6 curiosidades sobre a savana africana

junho 1, 2019
Você conhece os segredos e curiosidades da savana africana? Vamos te contar tudo sobre a sua flora, fauna e paisagens.

Certamente você já ouviu falar bastante sobre a África, mas provavelmente não conhece muitas das curiosidades sobre a savana africana. Hoje, queremos falar um pouco mais sobre esse ecossistema que abriga diferentes espécies de plantas e animais.

O que é uma savana?

Uma savana é uma extensão de terra com planícies e muito pouca ou quase nenhuma vegetação. A maioria delas é encontrada na África, embora também possamos encontrar algumas na Austrália, na Ásia e na América do Sul.

Seu clima geralmente é quente, com temperaturas entre 20 e 30 graus Celsius. Seu solo avermelhado é rico em ferro e, como o seu relevo é plano, nas épocas de chuva, que são muito frequentes, geralmente se formam pântanos.

Existem vários tipos de savanas: montanhosas, temperadas, intertropicais e mediterrâneas. Cada uma delas difere nas suas características. Curiosamente, nas temperadas, há invernos muito frios e secos. Todas elas podem ser encontradas na África, cada uma com o seu próprio encanto particular.

Curiosidades sobre a savana africana

Sua fauna

Savana africana

Talvez ao ouvir falar em savana africana você pense em leões, girafas e elefantes. Pois bem, eles existem, mas apenas na savana mediterrânea. Este tipo de savana se destaca por sua vegetação escassa, seu solo pobre e seu ambiente semiárido.

Isso não significa que nas diferentes savanas que não sejam mediterrâneas você não possa encontrar espécies de animais, longe disso. Sim, há animais, mas eles são diferentes. Portanto, se você quiser encontrar os animais mais característicos da África, aqueles que são vistos ao fazer safáris, você deve visitar uma savana mediterrânea.

Dependendo da flora, assim serão as espécies de animais que a habitam. Pois bem, dada a vegetação escassa existente nelas, é a lei do mais forte que reina. Todas as espécies que habitam a savana africana fazem parte de uma pirâmide de presas e predadores.

Cada animal será capaz de obter o seu alimento a partir de outro animal, de tal forma que, assim como acontece na selva, apenas os mais fortes sobrevivem. Ou melhor, os mais rápidos.

Os poucos lugares para se esconder fazem com que seja muito difícil para que um animal sobreviva quando o seu predador começa a persegui-lo.

Sua localização

Mesmo que possamos encontrar savanas em muitas partes da Terra, e que elas sejam diferentes umas das outras, todas elas têm algo em comum: a sua localização.

Este fenômeno geográfico não é encontrado em qualquer lugar do nosso planeta, apenas no hemisfério sul. Pensando nos seus climas quentes, isso faz sentido, mas há algumas que também têm invernos frios… Esse é mais um enigma da natureza.

Seu clima

Seu clima é tropical e apresenta estações secas e estações chuvosas. Nenhuma delas tem um meio termo; ou o clima é muito seco a ponto ocorrerem incêndios, ou é muito chuvoso até se formarem pântanos.

Suas paisagens

Paisagens da savana

Apesar de não serem áreas de vegetação exuberante, com exceção das savanas montanhosas, a savana africana oferece um espetáculo único no mundo quando o sol se põe. O amanhecer e o entardecer são os mais maravilhosos do mundo.

Certamente, você já sonhou em estar lá mesmo sem saber. Por exemplo, ao ver uma imagem na Internet na qual a sombra de um animal selvagem podia ser vislumbrada perto de uma árvore quase morta, com um manto de luz alaranjada atrás dela. Sim, isso é uma savana africana!

Sua flora

O solo árido e seco não favorece o desenvolvimento da flora, mas é curioso como a sabedoria da terra desempenha um papel importante. As plantas crescem e alongam as raízes até chegarem a um ponto mais profundo, a fim de obter nutrientes.

Se isso não for possível, elas conseguem armazenar água e nutrientes nas estações chuvosas, que serão usados durante as secas. Quem pode negar a sabedoria da natureza?

Se você está planejando uma viagem para a África, recomendamos que você não perca a oportunidade de presenciar estas curiosidades sobre a savana africana ao vivo, pois verá paisagens nunca vistas antes.