5 raças de gatos asiáticos

· dezembro 5, 2018
Com aspectos realmente marcantes, esses felinos se destacam por sua agilidade e comportamento, assim como por fazer parte da cultura dos países orientais.

Os gatos domésticos são um dos animais de estimação mais queridos do mundo, embora no Oriente e na Ásia eles tenham um simbolismo a mais. Nessas regiões, simbolizam boa sorte, prosperidade e dinheiro. Hoje, vamos falar sobre algumas raças de gatos asiáticos muito venerados em seus países.

Raças de gatos asiáticos

Não há dúvida de que os gatos são seres extraordinários e que nos surpreendem todos os dias com suas travessuras.

Em algumas áreas do planeta, eles também são reverenciados por seus supostos “poderes. Conheça algumas das raças de gatos asiáticos. As mais populares estão logo abaixo:

  1. Siamês

Abrindo a lista de raças de gatos asiáticos, temos um representante da Tailândia, o antigo Reino do Sião, para sermos mais precisos.

Conhecido por seu corpo esguio, sua pelagem clara e olhos azuis (foto que abre este artigo) é geralmente bastante ‘falador’ e mia constantemente, sobretudo as fêmeas, quando estão no cio.

Além disso, ele é conhecido por sua grande personalidade e por demonstrar sua insatisfação com certas situações.

A curiosidade típica de todos os felinos é maior nesta raça: o siamês não sai de nenhum local sem antes inspecioná-lo. Também é bastante ativo, como muitos gatos asiáticos, e carinhoso.

  1. Persa

Neste caso, nós nos mudamos para o atual Irã, onde um gato verdadeiramente elegante, sofisticado e majestoso foi criado.

É considerado aristocrático e, devido à sua beleza, rapidamente sua população se expandiu da Ásia para a Europa e América.

Gato persa

O persa é um gato de tamanho médio a grande, com uma cabeça arredondada e massiva, rosto achatado e olhos salientes.

Seus pelos são abundantes, longos e sedosos; a cauda também é peluda e arredondada na ponta. Pode apresentar todas as cores, embora na maioria dos casos sejam pretos, marrons ou brancos.

  1. Bobtail Japonês

Voltamos ao leste do continente para encontrar uma das mais curiosas raças de gatos asiáticos. Sua principal qualidade é ter uma cauda curta como se fosse um coelho, o que é provocado por um gene recessivo.

Nativo do Japão, o bobtail é muito importante para a tradição deste país. Até mesmo o famoso Maneki-Neko (o gato da sorte) é inspirado nesta raça. É, também, o personagem Hello Kitty!

gato bobtail japonês

De tamanho médio, rosto triangular e orelhas pontiagudas, este gato tem um pelo sedoso, comprido ou curto.

Seu corpo é alongado; como muitos gatos orientais, seu nariz é comprido e seus olhos são grandes. É um gato muito ativo, curioso e brincalhão. Ele não suporta a solidão.

  1. Angorá

Esta é outra raça de gatos asiáticos cujo passado é bastante remoto. Ele vem da região de Ancara, na Turquia, e os espécimes com olhos distintos (de duas cores diferentes) são considerados puros e tradicionais.

Gato angorá com heterocromia (olhos com cores diferentes)

angorá pode ter pelos de várias cores: branco, marrom, preto, creme, avermelhado, azulado ou malhado. Quanto ao seu temperamento, é um gato bastante miador, ativo, curioso, ágil e inteligente.

Além disso, ele é muito fofinho, embora não goste de ser segurado nos braços por muito tempo.

  1. Ceylon

O último dos gatos asiáticos nesta lista é originário do Sri Lanka, no sudeste da Índia. Trata-se de uma raça não difundida para o resto do mundo. Em seu país natal, ele é considerado um símbolo de boa sorte.

gato Ceylon

É um animal pequeno, pesando em torno de cinco quilos, e suas características físicas mais proeminentes são as orelhas grandes e as linhas listradas na cabeça e no manto.

Em relação a sua personalidade, ele é bastante sociável, se dá bem com pessoas e com outros animais de estimação, e se adapta bem à vida na cidade.

Não há dúvida de que os gatos asiáticos são muito simpáticos e chamam a atenção por sua agilidade e comportamento. Você já está pensando em levar um para casa?