6 formas de descanso dos cães

· agosto 26, 2018
Esses bichos de estimação herdaram dos lobos a necessidade de dormir várias horas, não só à noite, como também ao longo do dia. No total, dormem umas 20 horas por dia, nas quais podem adotar diversas posições.

Os animais têm uma anatomia que lhes permite assumir diferentes posturas na hora de descansar ou dormir. Contudo, qual é a postura que os cães preferem na hora de descansar? Além disso, com o passar do tempo e conforme a idade, variam suas preferências.

Quando amamentam, os membros da ninhada se agrupam e assim mantêm o calor corporal. Além disso, os simpáticos filhotes se deitam de barriga para cima ou ficam em posições muito engraçadas.

Ao crescerem, vão ser muito mais práticos a respeito disso; suas posições vão ser coerentes com seu estado de espírito, nível de alerta e circunstâncias do ambiente. Ao longo de sua vida, o cão saudável vai desenvolver versatilidade corporal e vai assumir todas as posturas que a natureza lhe permitir e que são necessárias para sua sobrevivência e bem-estar.

A importância de descansar para os cães

A biologia que os cães herdaram dos lobos determina que descansem com frequência, inclusive, muitas vezes ao dia. Quando é filhote, dorme até 20 horas. Quando adulto, aproximadamente 13 horas, e, na velhice, alcançam de novo uma média de 20 horas de sono.

O adulto dorme por volta de oito horas à noite e faz, além disso, muitas sestas reparadoras durante o dia. No seu nível mais profundo, os cães alcançam um sono R.E.M. igual aos humanos.

cão tomando sol

É importante que os cães tenham à disposição o seu próprio lugar de descanso e que ele seja adequado, quer dizer, confortável e de acordo com o tamanho dele. Devem ser levadas em consideração as mudanças climáticas para evitar que o animal sofra com calor ou frio em excesso.

Os melhores amigos do Homem são animais sociais, não gostam de ficar sozinhos. Dessa forma, eles vão sempre querer nos acompanhar nos seus momentos de descanso e sono.

O adestramento de animais domésticos, e, sobretudo, de cães, coloca a ênfase na obediência quando lhe são dadas ordens para assumirem determinadas posições corporais. As primeiras instruções se dirigem a ensiná-lo a se sentar e se deitar. Depois disso, vão ser capazes de acatar ordens mais complexas.

Neste artigo, vamos listar e explicar seis formas de descanso nos cães. São as posturas ou posições corporais mais comuns, que não são as únicas.

Posições que os cães adotam como forma de descansar

Sentado

Na clássica posição de sentado, as patas dianteiras do cão ficam estendidas e as traseiras dobradas e relaxadas sobre o chão. A parte traseira do seu períneo e o quadril repousam sobre a superfície. Em outra variante dessa posição, as patas traseiras ficam mais flexionadas e apoiadas, preparadas para despertar.

cão num campo florido

Deitado sobre o esterno (decúbito ventral)

O cão se deita sobre o esterno e reflete certo nível de alerta. Os cotovelos e o esterno se apoiam no chão. É possível alternar entre a cabeça erguida, ou a parte inferior do focinho recostada. Dessa maneira, ele faz um curto descanso e pode despertar com maior rapidez.

filhote de Beagle

Em outra variação, as patas de trás se apoiam completamente esticadas sobre o chão, assim como a barriga do cão. Às vezes, ele fica nessa posição para se refrescar e é mais comum em filhotes do que em adultos.

Deitado de lado

Essa é outra das formas de descanso dos cães. É a típica postura de recostar sobre qualquer um dos lados para repouso completo e, inclusive, para ficar dormindo. Nesse caso, ele tende a alcançar o nível R.E.M. do sono.

cão deitado na cama

Deitado sobre o esterno mais de lado

Nessa posição, as patas dianteiras descansam completamente no chão, assim como o esterno e sua parte traseira sobre o fêmur lateral. Dessa forma, encontra-se em situação de descanso, mas alerta.

cão tomando sol

Deitado de costas (decúbito supino)

Deitados de costas com as patas abertas e a barriga exposta, é uma postura que os cães assumem para se refrescar através da barriga. É mais comum em filhotes.

filhotes de golden retriever

Encolhidos

Nessa posição, costumam dormir e alcançar o sono R.E.M. Deitam de costas com a coluna dobrada para dentro, em arco, para aproximar o focinho de sua parte traseira. Dessa maneira, ganha e mantém o calor necessário para descansar.

cão deitado

Essas posições ou posturas, que são formas de os cães descansarem, não são todas as que existem, mas são as mais comuns. Da mesma forma que acontece com os humanos, os cães desenvolvem sua própria personalidade e por isso vão demonstrar atitudes muito próprias.

Todas essas posturas de descanso podem ser ensinadas por meio de ordens, através de um adestramento adequado. Seja em casa ou com ajuda profissional.