, se adaptarão a seu lar e serão as melhores companhias.